CatecumenatoOutros temas

Fé e Oração: Respostas do Homem a Deus

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Como relacionar-me com Deus que se revela através do Mistério da Santíssima Trindade? Como falar com Deus que não vejo, não toco?

Através da FÉ e da ORAÇÃO.

A FÉ e a ORAÇÃO são respostas do homem a Deus.

Mas, o que é a fé? Hebreus 11, 1

A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se vêem. (=certeza daquilo que não se vê, confiança total)

 

HISTÓRIA:  O EQUILIBRISTA E A FÉ – Um grande equilibrista, muito famoso em seu país, resolve fazer uma grande apresentação, que representará um grande e inédito feito em toda sua carreira: Atravessar um vale de uma montanha a outra, sobre uma corda bamba, sem nenhuma proteção, somente usando as suas habilidades de equilibrismo. No dia marcado para a realização do grande feito, uma grande multidão se reúne para ver o grande equilibrista em ação. Concentrado, ele inicia sua travessia com muita maestria e, depois de algum tempo, chega até o outro lado. A multidão vai ao delírio e pede mais. Foi quando algumas pessoas da multidão chegaram mais perto do equilibrista e lhe disseram: – Atravesse mais uma vez, você consegue! Você é o melhor! Você é demais! Temos fé em você! O equilibrista pergunta àquelas pessoas: – Vocês creem que eu posso atravessar de novo esse vale, andando apenas nessa corda bamba? Sem hesitar todos responderam:

– Sim, nós cremos! O equilibrista, então, pede ao seu assistente que lhe arranje uma carriola. Ninguém entendeu esse pedido estranho dele, mas o assistente fez como ele mandou. Quando a carriola chegou, o equilibrista chamou um homem daquele grupo que tinha tanta fé nele, e que cria tanto em sua capacidade, e lhe disse: – Já que você crê tanto em minha capacidade, suba nessa carriola que eu atravessarei a corda bamba te levando nela! O homem recuou imediatamente e não quis participar! – Mas você não crê em mim, não crê que sou demais, que sou o melhor? Indagou o equilibrista! – Eu creio que você é o melhor, mas não confio a ponto de subir nessa carriola. Disse o homem. * Assim somos muitas vezes com Deus! Dizemos que cremos Nele, que Ele é o melhor, mas não temos coragem de “subir na carriola” e entregar plenamente nossa vida aos cuidados dele! *CRER MUITAS VEZES É DIFERENTE DE CONFIAR, ter total certeza) *

 

A FÉ VEM DE DEUS? OU DEPENDE SÓ DE MIM?

 

A FÉ É GRAÇA, DOM DE DEUS – Efésios 2, 8-9 “De fato, vocês foram salvos pela graça, por meio da fé; e isso não vem de vocês, mas é dom de Deus. Isso não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho.” Não podemos nos enganar pensando que seremos salvos pelas nossas obras como afirma o Espiritismo, por exemplo. Fomos salvos definitivamente por Cristo. Nenhum de nós tem o poder de salvar-se a si mesmo ou toda a humanidade, somente Deus tem esse poder. Por isso “fomos salvos pela graça” “dom de Deus” “isso não vem de vocês” “isso nao vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho”.

 

A FÉ É UM ATO HUMANO – conta com a nossa humanidade; é um ATO livre e consciente do homem. Como reconhecemos alguém que tem fé? Pelas palavras ou pelas atitudes? Pelas atitudes, pelos atos de uma pessoa se reconhece sua fé. Por isso a verdadeira fé se traduz em atos. São Tiago diz “a fé sem obras é morta” (2,26)

 

A FÉ É RESPOSTA DO HOMEM A DEUS. Como podemos responder a Deus quando ele nos aborda? Responder a Deus significa crer Nele. “Crer significa sustentar durante toda a vida, a incompreensibilidade de Deus” Karl Rahner, teólogo alemão.

