Outros temas

Quem é Jesus?

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

Para você, quem é Jesus? Qual Sua Missão? Qual Seu principal ensinamento?

Vejamos alguns trechos bíblicos que nos indicam QUEM É JESUS.

São Mateus, 1

1.Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2.Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3.Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara. Farés gerou Esron. Esron gerou Arão. 4.Arão gerou Aminadab. Aminadab gerou Naasson. Naasson gerou Salmon. 5.Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. 6.O rei Davi gerou Salomão, da­quela que fora mulher de Urias. 7.Salomão gerou Roboão. Roboão gerou Abias. Abias gerou Asa. 8.Asa gerou Josafá. Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias. 9.Ozias gerou Joatão. Joatão gerou Acaz. Acaz gerou Ezequias. 10.Ezequias gerou Manassés. Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias. 11.Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no cativeiro da Babilônia. 12.E, depois do cativeiro da Babilônia, Jeconias gerou Salatiel. Salatiel gerou Zoro­babel. 13.Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliacim. Eliacim gerou Azor. 14.Azor gerou Sadoc. Sadoc gerou Aquim. Aquim gerou Eliud. 15.Eliud gerou Eleazar. Eleazar gerou Matã. Matã gerou Jacó. 16.Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.* 17.Portanto, as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze. Desde Davi até o cativeiro da Babilônia, catorze gerações. E, depois do cati­veiro até Cristo, catorze gerações.

18.Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. 19.José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20.Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”.* 22.Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: 23.Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7,14), que significa: Deus conosco. 24.Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.

  • Conforme o Anjo anunciou: Jesus é o nosso Salvador, é o Emanuel = DEUS CONOSCO. 
  • Você pode afirmar que Jesus é esse DEUS CONOSCO?
  • Como, quando você percebe que Jesus está com você ou que você está na presença Dele?

São Lucas 2

22.Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, 23.conforme o que está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor” (Ex 13,2); 24.e para oferecerem o sacrifício prescrito pela Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos. 25.Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Esse homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele.* 26.Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. 27.Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da Lei, 28.tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos: 29.“Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. 30.Porque os meus olhos viram a vossa salvação 31.que preparastes diante de todos os povos, 32.como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel”. 33.Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam. 34.Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, 35.a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpas­sa­rá a tua alma”.*

  • Conforme a profecia de Simeão: Jesus é a SALVAÇÃO, LUZ PARA ILUMINAR AS NAÇÕES.
  • O mundo tem caminhado na luz ou nas trevas? O quanto precisamos da Luz de Cristo, Nosso Salvador?
  • Precisamos, como Simeão, reconhecer a Salvação que é Cristo, e caminhar na Sua Luz; não nas trevas do pecado.

São Lucas 2

39.Após terem observado tudo segundo a Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, à sua cidade de Nazaré. 40.O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele. 41.Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42.Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43.Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44.Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45.Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46.Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47.Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48.Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”. 49.Respondeu-lhes ele: “Por que me procurá­veis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”.* 50.Eles, porém, não compreen­deram o que ele lhes dissera. 51.Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração. 52.E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.

  • Jesus O GRANDE EXEMPLO, era submisso a seus pais, José e Maria. Crescia em estatura, sabedoria e graça, se ocupando das coisas do PAI.
  • Você tem crescido em sabedoria e graça, além de crescer somente em estatura?
  • Tem se ocupado das coisas do Pai? Ou para Deus, dá o que te sobra ? Ou nem isso?
  • Como seria sua experiência se se distanciasse de Jesus? Viveria a aflição de José e Maria?

São João 1

26.João respondeu: “Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27.Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado”. 28.Esse diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. 29.No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.* 30.É este de quem eu disse: Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim.

  • João Batista declara: JESUS É O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. É o único e definitivo Sacrifício para nossa Salvação.

São Lucas 3

21.Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu 22.e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição”. (= Mt 1,1-17)

  • Jesus é o FILHO BEM AMADO DO PAI.
  • Após o Batismo, Jesus se retira ao deserto. Após 40 dias, retorna para iniciar Sua Missão pública.

São Lucas 4

14.Jesus, então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galileia. E a sua fama divulgou-se por toda a região. 15.Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos. 16.Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. 17.Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, esco­lheu a passagem onde está escrito (61,1s):* 18.O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, 19.para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. 20.E, enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21.Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir”.

  • Jesus, conforme a profecia de Isaías, declara Sua Missão: anunciar a Boa Nova, curar, libertar, proclamar a Graça de Deus. É o UNGIDO, ESCOLHIDO do Pai.
  • Jesus realiza todas essas coisas: anuncia através das parábolas, cura e liberta através dos milagres, anuncia a Graça de Deus através de cada encontro (Zaqueu, a mulher adúltera, a Samaritana, Lázaro, o cego de nascença, etc)

São Lucas 4

33.Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio imundo, e exclamou em alta voz: 34.“Deixa-nos! Que temos nós contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei quem és: o Santo de Deus!”. 35.Mas Jesus replicou severamente: “Cala-te e sai deste homem”. O demônio lançou-o por terra no meio de todos e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. 36.Todos ficaram cheios de pavor e falavam uns com os outros: “Que significa isso? Manda com poder e autoridade aos espíritos imundos, e eles saem?”.*

  • Até o demônio declara quem é Jesus: O SANTO DE DEUS.

São João

48.Eu sou o pão da vida. 49.Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. 50.Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. 51.Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo”. 52.A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: “Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?”. 53.Então, Jesus lhes disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. 54.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55.Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. 56.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

60.Muitos dos seus discípulos, ouvindo-o, disseram: “Isto é muito duro! Quem o pode admitir?”. 61.Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: “Isso vos escandaliza?

67.Então, Jesus perguntou aos Doze: “Quereis vós também retirar-vos?”. 68.Respondeu-lhe Simão Pedro: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. “E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!”.*

  • Jesus declara quem Ele é: o Pão da Vida Eterna. E desafia aqueles que se escandalizaram com esta verdade.
  • Pedro proclama sua fé, reconhece quem é Jesus: Tu é o Santo Santo de Deus.

São João, 1

1.No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.* 2.Ele estava no princípio junto de Deus. 3.Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.* 4.Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. 5.A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.* 6.Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. 7.Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. 8.Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 9.[O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem.* 10.Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. 11.Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 12.Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, 13.os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus.* 14.E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. 15.João dá testemunho dele, e exclama: “Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim”. 16.Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça.* 17.Pois a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18.Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.

  • Este trecho do Evangelho de São João nos fala claramente quem é Jesus e Sua Missão: é a Luz do mundo, que nos traz a Graça e a Verdade, nos revela o rosto do Pai, da sua plenitude nos comunica graça sobre graça.
  • Ele quis e quer estar conosco. Quanto tenho buscado viver a intimidade com Jesus?

A História da Salvação

Previous article

Como viver as Graças do Tempo Pascal

Next article

You may also like

More in Outros temas

Comments

Comments are closed.