Esta é uma pergunta recorrente em nossas turmas de catequese de adultos e que também nos chegam pelas mídias sociais.
Vejamos a Palavra do Senhor:
Deuteronômio 5, 7-8: “7 Não terás outros deuses diante de mim. 8 Não farás para ti imagem esculpida, de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, no céu, ou cá embaixo na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. 9Não te prostrarás diante desses deuses nem os servirás…”
Neste trecho de Deuteronômio, Deus proíbe que se façam ídolos que tomem o lugar de Deus (“outros deuses diante de mim”). Mas nos trechos abaixo em Êxodo e Números, vemos que o próprio Deus recomenda a confecção de imagens.
Leia mais:
- Os Milagres do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo
- A ciência NÃO explica: os mistérios do manto de Nossa Senhora de Guadalupe
Êxodo 25, 18-22: 18Farás dois querubins de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório; 19faze-me um dos querubins numa extremidade e o outro na outra farás os querubins formando um só corpo com o propiciatório, nas duas extremidades. 20Os querubins terão as asas estendidas para cima e protegerão o propiciatório com suas asas, um voltado para o outro. As faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. 21Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho que te darei. 22Ali virei a ti, e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.
Números 21, 8-9: 8e Iahweh respondeu-lhe: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a em uma haste. Todo aquele que for mordido e a contemplar viverá.” 9Moisés, portanto, fez uma serpente de bronze e a colocou em uma haste; se alguém era mordido por uma serpente, contemplava a serpente de bronze e vivia.
A Deus, adoramos; A Maria, veneramos
Há uma grande diferença. Maria não ocupa o lugar de Deus. Nos leva a Ele. Não devemos ter nenhum tipo de ídolo, nem em imagem, nem mesmo outras coisas que ocupem o lugar de Deus em nossas vidas (dinheiro, desejos desenfreados, sucesso, bens materiais, apego a pessoas).
As imagens, sempre foram, em todos os tempos, um testemunho da fé. Para muitos que não sabiam ler, as belas imagens e esculturas foram como que uma catequese, o Evangelho pintado nas paredes ou reproduzido nas esculturas. E assim há de continuar a ser.
Devemos ter imagem de Maria em casa, e dos Santos também, pois nos lembram qual caminho devemos seguir. Imagens Sagradas abençoadas são sinal da presença de Deus, e expulsam todo mal de onde estão expostas para veneração.
A imagem de um santo nos lembra ainda que ele é santo pelo poder e graça de Deus; então, a veneração da imagem dá glória ao Senhor, mais que ao santo.
São Bernardo, doutor da Igreja, sempre que passava por uma imagem de Nossa Senhora dizia: “Salve, Maria!”. Um dia, depois de dizer essas palavras, Nossa Senhora lhe disse: “Salve, Bernardo!”.
Podemos tocar e beijar as imagens como um gesto de amor, reverência e veneração, não de adoração. É Deus quem faz o milagre, mas o pedido vem dos santos, como nas Bodas de Caná, onde Jesus fez a transformação de 600 litros de água em vinho, “porque Sua Mãe intercedeu”, porque ainda não era a hora dos Seus milagres.
Participe do nosso grupo do whatsapp para receber conteúdo em primeira mão. CLIQUE AQUI.
Comentários