Notícias e Artigos

Onde estão as relíquias da Paixão de Jesus Cristo? – Exaltação da Santa Cruz – 14 de Setembro

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

As relíquias da cruz de Jesus, uma peregrinação de séculos

Entre as relíquias da Paixão não é raro encontrar as dos fragmentos da Cruz. A descoberta de Elena, mãe de Constantino, suscitou enorme ressonância na época, contada por fontes hagiográficas e pela arte. A cruz foi dividida em três pedaços que foram levados às cidades mais importantes: Jerusalém, Constantinopla e Roma, sendo mais tarde subdividida para a adoração dos fiéis de todo o mundo cristão.

Em 312, um sinal que apareceu no céu, como prometido, fez vencer a batalha na ponte Mílvio e logo se tornou o próprio símbolo do império de Constantino, bem como da nova religião. A cruz traz em si a totalidade de Cristo e de seu desígnio de salvação sobre a terra. Nenhum outro símbolo é mais icônico. Nenhum é mais reconhecível e indelével.

Por esse motivo, se afirmou a intenção do imperador de concretizar a novidade buscando o autêntico lenho sobre o qual Cristo havia sido crucificado. O imperador apoiou a viagem de sua mãe Helena aos lugares sagrados justamente para buscar evidências tangíveis da nova religião. A imperatriz partiu e esteve na Palestina entre 326 e 328. Uma viagem arqueológica nas pegadas da vida de Jesus, sua Paixão e Ressurreição.

Helena, como nos conta a tradição, conseguiu que lhe apontassem o túmulo de Cristo para que encontrasse a cruz recorrendo a alguns estratagemas. Ela encontrou três cruzes. Qual seria a autêntica? Ela tentou tocar com as cruzes uma mulher doente, e com uma delas o corpo recuperou a saúde. A cruz de Cristo havia sido identificada.

Helena expôs as relíquias sagradas, incluindo o fragmento da cruz, em uma capela de seu palácio. A Basílica da Santa Cruz em Roma é, portanto, uma parte de Jerusalém na cidade Eterna. Foi construída e ampliada a partir de uma capela erguida sobre a terra trazida da Terra Santa. É um baú de relíquias e obras de arte.

O relicário alojado na Basílica de Santa Cruz é uma cruz de ouro. É em prata dourada e lápis-lazúli, com figuras de anjos voadores e da Virgem aos pés da cruz.

Lascas da madeira preciosa são encontradas não apenas na Basílica de Santa Cruz, mas em muitos outros lugares da Itália, Europa e outros. Os mais famosos encontram-se na Notre Dame de Paris, na Catedral de Pisa e em Santa Maria del Fiore, em Florença. Em uma catequese de 348, Cirilo de Jerusalém afirma que “toda a Terra está cheia das relíquias da Cruz de Cristo”, e ainda “… o santo lenho da Cruz nos dá testemunho, visível entre nós hoje, e que deste lugar já se espalhou por todo o mundo, por aqueles que, em sua fé, levam pedaços dele”.

Grupo do Evangelho diário. Alimente-se da Palavra de Deus e tenha uma experiência profunda do amor de Deus. Breves meditações feitas por padres para iluminar sua vida. CLIQUE AQUI.

Participe do nosso grupo do whatsapp para receber conteúdo em primeira mão. CLIQUE AQUI. 

Exaltação da Santa Cruz: Conheça a Origem Desta Festa e os Milagres das Relíquias da Cruz de Cristo – 14 de Setembro (em áudio)

Previous article

Nossa Senhora das Dores – Promessas Desta Santa Devoção e o Ícone Milagroso

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.