CatecumenatoLiturgiaOutros temas

A Oração do Senhor: o Pai-Nosso

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Pai-Nosso – Mateus 6, 9-13 – 9 Vocês devem rezar assim: Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 11 -nos hoje o pão nosso de cada dia. 12 Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. 13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.”

 

É a oração mais perfeita porque Jesus nos revelou o que DEVEMOS DESEJAR conforme o coração de Deus.

 

Pai nosso – revela autoridade e amor de pai porque nos criou para participarmos do Seu Amor. Efésios 1, 5 – “Ele nos predestinou para sermos  seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade.”

 

Que estais no Céu – se somos família de Deus que está no Céu, qual é o nosso lugar? Este mundo? Por que vivemos tão apegados a nossa imagem, coisas e não a Deus? O que temos feito para nos encontrar com o Senhor no nosso dia-a-dia? Buscamos o Céu com nossas atitudes? A nossa morte terá como conseqüência o que buscamos aqui em vida. Buscamos a Deus ou nos afastamos Dele?

 

Santificado seja o Vosso Nome – Levítico 22, “31 Cumpram e coloquem em prática os meus mandamentos. Eu sou Javé. 32 Não profanem o meu santo nome, para que eu seja glorificado entre os filhos de Israel. Eu sou Javé, que santifico vocês.” Santificar é o oposto de profanar. Santificar significa seguir os mandamentos de Deus, pô-los em prática, ser obediente. Temos santificado ou profanado o nome de Deus com nossas atitudes?

 

Venha a nós o Vosso Reino – o Reino veio, mas não está totalmente, inteiramente realizado. Como vive quem espera a vinda definitiva do Senhor? Com fé, vigilância, oração, preparando o caminho do Senhor. Lucas 12, “37 Felizes dos empregados que o senhor encontra acordados quando chega. 40 Vocês também estejam preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que vocês menos esperarem.”

 

Seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu – qual é a maior vontade de Deus a nosso respeito? O que Ele estava pensando quando nos criou? Sua maior vontade, o objetivo de nos ter criado, é para participarmos da SUA FELICIDADE PLENA.  Chegaremos a ela quando nos encontrarmos face a face com Ele. Ou seja, a vontade de Deus é que todos sejam salvos. O que devemos fazer para realizar a vontade do Senhor que todos se salvem? Devemos executar  essa vontade sendo cooperadores do Senhor. 2a. Carta de São Pedro 3, “12 enquanto esperam e apressam a vinda do Dia de Deus.”  ESPERAR  e APRESSAR a vinda de Deus sendo cooperadores desse Plano de Salvação, através do testemunho e evangelização.

 

O pão nosso de cada dia nos dai hoje – pão para sustentar o corpo e também o Pão do Céu para sustentar a alma, a Eucaristia, a Palavra de Deus. Mateus 6, 25 não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir. Afinal, a vida não vale mais do que a comida? E o corpo não vale mais do que a roupa? 26 Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? 27 Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso? 28 E por que vocês ficam preocupados com a roupa? Olhem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29 Eu, porém, lhes digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30 Ora, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, muito mais ele fará por vocês, gente de pouca! 31 Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? 32 Os pagãos é que ficam procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. 33 Pelo contrário, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas

 

Perdoai-nos a nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido – recorrer à Misericórida e sermos misericordiosos, pacientes, tolerantes. 2a. Carta de São Pedro 3, 9 O Senhor não demora para cumprir o que prometeu, como alguns pensam, achando que demora; é que Deus tem paciência com vocês, porque não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem a se converter. Queremos ser perdoados mas não perdoamos os que nos ofendem. Mateus 18, 21-35 parábola do servo ingrato. O pecado adia a definitiva vinda do Senhor. 

 

E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal – as tentações nos cercam e devem nos levar a buscar refúgio no Senhor, não nos levar à queda. 1a. Carta aos Coríntios 10, 13 Vocês não foram tentados além do que podiam suportar, porque Deus é fiel e não permitirá que sejam tentados acima das forças que vocês têm. Mas, junto com a tentação, ele dará a vocês os meios de sair dela e a força para suportá-la. “Livrai-nos do Mal”, livrar do grande MAL, a morte eterna.

 

Amém! – Significa: assim seja, eu concordo. 

 

Importante!! Nunca devemos dizer Amém ao final do Pai-Nosso rezado na Missa, pois o padre continua a oração e somente depois devemos concluir com o Amém. Quando rezamos o Pai-Nosso em outras ocasiões, em casa, no Rosário, podemos dizer o Amém.

A Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana

Previous article

Quaresma Para Crianças!

Next article

You may also like

More in Catecumenato

Comments

Comments are closed.