Santos

Vida, Frases e Testemunho de Santo Afonso Maria de Ligório – 01 de Agosto

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

Santo Afonso Maria de Ligório nasceu no dia 27 de setembro de 1696 na cidade de Nápoles na Itália. Era de família nobre, rica e muito cristã.

Devido à inteligência privilegiada que Santo Afonso desde pequeno manifestou, os seus pais deram todas as condições para que ele tivesse um futuro brilhante, e de fato teve.

A sua mãe preocupava-se muito com a sua educação cristã religiosa e o seu pai se preocupava com a sua formação acadêmica, pois sonhava com o futuro brilhante que o filho certamente teria.

Com 16 anos de idade somente, ele doutorou-se em Direito Civil e era excelente advogado. Não perdia nenhuma das causas. Mas teve uma causa que ele perdeu devido algumas influências políticas desonestas.

Essa situação de frustração levou-o a repensar a sua vida e questionar qual era de fato a vontade de Deus para ele. Neste momento, Deus tocou-lhe o coração e chamou-o para a vida religiosa sacerdotal.

O seu pai se opôs durante muito tempo, mas depois viu que o que se realizava no filho era obra de Deus, era obra do Espírito Santo.

Então, com 26 anos de idade, Santo Afonso foi ordenado sacerdote. Como sacerdote, Santo Afonso Maria de Ligório dedicava sua inteligência e também sua oratória a servir o Grande Redentor.

Ele costumava ter como lema de vida: “eu vim para evangelizar os pobres“. Por isso, em 1732 ele fundou a congregação do Santíssimo Redentor, com a finalidade evangelizar os pobres nas regiões de população abandonada, sob a forma de missões e retiros. Essa experiência teve um sucesso imediato em Nápoles, a ponto de atingir cerca de 30 mil inscritos para serem educados. Ele mesmo viajou por quase todo o sul da Itália pregando a Palavra de Deus e a devoção a Maria.

Em 1762 ele aceitou ser bispo, porém não ficou muito tempo nessa função, devido a sua frágil saúde e voltou novamente para o mosteiro.

Santo Afonso Maria de Ligório exerceu principalmente seu apostolado no confessionário, onde levava as pessoas a amarem Jesus e se reconciliarem com Ele.

Santo Afonso é conhecido por muitas obras que ele escreveu: Glórias de Maria,  Visita ao Santíssimo Sacramento, Tratado Sobre Oração,  Tratado Sobre a Vontade de Deus. Deixou um acervo de cento e vinte livros e tratados.

Santo Afonso morreu com 91 anos, em 1° de agosto de 1787. Foi canonizado em 1839 e proclamado Doutor da Igreja, por Pio IX, em 1871. Em 1950, Pio XII o proclamou “Padroeiro celestial de todos os confessores e moralistas”.

Nos seus escritos,  nas suas pregações, costumava dizer:

“Se estivermos unidos à Vontade Divina em todas as tribulações, é certo, vamos nos tornar Santos e seremos os mais felizes do mundo.”

“A santidade consiste primeiro numa verdadeira renúncia de si mesmo, segundo, numa total mortificação das próprias paixões, e terceiro, numa perfeita conformidade com a vontade de Deus.”

“Os Santos consideram como presentes as doenças e as dores que Deus nos manda.”

“A principal recompensa que Deus faz aos santos é dar-se Todo a eles.”

CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo do Evangelho diário. Alimente-se da Palavra de Deus e tenha uma experiência profunda do amor de Deus. Breves meditações feitas por padres para iluminar sua vida.

Sobre Maria, Santo Afonso Maria de Ligório costumava dizer assim:

“Ó Mãe de Deus, a vós recorro pedindo-vos que não me afasteis, já que toda a Igreja dos fiéis vos chama e publica Mãe de misericórdia .”

“A Virgem Maria foi elevada até ser mãe do Rei dos Reis, com justa razão a distingue, a Igreja, com o título de Rainha.”

“Desde que não lhe ponhamos obstáculos, alcança-nos essa Divina Mãe, a Virgem Maria, o Paraíso, pela eficácia de sua súplicas e de seu patrocínio.”

Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós!

 

✨ Formação e Evangelização

✝️ Para uma experiência profunda do

❤️Amor de Deus

🕯️Acesse, divulgue, evangelize

Vida, Frases e Testemunho de Santo Inácio de Loyola – 31 de Julho

Previous article

São Pedro Julião Eymard, Apóstolo da Eucaristia – 02 de Agosto

Next article

You may also like

More in Santos

Comments

Comments are closed.