CatecumenatoOutros temasSantos

MARIA, Mãe de Deus e Nossa Mãe

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

A Anunciação (Lc 1,26-38)26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. 27 Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você29 Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. 30 O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim34 Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem35 O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. 36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, faz seis meses que está grávida. 37 Para Deus nada é impossível38 Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou.

– Origem da primeira parte da oração da Ave-Maria

– “Ave!” era a maior saudação que uma pessoa poderia receber naquela, destinada somente aos Imperadores.

– Anjo = mensageiro de Deus, ele só diz aquilo que Deus ordena, se o Arcanjo Gabriel saudou Maria, as palavras que ele proferiu, com certeza saíram diretamente do coração de Deus

– Maria é cheia de GRAÇA = significa cheia de muitas coisas boas, de dons, cheia de Deus; e se ela é cheia de Graça, não há espaço para o mal nela

– Virgindade de Maria , dogma, Mistério de fé, Maria não teve outros filhos, “para Deus nada é impossível” disse o anjo

– “Eis a escrava”, Maria não se encheu de orgulho, de vaidade, de se achar mais que os outros

Grupo do Evangelho diário. Alimente-se da Palavra de Deus e tenha uma experiência profunda do amor de Deus. Breves meditações feitas por padres para iluminar sua vida. CLIQUE AQUI.

Participe do nosso grupo do whatsapp para receber conteúdo em primeira mão. CLIQUE AQUI.

A visita a sua prima Isabel (Lc 1,39-56) 39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. 40 Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito exclamou: «Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu

– Maria, ao saber que estava grávida fez o que? Desesperou-se? Foi cuidar de si mesma? Ou então se encheu de si e saiu dizendo para todos que seria a Mãe do Salvador? Não! Caminhou cerca de 150km para0 encontrar-se com sua prima Izabel e ajudá-la, pois já era idosa e estava grávida.

– Na presença de Maria, Izabel ficou cheia do Espírito Santo; Maria cheia de Graça transmitiu o Espírito Santo; ela é esposa do Espírito Santo, Mãe de Deus (não somente mãe de Jesus) e filha de Deus Pai. Quando rezamos a Ave-Maria, recebemos uma efusão do Espírito Santo.

– Izabel reconhece que Maria é Mãe do Senhor por obra do Espírito Santo, ninguém sabia disso

Bodas de Caná (Jo 2,1-11) 1 No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. 2 Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos. 3 Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: «Eles não têm mais vinho4 Jesus respondeu: «Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou5 A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: «Façam o que ele mandar6 Havia seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. 7 Jesus disse aos que serviam: «Encham de água esses potes.» Eles encheram os potes até a boca. 8 Depois Jesus disse: «Agora tirem e levem ao mestresala Então levaram ao mestresala. 9 Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam estavam sabendo, pois foram eles que tiraram a água. Então o mestresala chamou o noivo 10 e disse: «Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. Você, porém, guardou o vinho bom até agora11 Foi assim, em Caná da Galiléia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele

– Maria certamente estava ali na festa observando, ajudando e percebe a falta de vinho; o que seria um fiasco para os donos da festa

– Vinho = ALEGRIA/AMOR – Falta de vinho = falta do Amor Verdadeiro

– Jesus diz que “ainda não chegou sua hora” mas Maria ignora e pede que façam o que ele MANDAR.

– Acontece o primeiro Milagre de Jesus. Só ocorreu por pedido (=intercessão) de Maria

– Qual é o filho que nega o pedido de uma mãe? Também acontece com Maria e Jesus. Por isso devemos recorrer a intercessão de Maria.

– Ela não é Deus, mas é a mais próxima Dele

– Se Jesus é nosso Senhor, Maria é nossa Senhora, nossa Rainha, porque é mãe do Rei.

Maria aos pés da cruz (Jo 19, 25) 25 A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz. 26 Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse à mãe: «Mulher, eis aí o seu filho27 Depois disse ao discípulo: «Eis aí a sua mãe.» E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.

