CatecumenatoSacramentos

Crisma, Sacramento da Confirmação

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Este Sacramento marca a maturidade da fé e torna pessoal o compromisso batismal. Deus Confirma e consolida a Graça batismal em nós. Confere a efusão do Espírito Santo, ou seja, a expansão do Espírito Santo na forma de dons de santificação, e seus frutos como consequência.

Na Crisma, crescemos na fé, damos uma passo mais consciente na Igreja: nos decidimos pelo seguimento de Cristo e nos propomos a trabalhar pela Sua Igreja. É o Sacramento do COMPROMISSO. Nele dizemos a Deus que estamos para nos comprometermos como o Reino e a sua justiça e com o irmão.

Para que possamos assumir essa responsabilidade para com o Reino, a Igreja e o próximo, o Sacramento da CONFIRMAÇÃO nos dá uma graça e poder espirituais. A MISSÃO que o Espírito Santo nos dá na Crisma é: sermos fiéis à Igreja de Jesus, propagadores do Evangelho e pessoas prontas para dar testemunho da fé dos Apóstolos.

Grupo do Evangelho diário. Alimente-se da Palavra de Deus e tenha uma experiência profunda do amor de Deus. Breves meditações feitas por padres para iluminar sua vida. CLIQUE AQUI.

– Atos dos Apóstolos 19, 1-7 

“1.Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as províncias superiores e chegou a Éfeso, onde achou alguns discípulos e indagou deles: 2.“Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé?”. Responderam-lhe: “Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo!” –. 3.“Então, em que batismo fostes batizados?” – perguntou Paulo. Disseram: “No batismo de João.” 4.Paulo então replicou: “João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus”. 5.Ouvindo isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6.E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas estranhas e profetizavam. 7.Eram ao todo uns doze homens.”

Participe do nosso grupo do whatsapp para receber conteúdo em primeira mão. CLIQUE AQUI.

– Atos dos Apóstolos 8, 14-17

“14.Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. 15.Estes, assim que chegaram, fize­ram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, 16.visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus. 17.Então, os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo.”

Existe diferença entre uma pessoa que foi apenas batizada e outra que já recebeu a crisma. Santo Tomás diz que “o Sacramento da Confirmação dá ao homem um poder espiritual para determinadas outras ações sagradas, além daquelas para as quais o batismo o qualifica.” Deste modo, ao ser batizado, o homem recebe um poder e, ao ser crismado, recebe um poder ainda maior. “Pois no batismo o homem recebe o poder de realizar o que concerne à salvação pessoal, enquanto vive para si mesmo: mas na confirmação recebe o poder de realizar o que concerne ao combate espiritual contra os inimigos da fé.”

O poder do sacramento da confirmação confere ao homem uma missão pública, voltada para o outro, para a Igreja. Finalizando a resposta, Santo Tomás diz: “Como se patenteia pelo exemplo dos apóstolos que, antes de receberem a plenitude do Espírito Santo, estavam no cenáculo “assíduos na oração”; depois, porém, saíram e não temiam confessar a fé publicamente, mesmo diante dos inimigos da fé cristã.

Assim, é patente que o Sacramento da Confirmação imprime caráter.” A Confirmação faz com que a pessoa se torne um cristão público, com coragem para enfrentar os principais inimigos da fé: a carne, o mundo e o diabo. A Crisma dá ao soldado de Cristo mais recursos para enfrentar o inimigo.

Santo Tomás afirma que “o combate espiritual contra os inimigos invisíveis cabe a todos. Mas a luta contra os inimigos visíveis, isto é, contra os perseguidores da fé, pela confissão do nome de Cristo, é própria dos confirmados que já chegaram espiritualmente à idade viril.” O

Catecismo da Igreja Católica cita este mesmo ensinamento de Santo Tomás para falar da Confirmação. Ele diz no número 1305: “deve-se dizer que todos os sacramentos são declarações de fé. Mas o batizado recebe o poder espiritual de confessar a fé em Cristo pela recepção dos demais sacramentos; o confirmado, porém, recebe, como por dever de ofício, o poder de professá-la com palavras, publicamente.” Quem recebe o sacramento da Confirmação deve, portanto, professar a fé publicamente. Eis aqui a diferença entre um batizado e um confirmado.

A crisma é um verdadeiro Pentecostes para o fiel cristão, pois ela o introduz na vida pública. O Espírito Santo é justamente o auxílio que vem do alto, dando a força necessária para que a pessoa se torne um soldado da estirpe de Cristo.

Na Crisma recebemos os dons do Espírito Santo, que são 7 (Isaías 11,2):

– Sabedoria – Entendimento – Conselho – Fortaleza – Ciência – Piedade – Temor de Deus

Esses dons produzem em nós frutos (Gálatas 5,23):

– Caridade – Alegria – Paz – Paciência – Benignidade – Longanimidade – Mansidão – Fé – Modéstia – Continência – Castidade.

Oração do Credo

Previous article

Sacramento da Eucaristia

Next article

You may also like

More in Catecumenato

Comments

Comments are closed.