DevoçõesFrasesIgrejaVirgem Maria

Quinta aparição de Nossa Senhora em Fátima – 13 de setembro de 1917

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Local: Cova da Iria

Data: 13 de setembro de 1917

Pessoas presentes: 20000 a 30000

Na quinta aparição recomendou que continuassem a rezar o terço para o fim da guerra, disse que Deus estava contente com os sacrifícios dos pastorinhos e reafirmou que faria um milagre em outubro.

Ao longo das sucessivas aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, aumentava o número dos que nelas acreditavam. No dia 13 de setembro verificou-se um extraordinário número de peregrinos presentes no local. Muitos já se haviam posto a caminho desde o dia anterior e formavam uma multidão cheia de respeito, calculada entre quinze e vinte mil pessoas, ou talvez mais.

Assim narra a Ir. Lúcia:
“Ao aproximar-se a hora, lá fui, com a Jacinta e o Francisco, entre numerosas pessoas que a custo nos deixavam andar. As estradas estavam apinhadas de gente. Todos nos queriam ver e falar. Ali não havia respeito humano. Numerosas pessoas, e até senhoras e cavalheiros, conseguindo romper por entre a multidão que à nossa volta se apinhava, vinham prostrar-se, de joelhos, diante de nós, pedindo que apresentássemos a Nossa Senhora as suas necessidades”.

Tão logo chegaram à Cova da Iria, junto da carrasqueira, começaram a rezar o Terço com o povo.

“Pouco depois, vimos o reflexo da luz e a seguir Nossa Senhora sobre a azinheira.
“— Continuem a rezar o Terço, para alcançarem o fim da guerra. Em outubro virá também Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, São José com o Menino Jesus, para abençoarem o mundo. Deus está contente com os vossos sacrifícios, mas não quer que durmais com a corda; trazei-a só durante o dia”.

As crianças tinham passado a usar como cilício um pedaço de corda grossa, que não tiravam nem para dormir. Isto lhes impedia muitas vezes o sono e passavam noites inteiras em claro. Daí o elogio e a recomendação de Nossa Senhora.

Continua Lúcia a narrar seu diálogo com a Virgem Santíssima:
“— Têm-me pedido para Lhe pedir muitas coisas: a cura de alguns doentes, dum surdo-mudo.
“— Sim, alguns curarei; outros não. Em outubro farei o milagre, para que todos acreditem.
“E começando a elevar-Se, desapareceu como de costume”.

Ainda que breve, a aparição de Nossa Senhora deixou os pequenos videntes felicíssimos, consolados e fortalecidos em sua fé. Francisco, de modo especial, sentia-se transportado de alegria com a perspectiva “de que, no próximo mês, veriam Nosso Senhor”, como lhes prometera a Rainha do Céu e da terra.

Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 179 (IV Memória); as secções entre parênteses retos constam do interrogatório do pároco, de 15 de setembro de 1917, em Documentação Crítica de Fátima, vol. I. Fátima: Santuário de Fátima, 1992, p. 21-22.

Fontes: Santuário de Fátima www.fatima.pt/pt e www.salvaimerainha.org.br

Onde estão as relíquias da Paixão de Jesus Cristo?

Previous article

A origem da Festa da Exaltação da Santa Cruz e os milagres das relíquias da Cruz de Cristo (em áudio)

Next article

Você também pode gostar de

More in Devoções

Comentários

Comentários estão desativados