– Maria não teve outros filhos. Se tivesse, Jesus não precisaria recomendá-la a São João, pois Maria teria outros filhos para cuidarem dela. Esse era um costume da época, para que a mulher que perdesse o marido/filho não ficasse abandonada, na miséria

– Com este ato, Jesus recomenda a toda humanidade, a todos nós, que acolhamos Maria como nossa Mãe, em nossa casa. E também que Maria nos acolha com filhos.

 

Confronto entre o Reino de Deus e o reino do Mal (Apocalipse 12, 13.15-17) 13 Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o Dragão começou a perseguir a Mulher, aquela que tinha dado à luz um menino homem. 15 A Serpente não desistiu: vomitou um rio de água atrás da Mulher, para que ela se afogasse. 16 Mas a terra socorreu a Mulher: abriu a boca e engoliu o rio que o Dragão tinha vomitado. 17 Cheio de raiva por causa da Mulher, o Dragão começou então a atacar o resto dos filhos dela, os que obedecem aos mandamentos de Deus e mantêm o testemunho de Jesus.

– O demônio tem ódio de Maria por sua humildade, por sua participação no Plano de Salvação

– O demônio levou Eva a cair no pecado do orgulho, da desobediência, mas Maria foi o contrário, por sua humildade/obediência, a Salvação entrou no mundo. Maria é a nova Eva.

– Hoje, quem são os que perseguem a “Mulher” (=Maria)? 

– E quem são “o resto dos filhos dela, que OBEDECEM os mandamentos de Deus e mantem o TESTEMUNHO de Jesus”? Somos nós. O demônio nos odeia porque ela é nosso exemplo. Como ela, lutamos para sermos filhos obedientes. Por ela chegamos a Jesus.

 

As “Nossas Senhoras” são a mesma Virgem Maria? Sim. Há somente uma Maria, Mãe de Deus, mas que pela Misericórdia Divina nos visita para manifestar a vontade do Pai. Os títulos de Nossa Senhora são baseados em:

– aparições e manifestações de Nossa Senhora; 

– títulos dogmáticos da Virgem Maria.

 

Católicos adoram imagens? Adoram Maria? NÃO!

– Deuteronômio 5, 7 Não tenha outros deuses diante de mim. 8 Não faça ídolos para você, nenhuma representação do que existe no céu, na terra ou nas águas que estão debaixo da terra.

– Neste trecho de Deuteronômio, Deus proíbe que se façam ídolos que tomem o lugar de Deus. Mas nos trechos abaixo em Êxodo e Números, vemos que o próprio Deus recomenda a confecção de imagens. Deus.

– Êxodo 25, 18 Nas duas extremidades da placa, faça dois querubins de ouro batido: 19 cada um sairá de um extremo da placa e 20 a cobrirão com as asas estendidas para cima. Estarão diante um do outro, olhando para o centro da placa.

– Números 21, 8 E Javé lhe respondeu: «Faça uma serpente venenosa e coloque-a sobre um poste: quem for mordido e olhar para ela, ficará curado». 9 Então Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou no alto de um poste. Quando alguém era mordido por uma serpente, olhava para a serpente de bronze e ficava curado.

– A Deus, adoramos. A Maria, veneramos. Há diferença. Maria não ocupa o lugar de Deus. Nos leva a Ele. Não devemos ter nenhum tipo de ídolo, nem em imagem, nem mesmo outras coisas que ocupem o lugar de Deus em nossas vidas (dinheiro, desejos desenfreados, sucesso, bens materiais, apego a pessoas)

– Devemos ter imagem de Maria em casa, e dos Santos também, pois nos lembram qual caminho devemos seguir. Imagens Sagradas abençoadas são sinal da presença de Deus, e expulsam todo mal de onde estão expostas para veneração. 

 

A Igreja Católica Apostólica Romana

Previous article

Sacramento do Batismo

Next article

You may also like

More in Catecumenato

Comments

Comments are closed.