CatequeseDevoções

Kit Para Ser Santo: Como Era a Catequese Dada por Carlo Acutis

0
foto de carlo acutis sorridente
Compartilhe nossos posts em suas redes

São Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, mas cresceu em Milão, Itália. Desde cedo, demonstrou um amor profundo por Deus, especialmente pela Eucaristia.

Com apenas 11 anos, começou a estudar programação e criou um site para catalogar todos os milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja (www.miracolieucaristici.org), com o desejo de aproximar as pessoas de Jesus.

Carlo participava da missa diária, rezava o rosário e dedicava seu tempo aos pobres e necessitados. Em 2006, aos 15 anos, foi diagnosticado com leucemia fulminante.

Aceitou a doença com serenidade, oferecendo seu sofrimento “por Cristo e pela Igreja”. Faleceu em 12 de outubro de 2006. Foi beatificado pelo Papa Francisco em 10 de outubro de 2020, em Assis. E canonizado em 7 de Setembro de 2025 pelo papa Leão XIV.

Leia mais:
Frases de São Carlo Acutis
O Milagre Brasileiro da Canonização de São Carlo Acutis
Quantos Milagres Eucarísticos Existem?

Uma vida comum com um amor extraordinário

Carlo era um adolescente como tantos outros: gostava de futebol, videogames, tocar saxofone e até de fazer filmes com seus animais de estimação. No entanto, havia algo especial nele: uma profunda amizade com Jesus e um amor imenso pela Eucaristia, que ele chamava de sua “autoestrada para o Céu”.

Em 16 de junho de 1998, aos sete anos, fez sua Primeira Comunhão e, a partir de então, não deixou mais de participar diariamente da Santa Missa, da Adoração Eucarística e da oração do Santo Rosário. Anos depois, em 24 de maio de 2003, recebeu o Sacramento da Crisma em sua paróquia Santa Maria Segreta.

Carlo costumava dizer:

“Quando você está diante do sol, você se bronzeia; mas quando está diante de Jesus na Eucaristia, você se torna santo.”


O “kit para ser santo”

Convicto de que a santidade era possível para todos, Carlo elaborou um “kit para ser santo”, simples e direto, especialmente para as crianças que acompanhava na catequese:

  1. Deseje ser santo e, se ainda não deseja, peça isso a Deus.

  2. Participe da Santa Missa e comungue todos os dias, se possível.

  3. Reze o Santo Rosário diariamente.

  4. Leia ao menos um trecho da Bíblia todos os dias.

  5. Faça Adoração Eucarística sempre que puder.

  6. Se possível, confesse-se semanalmente, inclusive os pecados veniais.

  7. Ofereça sacrifícios e atos de amor a Deus e à Virgem Maria.

  8. Cultive amizade com o seu Anjo da Guarda.

Além da catequese, Carlo se dedicava ao voluntariado em obras de caridade, como o refeitório dos Capuchinhos e a ajuda a famílias pobres do seu bairro.


Uma fé que se fez testemunho

Sua frase mais conhecida, “Todos nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias”, revela seu desejo de viver de forma autêntica e centrada em Cristo. Ele acreditava que os Sacramentos eram os instrumentos mais poderosos para alcançar a santidade e vivia essa realidade no dia a dia, fosse na escola, com amigos ou em momentos de lazer.

Pouco antes de sua morte, dedicou-se ainda mais ao apostolado digital, criando o site sobre os milagres eucarísticos, hoje visitado por milhares de pessoas em todo o mundo.


Sua última oferta a Deus

No início de outubro de 2006, Carlo adoeceu. O que parecia ser apenas uma gripe revelou-se uma leucemia fulminante (tipo M3). Já consciente de sua proximidade com a morte, pediu a Unção dos Enfermos e a Comunhão, oferecendo seu sofrimento “pelo Papa e pela Igreja”.

Em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, Carlo faleceu às 6h45 da manhã. Tinha apenas 15 anos. Seu funeral, celebrado em 14 de outubro, na Paróquia de Santa Maria Segreta, reuniu uma multidão.

Atendendo ao seu desejo, seus restos mortais foram posteriormente trasladados para Assis, cidade de São Francisco, onde repousam até hoje.


O corpo incorrupto de Carlo Acutis

Um momento de grande comoção aconteceu em outubro de 2019, quando o corpo de Carlo foi exumado, como parte do processo de beatificação. Para a surpresa de muitos, ele foi encontrado em estado de incorruptibilidade, ou seja, sem sinais de decomposição natural, algo considerado pela Igreja como um sinal especial da santidade.

Após esse momento, o corpo foi revestido com roupas simples — calça jeans e tênis —, símbolos da juventude de Carlo, e colocado em um relicário no Santuário do Despojamento, em Assis, onde pode ser venerado pelos fiéis. Desde então, milhares de peregrinos visitam o local para rezar diante do jovem beato e pedir sua intercessão.


Um exemplo para a juventude

Carlo Acutis continua sendo um farol para os jovens do nosso tempo: mostrou que é possível viver a santidade no cotidiano, unindo fé, tecnologia, amizade e caridade. Seu amor pela Eucaristia e sua dedicação em tornar os milagres conhecidos são um convite a redescobrir o valor dos sacramentos e a buscar, acima de tudo, a vida eterna junto de Deus.

Aprenda a Fazer a LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS

Previous article

Você também pode gostar de

More in Catequese

Comentários

Comentários estão desativados