CatecumenatoQuerigma

Pecado: obstáculo à experiência do amor de Deus

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Se Deus é plenamente bom, por que existe o mal no mundo? Deus criou o mal, a morte?

Gênesis 3, 1-15 – [1]A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?” [2]A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim. [3]Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.” [4]“Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis! [5]Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.” [6]A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente. [7]Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si. [8]E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim. [9]Mas o Senhor Deus chamou o homem, e disse-lhe: “Onde estás?” [10]E ele respondeu: “Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me.” [11]O Senhor Deus disse: “Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da árvore que eu te havia proibido de comer?” [12]O homem respondeu: “A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi.” [13]O Senhor Deus disse à mulher: Porque fizeste isso?” “A serpente enganou-me,– respondeu ela – e eu comi.” [14]Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. [15]Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”

O livro do Gênesis não tem o intuito de nos mostrar COMO o mundo foi criado, mas PORQUE foi criado. É um relato poético, não científico. Mas cabe dizer que nem a ciência relata com 100% de precisão como o mundo foi criado.

Pecado original: orgulho de querer ser igual a Deus.

A Revelação de Deus por meio da Bíblia e da Tradição da Igreja, nos ensina que por causa do pecado da desobediência ao Criador, nossos primeiros pais perderam a “graça santificante” que lhes dava uma comunhão íntima com Deus, e perderam também o estado de “justiça original” que garantia a harmonia do homem com Deus, com a mulher, consigo mesmo e com a natureza. Se se mantivesse fiel a Deus e ao modo de vida proposto por Deus (simbolizado pela proibição da fruta da árvore da ciência do bem e do mal, cf. Gn 2,16s) ele não perderia esses dons.

Mas, o homem não quis obedecer a Deus e, por autossuficiência recusou o seu modelo de vida. Pecaram por soberba e desobediência, disseram NÃO a Deus, e sim ao Tentador. Por isso, perdeu o controle de si mesmo e ficou sujeito às suas paixões desordenadas (=concupscência). Nas origens da história humana há um Pecado que é responsável pela miséria física e moral que o homem sofre através dos séculos. Como ensina São Paulo:

“Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano…” (Rm 5,12).

Livre arbítrio: liberdade de escolha entre o bem e o mal. Todos fomos criados com o livre arbítrio. Isto para que possamos amar a Deus livremente, não obrigados, como marionetes.

Vimos como o pecado entrou no mundo. Mas como o surgiu o Mal?

Apocalipse 12, 7-9.12-13.17 – “Batalha no céu. 7* Aconteceu então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. 8 O Dragão batalhou juntamente com os seus Anjos, mas foi derrotado, e no céu não houve mais lugar para eles. 9* Esse grande Dragão é a antiga Serpente, é o chamado Diabo ou Satanás. É aquele que seduz todos os habitantes da terra. O Dragão foi expulso para a terra, e os Anjos do Dragão foram expulsos com ele. 12  Por isso, faça festa, ó céu. Alegrem-se os que aí vivem. Mas ai da terra e do mar, porque o Diabo desceu para o meio de vocês. Ele está cheio de grande furor, sabendo que lhe resta pouco tempo.» 13* Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o Dragão começou a perseguir a Mulher, aquela que tinha dado à luz um menino homem. 17 Cheio de raiva por causa da Mulher, o Dragão começou então a atacar o resto dos filhos dela, os que obedecem aos mandamentos de Deus e mantêm o testemunho de Jesus.”

Antes da criação do mundo, Deus deu a conhecer a Lúcifer (=anjo de luz), que o próprio Deus se manifestaria à humanidade através de Jesus, homem como nós. Mas Lúcifer se recusou a adorar um ser humano, apesar de ser o próprio Deus. Por isso, Lúcifer se rebelou contra Deus e vive a nos afastar de Deus, nos tentar, nos levar para a morte eterna, por ódio à raça humana, ao amor que Deus tem por nós.

As consequências do pecado

Em relação aos primeiros pais, o pecado acarretou a perda da justiça original, ou seja, da filiação divina e dos dons que a acompanhavam. O texto sagrado (Gn 3,7) diz que, após o pecado, “abriram-se-lhes os olhos e reconheceram que estavam nus” Essa nudez é, antes do mais, o despojamento interior ou a perda dos dons originais; a concupiscência ou a desordem das paixões se manifestou; por isto sentiram a necessidade de se vestir a fim de encobrir a sua natureza desregrada. Os homens perderam o dom da imortalidade (ou o poder não morrer); sem dúvida, a morte é um fenômeno natural, inerente à criatura, mas a sua realidade hoje é consequência do primeiro pecado, conforme a S. Escritura (cf. Rm 5,12.19). O mesmo se diga em relação ao sofrimento; é um dos precursores da morte.

Em relação aos descendentes dos primeiros pais, o pecado original tornou-se algo de hereditário. Dizemos que todos os homens nascem com a culpa original. Todavia é preciso entender que não se trata de culpa pessoal ou de pecado voluntário nos descendentes de Adão e Eva. Nestes o pecado original consiste na ausência dos dons originais (graça santificante, dons preternaturais), que os primeiros pais deviam ter guardado e transmitido, mas não puderam transmitir porque pecaram. A criança que hoje nasce, devia nascer com a graça santificante, mas isto não acontece; ela nasce destoando do exemplar ou do modelo que o Senhor lhe tinha assinalado; essa dissonância (que implica a concupiscência desordenada e a morte) é que se chama, por analogia, “pecado original” nos pequeninos.

Por que Deus quis que a culpa dos primeiros pais assim repercutisse nos seus descendentes? Seria Deus vingativo? A criança, que não pediu a eventualidade de nascer, muito menos pediu nascer com pecado! Ex. Uma semente de má qualidade dará frutos de má qualidade. Assim como herdamos dos nossos pais biológicos seus traços físicos, a espécie humana herdou dos primeiros pais o pecado original.

Consequências do pecado: separação de Deus, feridas interiores, doenças sociais e físicas, injustiças sociais, morte (Sabedoria 2,24 / Romanos 6,23).

Causas do pecado, o que ocasiona o pecado: o demônio (causa primária), natureza humana (causa secundária).

Assim, conforme a Sagrada Escritura e a doutrina da fé, a origem do mal no mundo está no pecado, no plano moral. E isto fez surgir o mal físico (doenças, mortes, catástrofes, calamidades…). Para explicar todo o sofrimento que há no mundo São Paulo disse que: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6,23). É pelo pecado, tanto o original quanto os pessoais, que o demônio escraviza a humanidade e a afasta de Deus, fazendo-a sofrer. É por isso que Jesus veio, se encarnou, para “tirar o pecado do mundo” (Jo 1,19). Não foi para outra coisa. Ele aceitou derramar todo o Seu Sangue e sofrer tudo o que sofreu para arrancar do mundo a raiz de todo mal: o pecado.

Leia também:  João 20,23 – Jesus deu à Igreja poder para perdoar os pecados.  1 João 1,8-10 – Precisamos reconhecer que somos pecadores, buscar o perdão e a graça de Deus para continuarmos firmes na caminhada de santidade.

*** O MAL É A AUSÊNCIA DE DEUS ***

___________________________________

  • O que é o pecado?
  • Qual é o pecado original?
  • Como o mal entrou no mundo?
  • Quais são as consequências do pecado?

___________________________________

Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS” D. Estevão Bettencourt

www.cleofas.com.br Prof. Felipe Aquino

O Amor de Deus

Previous article

Salvação

Next article

You may also like

More in Catecumenato

Comments

Comments are closed.