Credo Apostólico = Símbolo dos Apóstolos = Credo
Por que Creio em Deus? Desde quando creio em Deus?
Os primeiros cristãos eram mortos por essa fé. Atualmente os cristãos são os mais perseguidos e mortos do que qualquer outra religião. Santo Estevão foi o primeiro mártir da Igreja. (At 7, 54-59)
Como sustento o CREDO que professo?
“Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.”
Quem diz “creio”, diz “dou minha adesão àquilo que nós cremos”. A comunhão na fé precisa de uma linguagem comum da fé, normativa para todos e que una na mesma confissão de fé. Estas sínteses chamam-se “ profissões de fé” pois resumem a fé que os cristãos professam. Chama-se CREDO em razão da primeira palavra com que começam: “Creio”. Denomina-se também “Símbolo da fé” pois é a coletânea das principais verdades da fé.
“O símbolo está, pois, dividido em três partes: “Primeiro, fala-se da primeira Pessoa divina e da obra admirável da criação; em seguida, da segunda Pessoa divina e do Mistério da Redenção dos homens; finalmente, da terceira Pessoa divina, fonte e princípio de nossa santificação”. Esses são “os três capítulos de nosso selo (batismal)”. CIC 190
CREIO EM DEUS PAI
Nossa profissão de fé começa com Deus, pois Deus é “o Primeiro e o Último” (Is 44,6). Começo e fim de tudo. O Pai é a primeira pessoa Divina da Santíssima Trindade. Nosso Símbolo começa pela criação do céu e da terra, porque a criação é o começo e o fundamento de todas as obras de Deus.
A fé em Deus leva-nos a voltar-nos só para Ele como nossa origem e fim, e a nada preferir a Ele, nem substituí-Lo por nada.
- Tenho vivido como se Deus realmente fosse insubstituível na minha vida?
Ao revelar-se, Deus permanece Mistério inefável: “Se o compreendesses, ele não seria Deus “. (Santo Agostinho)
O Deus da nossa fé revelou-se como “Aquele que é”. Deu-se a conhecer como “cheio de amor e fidelidade” (Ex 34,6). O Seu próprio Ser é verdade e amor. Amor este que é libertador e nos leva a viver dignamente como filhos.
TODO-PODEROSO
De todos os atributos divinos, só a onipotência de Deus é mencionada no Símbolo: confessá-la é de grande importância para a nossa vida. Nós cremos que ela é universal, pois Deus que criou tudo, governa tudo e pode tudo; é também amor pois Deus é nosso Pai, e é misericórdia, pois somente a fé é capaz de discerni-la “pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder “ (2 Cor 12,9).
Deus manifesta a sua onipotência convertendo-nos dos nossos pecados e restabelecendo-nos na sua amizade pela graça. Se não cremos que o amor de Deus é Todo-Poderoso, como crer que o Pai pôde nos criar, o Filho remir-nos e o Espírito Santo, santificar-nos?
CRIADOR
Só Deus criou o universo, livremente, diretamente, sem nenhuma ajuda, a partir do nada.
- Podemos criar algo do nada? Não! Nenhuma criatura tem o poder infinito que é necessário para “criar”.
- Por que Deus criou o mundo? Deus criou o mundo para manifestar e para comunicar a sua glória; para que as suas criaturas participem da sua verdade, da sua bondade e da sua beleza. É a glória para qual Deus nos criou.
- Dizemo-nos donos do nosso corpo, “meu corpo, minhas regras”, mas nem sequer somos capazes de controlar uma dor de barriga.
EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR
O nome de Jesus significa em hebraico “Deus salva”. Jesus nasceu da Virgem Maria “para salvar o povo dos seus pecados” (Mt 1,21). “Não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12).
Cristo significa “Ungido”, “Messias”. Jesus é o Cristo pois “Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder” (At 10,38).
O nome Senhor designa soberania divina. Confessar ou invocar Jesus como Senhor é crer na Sua divindade. “Ninguém pode dizer ‘Jesus é o Senhor’ a não ser no Espírito Santo” (1 Cor 12,3).
Filho de Deus significa a relação única e eterna de Jesus Cristo com Deus seu Pai: Ele é o Filho Único do Pai e o próprio Deus.
- Tenho vivido como se Jesus realmente fosse meu único Senhor? Tenho colocado minha fé em superstições, ou deixado de estar na presença de Jesus por quaisquer motivos?
QUE FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, NASCEU DA VIRGEM MARIA
O verbo se fez carne para salvar-nos reconciliando-nos com Deus: “Foi Ele que nos amou e enviou-nos Seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados” (1 Jo 4,10). “O Pai enviou Seu Filho como Salvador do mundo” (1 Jo 4,14).
Jesus possui duas naturezas: a divina e a humana, unidas na única Pessoa do Filho de Deus. A encarnação é portanto, o Mistério da admirável união das naturezas.
Ao ser concebido como homem no seio da Virgem Maria, o Filho Único do Pai é Cristo, isto é , ungido pelo Espírito Santo, “Deus o ungiu com o Espírito Santo e com Poder (At 10, 38).
- Maria é Imaculada, permaneceu Virgem: Lc 1, 34-35 “Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus.”
PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO
- Por que Jesus foi crucificado, morto e sepultado?
“Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras” (1 Cor 15,3).
A nossa salvação deriva da iniciativa de amor de Deus para conosco. “Foi ele quem nos amou e enviou Seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados” (1 Jo 4, 10).
“Foi Deus que em Cristo reconciliou o mundo consigo” (2 Cor 5, 19).
