CatecumenatoQuerigma

Fé e Conversão

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Hebreus 11,1 – Fé é a certeza daquilo que não se vê.

é dom de Deus, presente de Deus, graça. Para termos fé precisamos do auxílio de Deus.

CIC 153 (Catecismo da Igreja Católica) – No Batismo recebemos o dom da fé, é preciso que peçamos a Deus esta graça  e nos abramos a ela.

Inimigos da fé: maligno, racionalismo, materialismo, pecados (orgulho, soberba, vaidade).

Conversão: sair da direção do mundo, das coisas mundanas, do mal, e seguir na direção de Jesus. Deixar de pensar e agir como o mundo e passar a pensar e agir como Cristo.

CIC 1.098 (Catecismo da Igreja Católica) – “conversão é fruto da nossa resposta a Deus, baseada em nossa fé, mediante a assistência do Espírito Santo.” Ou seja, a medida da nossa fé é a medida da nossa conversão. Quanto maior nossa fé, mais seremos convertidos, e uma vida de conversão alimenta nossa fé.

Exemplos Bíblicos de FÉ E CONVERSÃO:

  • Atos 16, 25 À meia noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus; os outros companheiros de prisão escutavam. 26 De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27 O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28 Mas Paulo gritou: «Não faça isso! Nós estamos todos aqui.» 29 Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30 Conduzindo-os para fora, perguntou: «Senhores, que devo fazer para ser salvo?» 31 Paulo e Silas responderam: «Acredite no Senhor Jesus, e serão salvos você e todos os da sua casa.» 32 Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. 33 Na mesma hora da noite, o carcereiro os levou consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. A seguir, foi batizado junto com todos os seus. 34 Depois, fez Paulo e Silas subir até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter crido em Deus.

Ao receber o anúncio do evangelho, o carcereiro acreditou, teve FÉ, acolheu a Palavra e a SALVAÇÃO em Cristo. O carcereiro que antes era o algoz de Paulo e Silas, passou a cuidar das suas feridas e os acolheu em sua casa. Teve atitudes de profunda mudança de vida = CONVERSÃO.

  •  Lucas 19, 1 – 10 * Jesus tinha entrado em Jericó, e estava atravessando a cidade. Havia aí um homem chamado Zaqueu: era chefe dos cobradores de impostos, e muito rico. 3Zaqueu desejava ver quem era Jesus, mas não o conseguia, por causa da multidão, pois ele era muito baixo. Então correu na frente, e subiu numa figueira para ver, pois Jesus devia passar por aí. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima, e disse: «Desça depressa, Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa.» Ele desceu rapidamente, e recebeu Jesus com alegria. Vendo isso, todos começaram a criticar, dizendo: «Ele foi se hospedar na casa de um pecador!» Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: «A metade dos meus bens, Senhor, eu dou aos pobres; e, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.» Jesus lhe disse: «Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 De fato, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»

Zaqueu quis conhecer o Senhor. O primeiro passo para uma mudança de vida foi o esforço para ver Jesus. Provavelmente ele fez isso impressionado pela fama de Jesus, por curiosidade. Mas Jesus o chama e pede que desça “depressa” pois o Senhor vê nosso esforço e disposição para encontrá-lo e não perde tempo em vir ao nosso encontro; diz “hoje preciso ficar em sua casa”. O Senhor deseja nos encontrar HOJE! Zaqueu o recebeu com alegria. O Jesus teria dito a Zaqueu? O que o teria feito mudar de atitude, converter-se? Para cada um de nós, Jesus tem um chamado à conversão. Basta que o recebamos com alegria em nossa “casa”. Temos recebido Jesus com alegria? Receber Sua Palavra em nossa vida, receber os Sacramentos, ter uma vida de oração é receber Jesus com alegria. Ou sempre temos outras prioridades e nunca temos tempo para o Senhor?

Conversão é graça de Deus; para vencermos o mundo com suas atrações é necessária uma intervenção de Deus em nossa vida. E também é preciso nosso SIM diário.

Diante da realidade da SALVAÇÃO, damos uma resposta ao Senhor. Uma resposta de fé que se traduz e atitudes, mudança de vida, CONVERSÃO.

Só há CONVERSÃO quando há vida de ORAÇÃO.

 

Jesus Senhor, Jesus meu Senhor

Previous article

A Promessa do Pai… A Promessa é Para Você

Next article

You may also like

More in Catecumenato

Comments

Comments are closed.