CatecumenatoQuerigma

A Promessa do Pai… A Promessa é Para Você

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

A PROMESSA DO PAI …  O Espírito Santo, ao mudar nosso coração, nos capacita a viver uma VIDA NOVA.

  • Quem é o Espírito Santo? É Deus. É uma PESSOA da Santíssima Trindade.
  • Como se comporta uma pessoa? Fala, age, se relaciona, se comunica, se manifesta.

 

No Antigo Testamento, o Espírito Santo falava e agia através de algumas poucas pessoas escolhidas por Deus: os Profetas. Profeta não é aquela pessoa que adivinha o futuro, mas é aquele que ouve a voz de Deus e transmite ao povo; denuncia o que está errado e mostra a vontade de Deus.

 

Desde os profetas, a promessa de um espírito renovado, um coração de carne ao invés do coração de pedra. Ezequiel 11, 19-20 :“19 Darei a eles um coração íntegro, e colocarei no íntimo deles um espírito novo. Tirarei do peito deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. 20 Tudo isso para que sigam os meus estatutos e ponham em prática as minhas normas. Então eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.”

 

Ezequiel 36, 25 – Derramarei sobre vocês uma água pura, e vocês ficarão purificados. Vou purificar vocês de todas as suas imundícies e de todos os seus ídolos. 26 Darei para vocês um coração novo, e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne. 27 Colocarei dentro de vocês o meu espírito, para fazer com que vivam de acordo com os meus estatutos e observem e coloquem em prática as minhas normas

 

Promessa do derramamento do Espírito sobre todos, não somente sobre alguns poucos escolhidos. Promessa esta que se cumpre no Novo Testamento em Pentecostes. Joel 3, 1-2 : “1 Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões! 2 Nesses dias, até sobre os escravos e escravas derramarei o meu espírito!” 

 

João Batista, primo de Jesus, o último dos Profetas, declara a Promessa do derramamento do Espírito Santo. Lucas 3, 16 – 16 Por isso, João declarou a todos: «Eu batizo vocês com água. Mas vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo.”

___________________________________________________________________

A PROMESSA É PARA VOCÊ

* A experiência do Pentecostes é oferecida também a cada um de nós hoje.*

Em Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, Deus envia seu Espírito, “TODOS ficaram repletos do Espírito Santo”. Promessa que se cumpre.

Atos dos Apóstolos 2, 1-4: 1 Quando chegoudia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. 2 De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. 3 Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. 4 TODOS ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.”

 

Pedro anuncia a Boa Nova de Jesus Cristo, a conversão e o Batismo do Espírito Santo a TODOS. Atos dos Apóstolos 2, 36-39: 36Que todo o povo de Israel fique sabendo com certeza que Deus tornou Senhor e Cristo aquele Jesus que vocês crucificaram.” 37 Quando ouviram isso, todos ficaram de coração aflito e perguntaram a Pedro e aos outros discípulos: «Irmãos, o que devemos fazer38 Pedro respondeu: «Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois vocês receberão do Pai o dom do Espírito Santo. 39 Pois a promessa é em favor de vocês e de seus filhos, e para TODOS aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar40 Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho e exortava, dizendo: «Salvem-se dessa gente corrompida41 Os que acolheram a palavra de Pedro receberam o batismo. E nesse dia uniram-se a eles cerca de três mil pessoas.”

 

Lucas 11, 9 Portanto, eu lhes digo: peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! 10 Pois, todo aquele de que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. 11 Será que alguém de vocês que é pai, se o filho lhe pede um peixe, em lugar do peixe lhe uma cobra? 12 Ou ainda: se pede um ovo, será que vai lhe dar um escorpião? 13 Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem

 

Agora, sabendo isso, nos perguntamos novamente: QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

 

O Espírito Santo é Aquele que nos santifica; que vem em nosso socorro, em socorro das nossas fraquezas. Vem nos modelando, moldando a Jesus Cristo, à medida que apresentamos a Ele as áreas da nossa vida em que precisamos ser moldados a Cristo. Para isso eu preciso ter um sentimento sincero de querer ser nos moldes de Jesus; um sentimento de nos acharmos necessitados da ação do Espírito Santo. Aí sim o Espírito Santo poderá agir em nós. Aos poucos vai colocando em nós o gosto, o interesse pelas coisas D´Ele: oração diária, leitura da Palavra, vivência dos Sacramentos, da Santa Missa. Vamos deixando de viver as coisas que não são D´Ele e vamos nos aproximando D´Ele. Aquilo que não é de Deus não nos traz mais satisfação, perdem a graça, passam a nos incomodar.

Através da simbologia do fogo e da água, podemos entender que só Deus Espírito Santo é capaz de nos moldar, como o fogo molda as substâncias mais duras; como a água traz vida, purifica, adentra as brechas mais estreitas, somente o Espírito Santo é Vida Nova, restauração, purificação do mais profundo do nosso ser.

Os Apóstolos não receberam o Espírito Santo porque se tornaram fervorosos, ao contrário, se tornaram fervorosos porque receberam o Espírito Santo. Temos que desejar e tomar posse!

 

CONHECER – EXPERIMENTAR – VIVER A PRESENÇA DE DEUS

 

Fé e Conversão

Previous article

A Efusão do Espírito Santo e Seus Frutos

Next article

You may also like

More in Catecumenato

Comments

Comments are closed.