LiturgiaSantos

Receba a Indulgência Plenária Pelos 800 Anos do Presépio

0
Pope Francis kisses a baby Jesus statue as he leads the midnight Christmas Mass in Saint Peters Basilica at the Vatican late 24 December 2015. ANSA/ALESSANDRO DI MEO
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

A Família Franciscana está vivendo um período singular e especial da sua caminhada que é a grande celebração dos anos jubilares de fatos que marcaram a vida de São Francisco e a espiritualidade da Família Franciscana de modo geral: 2023 – 800 anos da Regra Franciscana e do Presépio, 2024 – 800 anos dos Estigmas, 2025 – 800 anos do Cântico das Criaturas e 2026 – 800 anos do Testamento e da morte de São Francisco.

Para marcar o início desta jornada jubilar o Papa Francisco concedeu, após pedido da Família Franciscana, a graça da Indulgência do Presépio

“Para promover a renovação espiritual dos fiéis e aumentar a vida de graça, pedimos que os fiéis recebam uma indulgência plenária nas condições habituais a partir de 8 de dezembro de 2023, Solenidade da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, até 2 de fevereiro de 2024, festa da Apresentação no Templo de Nosso Senhor Jesus Cristo; visitando as igrejas dirigidas por famílias franciscanas em todo o mundo e parando em oração diante dos presépios ali instalados”.

A Penitenciária Apostólica acolheu o pedido, permitindo que os fiéis lucrem esta indulgência nas condições habituais.

Aqueles que estejam doentes ou incapazes de participar fisicamente podem lucrar indulgência oferecendo os seus sofrimentos ao Senhor ou “fazendo práticas de piedade”.

Grupo do Evangelho diário. Alimente-se da Palavra de Deus e tenha uma experiência profunda do amor de Deus. Breves meditações feitas por padres para iluminar sua vida. CLIQUE AQUI.

Participe do nosso grupo do whatsapp para receber conteúdo em primeira mão. CLIQUE AQUI.

O que é uma indulgência plenária?

A indulgência plenária é uma graça concedida pela Igreja Católica através dos méritos de Jesus Cristo para eliminar a pena temporal merecida pelos pecados já perdoados em relação à culpa. Contudo, para lucrá-la é preciso ter um desapego total do pecado.

Para se qualificar para a indulgência plenária

O fiel deve visitar uma igreja franciscana e rezar diante do presépio ali existente. Por isso, todos os presépios franciscanos permanecerão montados até a Festa da Apresentação de Jesus, em 2 de fevereiro, e não até a Festa da Epifania, em 6 de janeiro.

Além disso, é preciso seguir os outros requisitos da Igreja para se obter as indulgências plenárias, ou seja:

 confissão sacramental, rejeitando qualquer apego ao pecado, mesmo que seja venial;
 comunhão eucarística, preferencialmente na Santa Missa;
 oração nas intenções do Papa, por exemplo, um Pai Nosso e uma Ave Maria, mas podendo ser outras orações conforme a piedade e devoção.

A confissão sacramental e a recepção da eucaristia podem ocorrer até cerca de 20 dias antes ou depois do ato realizado para recebimento da indulgência plenária.

É conveniente que a comunhão e a oração sejam feitas no mesmo dia do ato com o qual se lucra a indulgência.

Uma confissão sacramental é suficiente para várias indulgências plenárias. Porém, para cada indulgência plenária é necessária uma recepção da eucaristia e uma oração pelas intenções do papa.

 

800 anos: São Francisco e o Milagre do Primeiro Presépio

Previous article

Lindo Poema Natalino de Santo Afonso Maria de Ligório

Next article

You may also like

More in Liturgia

Comments

Comments are closed.