Santos

3 Lições de São João Maria Vianney Para os Dias de Hoje

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

De S. João Maria Vianney são as seguintes considerações, apropriadas aos nossos tempos:

1. “Devemos trabalhar para tornar-nos merecedores de receber a Santíssima Eucaristia todos os dias. Se não nos é possível comungar diariamente, substituamos a Comunhão real pela espiritual, que pode ser feita a cada instante; e nós devemos ter o desejo ardente de receber Deus Nosso Senhor. A Comunhão é para a alma o que o sopro é para o fogo que está para apagar-se. Ide à Comunhão, ide a Jesus! Ide viver d’Ele para viver por Ele. Não digas que tendes muito que fazer. Não disse Nosso Senhor: Vinde a mim vós que trabalhais e vos achais sobrecarregados? Não digais que não sois dignos. Tendes razão, mas é verdade também que d’Ele precisais. Se Nosso Senhor tivesse tido em vista a vossa dignidade, jamais teria instituído o belo Sacramento do Amor. Não digais que sois tão miseráveis. Gostaria mais de ouvir dizer que estais muito doentes e por isso deixais de chamar o médico. Todos os seres necessitam do alimento para viver. O alimento da alma é Deus. A alma só de Deus pode viver e nada a satisfaz, senão Deus.”

2. Sobre as danças, dizia Vianney: “Vede, meus irmãos, as pessoas que vão ao baile, deixam o Anjo da Guarda na porta, e é um demônio que lhe toma o lugar, de modo que há no salão tantos demônios, quantos são os dançarinos”. Se no tempo de Vianney assim já era, o que diria ele, se visse as danças de hoje, que são a vergonha do nosso século?

3. A respeito da santificação do domingo, ouviu-se Vianney muitas vezes dizer: “Vós trabalhais, mas o ganho arruina o vosso corpo e a vossa alma. Se perguntasse àqueles que no domingo trabalham: Que estais a fazer? Eles poderiam responder: Estou vendendo a minha alma ao demônio; estou crucificando Nosso Senhor; estou renegando o meu batismo. Oh! como se engana aquele que aproveita do domingo, pensando que ganha mais dinheiro! Vós tendes a convicção de que tudo depende do vosso trabalho; é engano. Ora vem uma doença, um acidente… é preciso tão pouca coisa … uma tempestade, uma chuva … Deus tem tudo na mão … Conheço dois meios para empobrecer: “Trabalhar no domingo e roubar bens alheios”.

A Igreja se pronuncia a respeito. Veja o parágrafo 2185 do Catecismo da Igreja Católica (CIC)

Padre João Batisma Lehmann, Na Luz Perpétua

Leia mais:

São Jerônimo e o Leão

Previous article

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024

Next article

You may also like

More in Santos

Comments

Comments are closed.