Para o católico, viver o Carnaval requer um discernimento fundamentado na fé e nos valores cristãos, buscando viver este tempo de forma coerente com sua identidade e compromisso com Cristo.
Como viver o Carnaval de acordo com o testemunho cristão? Veja as dicas a seguir!
A alegria verdadeira vem de Cristo
“Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa” – João 15,11
O Carnaval é o período de celebração antes do início da Quaresma, um tempo de penitência e preparação para a Páscoa. Nesse sentido, é possível enxergá-lo como um momento de legítima alegria e convivência, desde que não se perca a perspectiva do respeito a Deus e ao próximo.
Leia mais:
-
10 Frases dos Santos sobre o Carnaval
-
Segredos de São João Bosco para vencer o combate espiritual
-
Quer ser preservado deste vício? Recorra a São José
-
Como proteger sua família de ataques espirituais
Evite excessos
“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.” – 1 Coríntios 6, 19-20
O Carnaval, na atualidade, muitas vezes se associa a comportamentos desregrados, como exageros no consumo de álcool, sensualidade descontrolada e atitudes que ferem a dignidade da pessoa humana. O católico é chamado a ser luz no mundo, rejeitando práticas que ofendem a moral cristã e o respeito ao corpo, que é templo do Espírito Santo.
Participe do nosso grupo do whatsapp CLIQUE AQUI.
Testemunho cristão em ambientes de alegria
“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!” – Filipenses 4, 4
O católico pode encontrar em eventos familiares, culturais ou religiosos, como os “retiros de Carnaval”, uma oportunidade para se alegrar sem comprometer sua fé. Essa pode ser uma forma de testemunhar que a verdadeira alegria vem de Deus e da vivência dos Seus mandamentos.
Evangelizar pelo exemplo
“Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” – Mateus 5, 13-16
O chamado à evangelização deve ser feito com caridade, mostrando pelo exemplo que é possível viver uma alegria plena e verdadeira em Cristo.
Lembre-se …
O Carnaval, para o católico, pode ser uma oportunidade para reafirmar sua fé e seus valores, escolhendo viver este tempo com sabedoria e prudência, buscando um encontro mais íntimo com Deus.
O importante é que suas ações reflitam o amor e a alegria que vêm do Evangelho. Assim, o católico mostra que é possível viver a verdadeira liberdade, aquela que só Cristo pode oferecer.
Comentários