CatecumenatoOutros temas

Fé e Oração: Respostas do Homem a Deus

0
Fé e Oração
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Como relacionar-me com Deus que se revela através do Mistério da Santíssima Trindade? Como falar com Deus que não vejo? Através da FÉ e da ORAÇÃO. A FÉ e a ORAÇÃO são respostas do homem a Deus.

Mas, o que é a fé?

 – Hebreus 11, 1: “A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se vêem.”  

História: O Equilibrista e a Fé

Um grande equilibrista, muito famoso em seu país, resolve fazer uma grande apresentação, que representará um grande e inédito feito em toda sua carreira: Atravessar um vale de uma montanha a outra, sobre uma corda bamba, sem nenhuma proteção, somente usando as suas habilidades de equilibrismo. No dia marcado para a realização do grande feito, uma grande multidão se reúne para ver o grande equilibrista em ação. Concentrado, ele inicia sua travessia com muita maestria e, depois de algum tempo, chega até o outro lado. A multidão vai ao delírio e pede mais. Algumas pessoas da multidão chegaram mais perto do equilibrista e lhe disseram: – Atravesse mais uma vez, você consegue! Você é o melhor! Você é demais! Temos fé em você! O equilibrista pergunta àquelas pessoas: – Vocês creem que eu posso atravessar de novo esse vale, andando apenas nessa corda bamba? Sem hesitar todos responderam: – Sim, nós cremos! O equilibrista, então, pede ao seu assistente que lhe arranje uma carriola. Ninguém entendeu esse pedido estranho dele, mas o assistente fez como ele mandou. Quando a carriola chegou, o equilibrista chamou um homem daquele grupo e lhe disse: – Já que você crê tanto em minha capacidade, suba nessa carriola que eu atravessarei a corda bamba te levando nela! O homem recuou imediatamente e não quis participar! – Mas você não crê em mim, não crê que sou demais, que sou o melhor? Indagou o equilibrista! – Eu creio que você é o melhor, mas não confio a ponto de subir nessa carriola. Disse o homem.

Assim somos muitas vezes com Deus. Dizemos que cremos Nele, que Ele é o melhor, mas não temos coragem de “subir na carriola” e entregar plenamente nossa vida aos cuidados dele. Eu somente acredito em Deus, ou tenho FÉ em Deus?

A fé vem de Deus ou depende só de mim? 

A fé é graça, é dom de Deus

1 Coríntios 12,3: “Ninguém pode dizer: ‘Jesus é o Senhor’, a não ser pela ação do Espírito Santo.” – É o Espírito Santo (Deus) que nos dá o dom da fé e assim somos capazes de declarar esta fé, reconhecer nosso Deus e Senhor.

Efésios 2, 8-9: “De fato, vocês foram salvos pela graça, por meio da fé; e isso não vem de vocês, mas é dom de Deus. Isso não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho.” – A fé e a Salvação são Dons (Graças) que vêm de Deus. Este trecho combate o orgulho espiritual. Não podemos pensar que seremos salvos pelas nossas obras, como afirma o Espiritismo, por exemplo. Fomos salvos definitivamente por Cristo. Nenhum de nós tem o poder de salvar-se a si mesmo ou toda a humanidade, somente Deus tem esse poder. Por isso o apóstolo afirma: “fomos salvos pela graça, por meio da fé” “dom de Deus” “isso não vem de vocês” “isso nao vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho”. Leia mais: Por que a Fé Católica é incompatível com o espiritismo.

A fé é um ato humano

É um ATO livre e consciente do homem. Como reconhecemos alguém que tem fé? Pelas palavras ou pelas atitudes? Pelas atitudes, pelos atos de uma pessoa se reconhece sua fé. Por isso a verdadeira fé se traduz em atos. São Tiago diz “a fé sem obras é morta” (2,26). 

A fé é resposta do homem a Deus

Como podemos responder a Deus quando ele nos aborda? Responder a Deus significa crer Nele. “Crer significa sustentar durante toda a vida, a incompreensibilidade de Deus” Karl Rahner, teólogo alemão. 

A fé é adesão do homem a Deus

Aderir, segundo o dicionário, significa “estar estreitamente ligado, colar, grudar”. Crer significa aderir a Jesus e entregar nossa vida inteira em Suas Mãos.

Posso dizer que tenho fé?

Como me comporto diante dos problemas da vida? Com confiança, “estando estreitamente ligado” a Deus? Ou não? Prefiro me afastar de Deus, duvidando Dele? Se não tenho fé, preciso clamar por este DOM!

