A Anunciação (Lc 1,26-38)26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. 27 Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» 29 Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. 30 O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.» 34 Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» 35 O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. 36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. 37 Para Deus nada é impossível.» 38 Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou.
– Origem da primeira parte da oração da Ave-Maria
– “Ave!” era a maior saudação que uma pessoa poderia receber naquela, destinada somente aos Imperadores.
– Anjo = mensageiro de Deus, ele só diz aquilo que Deus ordena, se o Arcanjo Gabriel saudou Maria, as palavras que ele proferiu, com certeza saíram diretamente do coração de Deus
– Maria é cheia de GRAÇA = significa cheia de muitas coisas boas, de dons, cheia de Deus; e se ela é cheia de Graça, não há espaço para o mal nela
– Virgindade de Maria , dogma, Mistério de fé, Maria não teve outros filhos, “para Deus nada é impossível” disse o anjo
– “Eis a escrava”, Maria não se encheu de orgulho, de vaidade, de se achar mais que os outros
Participe do nosso grupo do whatsapp para receber conteúdo em primeira mão. CLIQUE AQUI.
A visita a sua prima Isabel (Lc 1,39-56) 39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. 40 Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito exclamou: «Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.»
– Maria, ao saber que estava grávida fez o que? Desesperou-se? Foi cuidar de si mesma? Ou então se encheu de si e saiu dizendo para todos que seria a Mãe do Salvador? Não! Caminhou cerca de 150km para0 encontrar-se com sua prima Izabel e ajudá-la, pois já era idosa e estava grávida.
– Na presença de Maria, Izabel ficou cheia do Espírito Santo; Maria cheia de Graça transmitiu o Espírito Santo; ela é esposa do Espírito Santo, Mãe de Deus (não somente mãe de Jesus) e filha de Deus Pai. Quando rezamos a Ave-Maria, recebemos uma efusão do Espírito Santo.
– Izabel reconhece que Maria é Mãe do Senhor por obra do Espírito Santo, ninguém sabia disso
Bodas de Caná (Jo 2,1-11) 1 No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. 2 Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos. 3 Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: «Eles não têm mais vinho!» 4 Jesus respondeu: «Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou.» 5 A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: «Façam o que ele mandar.» 6 Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. 7 Jesus disse aos que serviam: «Encham de água esses potes.» Eles encheram os potes até a boca. 8 Depois Jesus disse: «Agora tirem e levem ao mestre–sala.» Então levaram ao mestre–sala. 9 Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam estavam sabendo, pois foram eles que tiraram a água. Então o mestre–sala chamou o noivo 10 e disse: «Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. Você, porém, guardou o vinho bom até agora.» 11 Foi assim, em Caná da Galiléia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele.
– Maria certamente estava ali na festa observando, ajudando e percebe a falta de vinho; o que seria um fiasco para os donos da festa
– Vinho = ALEGRIA/AMOR – Falta de vinho = falta do Amor Verdadeiro
– Jesus diz que “ainda não chegou sua hora” mas Maria ignora e pede que façam o que ele MANDAR.
– Acontece o primeiro Milagre de Jesus. Só ocorreu por pedido (=intercessão) de Maria
– Qual é o filho que nega o pedido de uma mãe? Também acontece com Maria e Jesus. Por isso devemos recorrer a intercessão de Maria.
– Ela não é Deus, mas é a mais próxima Dele
– Se Jesus é nosso Senhor, Maria é nossa Senhora, nossa Rainha, porque é mãe do Rei.
Maria aos pés da cruz (Jo 19, 25) 25 A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz. 26 Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse à mãe: «Mulher, eis aí o seu filho.» 27 Depois disse ao discípulo: «Eis aí a sua mãe.» E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.
– Maria não teve outros filhos. Se tivesse, Jesus não precisaria recomendá-la a São João, pois Maria teria outros filhos para cuidarem dela. Esse era um costume da época, para que a mulher que perdesse o marido/filho não ficasse abandonada, na miséria
– Com este ato, Jesus recomenda a toda humanidade, a todos nós, que acolhamos Maria como nossa Mãe, em nossa casa. E também que Maria nos acolha com filhos.
Confronto entre o Reino de Deus e o reino do Mal (Apocalipse 12, 13.15-17) 13 Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o Dragão começou a perseguir a Mulher, aquela que tinha dado à luz um menino homem. 15 A Serpente não desistiu: vomitou um rio de água atrás da Mulher, para que ela se afogasse. 16 Mas a terra socorreu a Mulher: abriu a boca e engoliu o rio que o Dragão tinha vomitado. 17 Cheio de raiva por causa da Mulher, o Dragão começou então a atacar o resto dos filhos dela, os que obedecem aos mandamentos de Deus e mantêm o testemunho de Jesus.
– O demônio tem ódio de Maria por sua humildade, por sua participação no Plano de Salvação
– O demônio levou Eva a cair no pecado do orgulho, da desobediência, mas Maria foi o contrário, por sua humildade/obediência, a Salvação entrou no mundo. Maria é a nova Eva.
– Hoje, quem são os que perseguem a “Mulher” (=Maria)?
– E quem são “o resto dos filhos dela, que OBEDECEM os mandamentos de Deus e mantem o TESTEMUNHO de Jesus”? Somos nós. O demônio nos odeia porque ela é nosso exemplo. Como ela, lutamos para sermos filhos obedientes. Por ela chegamos a Jesus.
As “Nossas Senhoras” são a mesma Virgem Maria? Sim. Há somente uma Maria, Mãe de Deus, mas que pela Misericórdia Divina nos visita para manifestar a vontade do Pai. Os títulos de Nossa Senhora são baseados em:
– aparições e manifestações de Nossa Senhora;
– títulos dogmáticos da Virgem Maria.
Católicos adoram imagens? Adoram Maria? NÃO!
– Deuteronômio 5, 7 Não tenha outros deuses diante de mim. 8 Não faça ídolos para você, nenhuma representação do que existe no céu, na terra ou nas águas que estão debaixo da terra.
– Neste trecho de Deuteronômio, Deus proíbe que se façam ídolos que tomem o lugar de Deus. Mas nos trechos abaixo em Êxodo e Números, vemos que o próprio Deus recomenda a confecção de imagens. Deus.
– Êxodo 25, 18 Nas duas extremidades da placa, faça dois querubins de ouro batido: 19 cada um sairá de um extremo da placa e 20 a cobrirão com as asas estendidas para cima. Estarão diante um do outro, olhando para o centro da placa.
– Números 21, 8 E Javé lhe respondeu: «Faça uma serpente venenosa e coloque-a sobre um poste: quem for mordido e olhar para ela, ficará curado». 9 Então Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou no alto de um poste. Quando alguém era mordido por uma serpente, olhava para a serpente de bronze e ficava curado.
– A Deus, adoramos. A Maria, veneramos. Há diferença. Maria não ocupa o lugar de Deus. Nos leva a Ele. Não devemos ter nenhum tipo de ídolo, nem em imagem, nem mesmo outras coisas que ocupem o lugar de Deus em nossas vidas (dinheiro, desejos desenfreados, sucesso, bens materiais, apego a pessoas)
– Devemos ter imagem de Maria em casa, e dos Santos também, pois nos lembram qual caminho devemos seguir. Imagens Sagradas abençoadas são sinal da presença de Deus, e expulsam todo mal de onde estão expostas para veneração.
Comentários