CatecumenatoQuerigma

Comunidade Corpo de Cristo

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Comunidade é diferente de CONFORMIDADE = completamente igual, uma ÚNICA FORMA.

Comunidade = COMUM UNIDADE = COMUM UNIÃO = COMUNHÃO. Diferentes e unidos. Juntos por algo em comum. O que é este ALGO EM COMUM que nos une, nos faz uma UNIDADE? 

É CRISTO!

São Paulo nos diz na carta aos Romanos, o que é viver em COMUNIDADE:

Romanos 12,3-21 3 “Em nome da graça que me foi concedida, eu digo a cada um de vocês: não tenham de si mesmos conceito maior do que convém, mas um conceito justo, de acordo com a, na medida que Deus concedeu a cada um. 4 Num só corpo muitos membros, e esses membros não têm todos a mesma função. 5 O mesmo acontece conosco: embora sendo muitos, formamos um só corpo em Cristo, e, cada um por sua vez, é membro dos outros. 6 Mas temos dons diferentes, conforme a graça concedida a cada um de nós. Quem tem o dom da profecia, deve exercê-lo de acordo com a; 7 se tem o dom do serviço, que o exerça servindo; se do ensino, que ensine; 8 se é de aconselhar, aconselhe; se é de distribuir donativos, faça-o com simplicidade; se é de presidir à comunidade, faça-o com zelo; se é de exercer misericórdia, faça-o com alegria. 9 Que o amor de vocês seja sem hipocrisia: detestem o mal e apeguem-se ao bem; 10 no amor fraterno, sejam carinhosos uns com os outros, rivalizando na mútua estima. 11 Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos; sejam fervorosos de espírito, servindo ao Senhor. 12 Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. 13 Sejam solidários com os cristãos em suas necessidades e se aperfeiçoem na prática da hospitalidade. 14 Abençoem os que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem. 15 Alegrem-se com os que se alegram, e chorem com os que choram. 16 Vivam em harmonia uns com os outros. Não se deixem levar pela mania de grandeza, mas se afeiçoem às coisas modestas. Não se considerem sábios. 17 Não paguem a ninguém o mal com o mal; a preocupação de vocês seja fazer o bem a todos os homens. 18 Se for possível, no que depende de vocês, vivam em paz com todos. 19 Amados, não façam justiça por própria conta, mas deixem a ira de Deus agir, pois o Senhor diz na Escritura: «A mim pertence a vingança; eu mesmo vou retribuir20 Mas, se o seu inimigo tiver fome,-lhe de comer; se tiver sede,-lhe de beber; desse modo, você fará o outro corar de vergonha. 21 Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem.

 

Por que precisamos VIVER EM COMUNIDADE? Só em comunidade podemos crescer e perseverar na vida do Espírito, porque o bem comum vem antes de tudo. Em comunidade podemos vivenciar, colocar em prática o maior ensinamento de JESUS. Qual é este ensinamento?

 

João 13,  12 Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto, sentou-se de novo e perguntou: «Vocês compreenderam o que acabei de fazer? 13 Vocês dizem que eu sou o Mestre e o Senhor. E vocês têm razão; eu sou mesmo. 14 Pois bem: eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros. 15 Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz. 16 Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. 17 Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática. 34 Eu dou a vocês um MANDAMENTO NOVO: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros.”

 

Viver em comunidade é experiência de crescimento mútuo, de servir o outro. Colocar em prática o que Cristo nos ensinou, nos exercitarmos para alcançar o Céu. Qual é a primeira comunidade em que somos inseridos? A FAMÍLIA! Por isso o inimigo quer destruir a família. Para nos impedir de viver o maior MANDAMENTO que Cristo nos deixou. Mandamento (“vocês devem lavar os pés uns dos outros”) que vem seguido de uma promessa (“serão felizes se o puserem em prática”). E no lugar de servir o próximo, vivemos o egoísmo. Pra que me casar? Pra que ter filhos? Pra que ajudar na Igreja? Pra que ir à Missa?

FAMÍLIA é projeto divino! Deus é Família: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus escolheu nascer em uma Família: Jesus, Maria e José!

 

Em Pentecostes, no derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja, os Apóstolos estavam reunidos em comunidade. Os dons foram derramados, cada um conforme a Graça de Deus, para que cada um colocasse seus dons a serviço da comunidade. À medida que ofertamos os dons para bem comum, Deus nos cumula de mais dons para o bem da comunidade, não para meu engrandecimento ou orgulho, mas para percorrer esse caminho de aperfeiçoamento mútuo que é viver em comunidade.

 

  • Qual é o Mandamento que Jesus nos deixou?
  • Qual é a Promessa que segue esse Mandamento?
  • Por que precisamos viver em Comunidade?

 

Crescimento e Transformação em Cristo

Previous article

A Igreja Católica Apostólica Romana

Next article

You may also like

More in Catecumenato

Comments

Comments are closed.