Santos

Festa Litúrgica do Matrimônio da Virgem Maria e São José – 23 de Janeiro

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Na celebração da Festa dos Santos Esposos, a Igreja tem a oportunidade de honrar a união de São José e da Virgem Maria.

Embora tenhamos poucos detalhes sobre a vida conjugal de São José e da Virgem Maria, os episódios mencionados nos Evangelhos, destacam-se como referências significativas.

A Igreja reconhece essa união como um exemplar primordial de casamento, designando José e Maria como patronos celestiais para todos os casais.

A Festa dos Santos Esposos tem suas raízes em uma celebração específica que existia no calendário da Igreja por muitos séculos, conhecida como os “Esponsais da Bem-Aventurada Virgem Maria e São José”.

O livro The Life and Glories of St. Joseph (“Vida e Glórias de São José”), apresenta uma breve história dessa festa.

“O próximo acréscimo importante para a honra pública de nosso santo é o ofício  para as festas dos esponsais da Santíssima Virgem e de São José, concedido primeiro a várias ordens religiosas, dioceses e províncias e, finalmente, estendido a toda a Igreja. Gerson, que tinha muita urgência para o estabelecimento desta festa, compôs um ofício para ela, que parece ter sido apenas parcialmente utilizado. Paulo III concedeu permissão aos franciscanos e também posteriormente a outras ordens religiosas para celebrar a festa usando o Ofício da Natividade… Bento XIII concedeu este ofício aos Estados da Igreja e aos reinos que o solicitaram, fixando sua celebração universalmente para o dia 23 de janeiro.”

Os Oblatos de São José fizeram um pedido para continuar celebrando a festa.

“Em 1989, a festa dos Santos Esposos, Maria e José, foi reintroduzida no calendário próprio dos Oblatos de São José, com seus textos próprios para a Missa e para a Liturgia das Horas.”

O matrimônio de Maria com José foi destinado por Deus para acolher e educar Jesus, e por isso exigia a máxima expressão da união conjugal, ou seja, o dom total e completo de um para com o outro.

Entre ambos existiu, como afirmou Bernardino de Bustis: “Um amor indivisível e santíssimo; de fato, depois de Cristo seu Filho, a Virgem puríssima não amou nenhuma outra criatura assim tanto como José e da mesma forma José amou Maria acima de qualquer outra criatura”.

O propósito da festa é reconhecer o santo matrimônio de José e Maria e defender a vida conjugal como um caminho para a santidade.

Meditações Para o Domingo da Palavra de Deus: Lectio Divina, Testemunho do Cardeal Van Thuân e Mais… Confira!

Previous article

A Carta Original de Dom Bosco que Foi Encontrada no Brasil

Next article

Você também pode gostar de

More in Santos

Comentários

Comentários estão desativados