CatecumenatoSacramentos

MATRIMÔNIO, Sacramento a Serviço da Missão

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Hoje em dia, por que uma pessoa se casa? Muitos se casam pensando : “se não der certo…”. Qual  o segredo de um casamento para a vida toda?

Precisamos  conhecer a realidade do Sacramento do Matrimônio. Pensar: “O que estava no coração de Deus quando instituiu este Sacramento?”

O Sacramento do Matrimônio foi instituído por Deus para santificar o homem e a mulher, para formar famílias para o Reino e para a Igreja.

Gênesis 1, 26 – 28 Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra”. Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: “Frutificai – disse ele – e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra”.

  • O ponto mais alto da criação é a humanidade, homem e mulher, ambos criados à imagem e semelhança de Deus. Como trato meu semelhante? Com o amor com que Deus o criou? Ou é um pedaço de carne para meu deleite? Só me interessa quando tem algo a oferecer?
  • Homem e mulher (juntos, como família) são chamados a dominar e a transformar o mundo, participando da obra da criação. Que grande responsabilidade Deus nos concedeu e o quanto confia em nós. Olhando para a CRIAÇÃO, Ele quis e quer que participemos!
  • Como participo da OBRA DA CRIAÇÃO? Sendo egoísta? Achando que filhos são um peso e um gasto financeiro? Achando que viver sozinho é melhor, não me comprometendo com ninguém, nem com a Igreja, com a evangelização?

“O casal humano é a nascente da vida” – Papa Paulo VI. Por isso o Matrimônio e a família são tão atacados pelo Mal. O que deseja o inimigo de Deus? A vida? Não, o demônio deseja a morte.

Gênesis 2, 21-24 Então, o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. “Eis agora aqui – disse o homem – o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne. Por isso, o homem deixa seu pai e sua mãe, e se une à sua mulher, e eles dois se tornam uma só carne.

Mateus 19, 3 – 11 Os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: “É permitido a um homem rejeitar sua mu­lher por um motivo qualquer?”. Respondeu-lhes Jesus: “Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne? Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu”. Disseram-lhe eles: “Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?”. Jesus respondeu-lhes: “É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério”. Seus discípulos disseram-lhe: “Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar!”. Respondeu ele: “Nem todos são capazes de compreender o sentido dessa palavra, mas somente aqueles a quem foi dado.

  • Jesus fala sobre a indissolubilidade do Matrimônio. O que é necessário para viver o Santo Matrimônio?
  • Coloco Deus no centro do meu Matrimônio? Como foi meu namoro? Foi um tempo para conhecer a pessoa, conversar, rezar, ter um convívio sadio, ou foi pulando fases e passando para os “finalmentes”?
  • O verdadeiro Matrimônio, sedimentado em Deus, começa com um namoro Santo. Quando começamos um namoro do jeito do mundão, quais são as consequências? O que o mundão nos ensina? “Tenha relações à vontade, a gente dá camisinha, vocês são bichos que não se controlam”. “Engravidou? Pode abortar, filho é um atraso”. “O relacionamento não deu certo? Chuta a pessoa e vai atrás da sua felicidade”.
  • A Igreja é careta? Mas quem quer o seu bem de verdade? A Igreja que te trata com dignidade de FILHO DE DEUS  ou o mundão que te trata como um bicho?

Por que Deus criou o Sacramento do Matrimônio? Deus o instituiu para velar pela felicidade do ser humano. Para garantir a perpetuação da raça humana. Para santificar o sexo na humanidade. O sexo é santo e puro. Como uma pedra preciosa, precisa ser cuidada, guardada a sete chaves. É o Sacramento do Matrimônio que guarda e santifica o sexo.

Por que devo me casar? Para ser feliz? Para fazer o outro feliz? Ou para juntos buscarmos a felicidade plena em Deus? Somente em Deus encontramos a felicidade plena. Nenhum ser humano é capaz de preencher o outro como Deus.

O Sacramento do Matrimônio é único, “personalizado” para cada casal. Contém todas as Graças necessárias para que os cônjuges vivam santamente essa vocação, e cumpram as promessas que fizeram diante do altar do Senhor: Quando nos casamos fazemos três promessas no altar, e nas três promessas nossa resposta precisa ser do fundo da alma, se não respondemos convictos – ou somos de algum modo forçados – o casamento não valeu, este casamento é nulo.

O primeiro ponto do casamento é o consentimento; é dizer: eu quero do fundo da alma, eu aceito livremente viver estas promessas.

A segunda promessa é a de fidelidade. “Você promete ser fiel por toda a vida?” Este é o segundo “sim” que precisa ser dito do fundo da alma. Fidelidade é não procurar outra pessoa de nenhuma forma.

E a terceira promessa é a disposição em receber os filhos que Deus conceder ao casal e educá-los na fé da Igreja Católica.

Para manter de pé essas promessas e continuar firmes diante de tantos acontecimentos da vida conjugal, é preciso buscar a Deus e colocá-Lo no centro da vida do casal e da família, como a parábola da casa construída sobre a rocha (Mateus 7, 24-27)

Família Igreja Doméstica – A família é a primeira experiência da comunidade de Cristo. Por isso é chamada Igreja Doméstica. É onde vivemos o maior MANDAMENTO que Cristo nos deixou: “Vocês devem lavar os pés uns dos outros”, que vem seguido de uma promessa: “Serão felizes se o puserem em prática”.

O matrimônio não foi feito para que um indivíduo se faça feliz. Ele foi concebido para que o homem e a mulher, fazendo-se instrumentos do amor divino, daquele amor com que Cristo amou a Sua Igreja, façam-se felizes, um ao outro. O casamento cristão não foi instituído para o egoísmo, mas para a formação da família, pela qual os pais devem se gastar, dia após dia, como Jesus se gastou pelos Seus. Que os casais não percam de mente estas palavras de  São Josemaría Escrivá:

“Às vezes, fala-se do amor como se fosse um impulso para a satisfação própria, ou um simples recurso para completarmos em moldes egoístas a nossa personalidade. E não é assim: amor verdadeiro é sair de si mesmo, entregar-se. O amor traz consigo a alegria, mas é uma alegria com as raízes em forma de cruz. Enquanto estivermos na terra e não tivermos chegado à plenitude da vida futura, não pode haver amor verdadeiro sem a experiência do sacrifício, da dor. Uma dor que se saboreia, que é amável, que é fonte de íntima alegria, mas que é dor real, porque supõe vencer o egoísmo e tomar o amor como regra de todas e cada uma de nossas ações.”

RESPONDA:

  • Por que Deus criou o Sacramento do Matrimônio?
  • Quais são as 3 promessas feitas pelo casal no Sacramento do Matrimônio?
  • Qual mensagem você tirou ao ler (Mateus 7, 24-27) ?
  • O que significa dizer “Família Igreja Doméstica”?

 

Sacramento da Eucaristia

Previous article

O que é o RICA – Ritual de Iniciação Cristã de Adultos?

Next article

You may also like

More in Catecumenato

Comments

Comments are closed.