E o que é a ORAÇÃO?

Oração é o diálogo com Deus. Conversar com Deus é rezar, orar, e exige fé, porque conversamos com alguém que não vemos, mas sentimos Sua presença, porque a fé nos permite. Estamos em oração quando o nosso coração se dirige a Deus. Quando uma pessoa ora, entra numa relação viva com Deus. Há DIÁLOGO quando duas pessoas falam, se relacionam. Quando rezamos falamos com Deus, e precisamos ouví-Lo. Rezar não deve ser como ir ao mercado com uma lista do que queremos comprar e só pedir e pedir coisas a Deus. Precisamos nos entregar, pedir que seja a feita a vontade de Deus, antes da nossa, porque só Ele sabe o que é melhor para nós. Foi Ele que nos criou e nos ama verdadeiramente. Leia mais: Frases dos Santos sobre a Oração.

Por que rezar?

Você deve rezar porque a oração é o caminho de relacionamento com Deus. Assim como conversamos com quem amamos, a oração nos aproxima do Senhor, fortalece a fé e transforma o coração. 1 Tessalonicenses 5,17: “Rezai sem cessar.”

  • Rezamos para falar e ouvir Deus.
    A oração não é apenas pedir coisas, mas também agradecer, louvar, pedir perdão e escutar a vontade de Deus.
  • Rezamos porque Jesus Cristo também rezava.
    Jesus ensinou os discípulos a rezar e deu o exemplo em muitos momentos do Evangelho.
  • Rezamos porque precisamos da força de Deus.
    A oração nos ajuda nas dificuldades, dá paz, sabedoria e coragem para viver o bem.
  • Rezamos para crescer no amor.
    Quem reza aprende a confiar mais em Deus e a amar mais as pessoas.

Como rezar?

Tiago 4, 2-3: “Vocês não recebem, porque não pedem; e vocês pedem, mas não recebem, porque pedem mal, com intenção de gastarem em seus prazeres.” – Somente o Espírito Santo é capaz de bem direcionar a nossa oração, nos inspirar o que pedir, como rezar verdadeiramente, conforme a vontade de Deus.

Romanos 8, 26-27:Do mesmo modo, também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois nem sabemos o que convém pedir; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que sonda os corações sabe quais são os desejos do Espírito, pois o Espírito intercede pelos cristãos de acordo com a vontade de Deus.”

FRASES DOS SANTOS SOBRE A ORAÇÃO:

“Para mim, a oração é uma elevação do coração, um singelo olhar para o Céu, um clamor de gratidão, o amor no meio da provação e da alegria.” Santa Teresa de Lisieux

“Faz o que podes e reza pelo que não podes, para que Deus permita que possas.” Santo Agostinho

 “Em minha opinião, a oração mental não é mais do que um tratar de amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama.” Santa Teresa de Ávila.  

“Em meio às panelas, também anda o Senhor.” Santa Teresa de Ávila.

A oração é fruto da fé e a fé alimenta a oração

Cada acontecimento, cada encontro pode tornar-se um impulso para a oração, pois quanto mais profundamente vivemos em união com Deus, tanto mais profundamente entendemos o mundo à nossa volta. É a oração que mantém a fé que Deus nos deu. Portanto, não existe verdadeira vida cristã, sem a fé em Deus Trindade e sem a oração elevada a Ele. Oração e fé jamais se separam. A oração é fruto da nossa fé. E a nossa fé alimenta nossa oração. A medida da nossa fé é a medida da nossa oração. Fé e oração não se improvisam. Precisam ser vividas, exercitadas, para nos momentos mais difíceis não nos separarmos do Senhor, não nos perdermos pelo caminho. PRECISAMOS VIVER EM ORAÇÃO. A maior e mais perfeita oração é a Santa Missa, e a segunda, o Santo Rosário.

____________________________________

R E S P O N D A

  • O que é a fé?
  • A fé é somente um ato humano ou depende de Deus?
  • Qual a relação entre fé e oração?
  • Escolha a frase de um Santo sobre a fé.

_____________________________________

Festa do Batismo de Jesus no Vaticano e Batismo de Algumas Crianças – Veja o que o Papa Disse aos Pais e Mães

Previous article

O Amor de Deus e a Parábola do Pai Misericordioso

Next article

Você também pode gostar de

More in Catecumenato

Comentários

Comentários estão desativados