Nisto consiste a redenção de Cristo: Ele “veio dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt 20,28), isto é, “amar aos seus até o fim” (Jo 13,1), para que “sejais libertos da vida fútil que herdastes dos vossos pais” (1 Pd 1, 18).
MORTO E SEPULTADO
“Estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos” (Ap 1,18)
Durante a permanência de Cristo no túmulo, Sua Pessoa Divina continuou a assumir tanto a sua alma como o corpo, embora separados entre si pela morte. Por isso o corpo de Cristo morto “não viu a corrupção” (At 12,37), ou seja, não “apodreceu”.
DESCEU À MANSÃO DOS MORTOS, RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA
“Jesus desceu às profundezas da terra. Aquele que desceu é também Aquele que subiu.” (Ef 4, 9-10). Jesus morreu realmente, e pela sua morte por nós, venceu a morte e o diabo.
O Cristo morto, na sua alma unida à sua pessoa divina, desceu à morada dos Mortos. Abriu as portas do Céu aos justos que o haviam precedido.
O sepulcro vazio foi o primeiro passo rumo ao reconhecimento do fato da Ressurreição. Isso significa que o Corpo de Cristo escapou às correntes da morte e da corrupção pelo poder de Deus.
SUBIU AOS CÉUS, ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS PAI TODO-PODEROSO
“E o Senhor Jesus, depois de ter-lhes falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus”. (Mc 16,19). A Ascensão de Cristo assinala a entrada definitiva da humanidade Jesus no domínio celeste de Deus, donde voltará.
- E Jesus está lá à direita do Pai sem influenciar nada mais, somente aguardando o momento da Sua segunda vinda? Não! Tendo entrado uma vez por todas no santuário do céu, Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo.
DONDE HÁ DE VIR A JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS
No dia do juízo por ocasião do fim do mundo, Cristo virá em Sua Glória para realizar o triunfo definitivo do bem sobre o mal, os quais, como o trigo e o joio, terão crescido juntos ao longo da história. Ele revelará a disposição secreta dos corações e retribuirá a cada um segundo suas obras e segundo tiver acolhido ou rejeitado sua Graça (Mt 13, 24-30.37-43).
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
Crer no Espírito Santo é professar que Ele é uma das Pessoas da Santíssima Trindade.
“Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.” (At 2, 1-4)
“Então Jesus se aproximou, e falou: «Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. 19 Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28, 19-20).
Deus enviou Seu Filho através da ação do Espírito Santo realizado em Maria. O Espírito Santo que Cristo derrama sobre nós, constrói, anima, santifica a Igreja.
NA SANTA IGREJA CATÓLICA
“Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.»” (Mt 16, 18-19).
Crer que a Igreja é santa e católica, e que ela é una e apostólica, é inseparável da fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. A palavra Igreja significa convocação. Designa a assembléia daqueles que a Palavra de Deus convoca para formarem o Povo de Deus e que, alimentados pelo Corpo de Cristo, se tornam o Corpo Dele. Ela é caminho e finalidade do desígnio de Deus, fundada pelas palavras e atos de Jesus Cristo.
A Igreja é Corpo Místico de Cristo, ela é o sacramento da salvação, o sinal e o instrumento da Comunhão de Deus e dos homens. Ela é o povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo do Espírito Santo. Para anunciar a fé e para implantar o Seu Reino, Cristo envia seus apóstolos e sucessores. De Cristo recebem o poder de agir em seu nome.
“21 Jesus disse de novo para eles: A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.» 22 Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo. 23 Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.” (Jo 20, 21-23)
- Estou disposto a seguir com obediência o que a Igreja propõe? Ou sou como os discípulos que achavam as palavras de Jesus muito duras e o abandonaram?
NA COMUNHÃO DOS SANTOS
O que é a Igreja senão a comunhão de todos os Santos? Cremos na comunhão de todos os fiéis de Cristo, dos que são peregrinos na terra (Igreja Militante), dos defuntos que estão terminando sua purificação (Igreja Padecente), dos bem-aventurados do Céu (Igreja Triunfante), formando todos juntos uma só Igreja, e cremos que nesta comunhão, o amor misericordioso de Deus e dos seus Santos está sempre à escuta das nossas orações.
NA REMISSÃO DOS PECADOS
O Símbolo dos Apóstolos correlaciona a fé no perdão dos pecados com a fé no Espírito Santo, mas também com a fé na Igreja e na comunhão dos Santos. Cristo ressuscitado confiou à Igreja, através dos Apóstolos (presbíteros), o poder de perdoar os pecados quando lhes deu o Espírito Santo. (João 20, 23). O Batismo é o primeiro e principal Sacramento para o perdão dos pecados. A Igreja possui o poder de perdoar os pecados dos batizados no Sacramento da Penitência.
NA RESSURREIÇÃO DA CARNE
“Se o Espírito Daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, Aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos dará vida também aos vossos corpos mortais, mediante o Seu Espírito que habita em vós”. (Rm 8, 11)
O termo carne designa o homem na sua condição de fraqueza e de mortalidade. A ressurreição da carne significa que após a morte não haverá somente vida da alma imortal, mas que mesmo os nossos corpos mortais readquirirão vida.
- Meu corpo tem sido Templo do Espírito Santo?
NA VIDA ETERNA
Os que morreram na Graça de Deus e não estão totalmente purificados, passam por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria de Deus. No fim dos tempos, o Reino de Deus chegará à sua plenitude. Então os justos reinarão com Cristo para sempre, glorificados em corpo e alma, e o próprio universo material será transformado. Então será tudo em todos. (1 Cor 15, 28) na Vida Eterna. (Ap 7, 13-16)
AMÉM
Crer é dizer Amém. O próprio Cristo é o Amém. (Ap 3, 14)
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