Santos

O político que virou santo

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

No dia 7 de dezembro, a Igreja celebra o grande bispo e Doutor da Igreja, Santo Ambrósio de Milão. Ambrósio é conhecido pelo seu papel na conversão de Santo Agostinho. Foi ele quem pregou para que, finalmente, esse grande santo se convertesse.

Ambrósio foi grande também por outras razões. O nome de seu pai era também Ambrósio e foi administrador de uma grande província romana que englobava a atual França, a Espanha, o norte da Espanha e uma parte da África; portanto, era filho de alguém que era muito importante.

Ele cresceu, juntamente com o seu pai, acostumado aos negócios públicos e, por isso, depois da morte do pai, sua família foi para Roma, e Ambrósio pôde ali adquirir um conhecimento, uma formação literária e jurídica extraordinária.

Foi exatamente por causa da sua capacidade oratória, de fidelidade e organização das coisas que foi escolhido para administrar toda a área de Milão, onde mais tarde, seria bispo. Foi como que prefeito daquela região, que englobava parte da Ligúria e também de Milão. Ali era responsável pela administração pública.

O fato é que a cidade de Milão, durante muitos anos, sofreu debaixo da tirania de um bispo herético, um bispo ariano. Tratava-se de um bispo estrangeiro que tinha vindo da Capadócia. Ele nem sequer falava latim, mas era um sério perseguidor dos cristãos católicos de fé trinitária. Quando morreu esse bispo tirano, a igreja de Milão teve de escolher o seu sucessor.

Católicos verdadeiros queriam colocar um candidato que fosse verdadeiramente defensor da fé, mas a heresia que tinha reinado naquela diocese durante muitos anos não cedia facilmente.

Ambrósio, cheio de bondade e com o coração pacífico, foi até a basílica onde estava sendo realizada a eleição, para pacificar as pessoas. Foi durante esse discurso em que ele pacificava a multidão que, então, se diz que a voz de uma criança gritou: “Ambrósio bispo!” como uma iluminação divina.

O povo começou a clamar e a pedir que ele fosse verdadeiramente o bispo de Milão. Porém, os neófitos não podiam ser ordenados bispos. Embora Ambrósio tivesse 35 anos de idade, por causa de uma má tradição daquela época ele ainda não tinha sido batizado.

Ambrósio protestou e disse: “Vocês vêem perfeitamente que eu não posso ser bispo. Eu deveria ser batizado, deveria ter longos anos de experiência para poder ser bispo”.

O fato é que o imperador, vendo que o seu nobre e fiel funcionário tinha sido eleito bispo, fez de tudo para que aquilo se tornasse realidade e alcançou uma dispensa do papa.

Ambrósio, que durante meses protestou e disse que não seria feito bispo de jeito nenhum, quis se esconder. O imperador Valentiniano baixou um decreto em que “quem quer que desse cobertura e fosse cúmplice do escondimento de Ambrósio seria punido”.

Ambrósio teve de ceder. No dia 7 de dezembro foi sagrado bispo de Milão. Tornou-se, durante 23 anos, um grande defensor da fé. Teve uma grande dificuldade, inicialmente, de cumprir a sua tarefa e a sua missão porque não tinha sido preparado para isso.

Tinha de estudar aquilo que depois iria ensinar. Teve o auxílio dos seus irmãos. (Ele era o irmão caçula de outros dois santos irmãos: ele teve o seu irmão mais velho, Sátiro, São Sátiro, santo canonizado, e a sua irmã mais velha, Santa Marcelina.) Ambos ajudavam Santo Ambrósio na sua tarefa. São Sátiro, que era leigo, ajudava Santo Ambrósio a resolver os problemas administrativos. Assim, não precisava gastar tempo em questões burocráticas, administrativas e temporais.

Santa Marcelina, com as suas orações e dedicação, se dedicava ao episcopado do seu irmão. Santo Ambrósio foi aos poucos conquistando as pessoas e conquistando-as para Deus. É interessante que ele é um dos maiores Padres da Igreja que defenderam e falaram da virgindade.

O próprio São Jerônimo, que se referiu a Santo Ambrósio com palavras duras em outras ocasiões, diz que ninguém escreveu melhor sobre a virgindade do que Ambrósio. E ele, de fato, pregava tanto e tão ardentemente a respeito da virgindade, que as mães escondiam as suas filhas, não deixavam que as suas filhas fossem para as pregações de Ambrósio, com medo de que elas desistissem de casar! Começaram a acusar Ambrósio, dizendo que ele iria despovoar o Império porque as pessoas não estavam mais querendo casar e ter filho. Ambrósio se defendeu, dizendo que “quanto maior fosse o apreço da virgindade, tanto maiores seriam as famílias generosas que gerariam filhos para Deus”.

O fato é que Santo Ambrósio, grande pregador, foi também um grande defensor da fé. Ele soube debelar as heresias e, mesmo assim, lutando contra as autoridades.

Houve um momento do seu episcopado em que a imperatriz Justiniana, ariana, foi contra Santo Ambrósio e chegou, mesmo durante a Semana Santa, a cercar a catedral de Milão e a deixar Santo Ambrósio prisioneiro com os fiéis lá dentro. Foi durante essa ocasião que foram encontradas as relíquias de São Gervásio e de São Protásio, que fizeram grandes milagres durante o episcopado de Santo Ambrósio.

Hoje, na catedral de Milão, estão enterrados Gervásio, Protásio e Ambrósio, os três unidos na sua santidade.

Foi um homem que entrou na política para pregar o Evangelho aos poderosos e dizer que também eles precisavam se converter. Morreu com cinquenta e poucos anos de idade e em tão pouco tempo de vida conseguiu fazer um grande trabalho de evangelização, e suas obras hoje são lidas com muito gosto — um homem que não estava preparado para a evangelização, mas que a missão, a generosidade do apóstolo, fez com que ele se tornasse um grande estudioso, contemplando a verdade para transmiti-la aos seus fiéis.

Que Santo Ambrósio de Milão reze por nós e nos dê um grande apreço pela Palavra de Deus, pelo seu conhecimento, para levar tantos irmãos e irmãs para o céu através do conhecimento da verdade de Cristo.

Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja, rogai por nós!

Fonte: padrepauloricardo.org

O Coração de Jesus nos ensina porque devemos amar o próximo

Previous article

Como vota o católico? 5 pontos inegociáveis

Next article

Você também pode gostar de

More in Santos

Comentários

Comentários estão desativados