 

A FÉ É ADESÃO DO HOMEM A DEUS. Aderir, segundo o dicionário, significa “estar estreitamente ligado, colar, grudar”. Crer significa aderir a Jesus e entregar nossa vida inteira em Suas Mãos.

 

* Posso dizer que tenho fé?  Como me comporto diante dos problemas da vida? Com confiança, “estando estreitamente ligado” a Deus? Ou não? Prefiro me afastar de Deus, duvidando Dele? Se não tenho fé, preciso clamar por este DOM!

 

E o que é a ORAÇÃO?

ORAÇÃO é o DIÁLOGO COM DEUS – Como é que vou conversar, me relacionar , com alguém que não vejo? Conversar com Deus é rezar, orar, e exige fé, porque conversamos com alguém que não vemos, mas sentimos Sua presença porque a fé nos permite.

 

Estamos em oração quando o nosso coração se dirige a Deus. Quando uma pessoa ora, entra numa relação viva com Deus. Há DIÁLOGO quando duas pessoas falam, se relacionam. Quando rezamos falamos com Deus  e precisamos ouví-Lo. Rezar não deve ser como ir ao mercado com uma lista do que queremos comprar e só pedir e pedir coisas a Deus. Precisamos nos entregar, pedir que seja a feita a vontade de Deus, antes da nossa, porque só Ele sabe o que é melhor para nós. Foi Ele que nos criou e nos ama verdadeiramente. Tiago 4, 2-3 “Vocês não recebem, porque não pedem; e vocês pedem, mas não recebem, porque pedem mal, com intenção de gastarem em seus prazeres.”

 

Somente o Espírito Santo é capaz de bem direcionar a nossa oração, nos inspirar o que pedir, como rezar verdadeiramente, conforme a vontade de Deus. Romanos 8, 26-27Do mesmo modo, também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois nem sabemos o que convém pedir; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que sonda os corações sabe quais são os desejos do Espírito, pois o Espírito intercede pelos cristãos de acordo com a vontade de Deus.”

 

FRASES DOS SANTOS SOBRE A ORAÇÃO:

 

“Para mim, a oração é uma elevação do coração, um singelo olhar para o Céu, um clamor de gratidão, o amor no meio da provação e da alegria” Santa Teresa de Lisieux

 

“Faz o que podes e reza pelo que não podes, para que Deus permita que possas.” Santo Agostinho

 

“Em minha opinião, a oração mental não é mais do que um tratar de amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama”. Santa Teresa de Ávila.  

 

“Em meio às panelas, também anda o Senhor”. Santa Teresa de Ávila.

 

Cada acontecimento, cada encontro pode tornar-se um impulso para a oração, pois quanto mais profundamente vivemos em união com Deus, tanto mais profundamente entendemos o mundo à nossa volta.

 

É a oração que mantém a fé que Deus nos deu. Portanto, não existe verdadeira vida cristã, sem a fé em Deus Trindade e sem a oração elevada a Ele. Oração e fé jamais se separam. A oração é fruto da nossa fé. E a nossa fé alimenta nossa oração. A medida da nossa fé é a medida da nossa oração.

 

Fé e oração não se improvisam. Precisam ser vividas, exercitadas, para nos momentos mais difíceis não nos separarmos do Senhor, não nos perdermos pelo caminho.

 PRECISAMOS VIVER EM ORAÇÃO. A maior e mais perfeita oração é a Santa Missa, e a segunda, o Santo Rosário.

____________________________________

R E S P O N D A

  • O que é a fé?
  • A fé é somente um ato humano ou depende de Deus? Explique.
  • Qual a relação entre fé e oração?
  • Escreva a frase de um Santo sobre a fé.

_____________________________________

Festa do Batismo de Jesus no Vaticano e Batismo de Algumas Crianças – Veja o que o Papa Disse aos Pais e Mães

Previous article

O Amor de Deus

Next article

You may also like

More in Catecumenato

Comments

Comments are closed.