Santos

Novena e Meditações da Vida de Santa Teresinha

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

A tradição da Novena das Rosas  de Santa Teresinha está relacionada a uma promessa que ela fez, antes de morrer, e que está anotada em seu livro autobiográfico ‘História de uma alma’: 

“Depois da minha morte, farei cair do Céu uma chuva de rosas”.

“Quero passar o Céu, a fazer bem sobre a Terra. Não olharei para as almas somente, mas hei de descer para junto delas. Vai começar a minha missão, que é ensinar os homens a amar a Deus como eu o amo. Só descansarei no fim do mundo guando estiver completo o número dos eleitos. Nunca é demasiada a confiança que se deposita em Deus, Infinitamente Bom e Misericordioso. Ninguém me invocará, sem receber resposta”.

Receber uma rosa de Santa Teresinha, é ter a certeza de que Ela ouviu as suas preces e estará intercedendo por você.

Leia mais:

Esta novena pode ser iniciada em qualquer dia do ano.

  1. Inicie com o sinal-da-cruz
  2. Leia a meditação do dia
  3. Oração para todos os dias
  4. Reze 24 vezes o Glória ao Pai

Oração para todos os dias: Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo: eu vos agradeço por todas as graças com que enriqueceste a vida de vossa serva, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, nestes 24 anos que passou na terra. E pelos méritos de tão querida santinha, concedei-me a graça que ardentemente vos peço … (fale qual é), se for conforme a Vossa Santíssima Vontade e para a salvação de minha alma (ou da pessoa por quem está rezando). Ajudai minha fé e minha esperança, Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ficareis no Céu a fazer o bem na terra, permitindo que eu ganhe um rosa em sinal de que alcançarei a graça
pedida.

REZAR 24 VEZES, POR CADA ANO DE SANTA TERESINHA NA TERRA: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo como era no princípio, agora e sempre. Amém.”

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por mim (ou o nome da pessoa por quem está intercedendo).

1º DIA

SANTA TERESINHA DOUTORA E AMANTE DA IGREJA, NESTE DIA REZEMOS PELOS QUE EXERCEM O MINISTÉRIO SACERDOTAL, PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO E PELAS INTENÇÕES DO CORAÇÃO DO SANTO PADRE.

Teresa nasceu em Alençon (França) em 1873. Menina bela, filha de Louis Martin e Zélie Guérin, ela cultivou desde criança o desejo de consagrar-se a Deus. Isso foi motivo de alegria para a mãe e desgosto para o tio, Isidore Guérin, que se tornaria, mais tarde, seu tutor.

Teresa sempre cultivou uma profunda admiração pelas coisas e atitudes simples. Isso a ajudou nos momentos mais difíceis, como em 1877 com a morte de sua mãe e a mudança do pai para a cidade de Lisieux, também na França. Na ausência da mãe, Teresa se apegou a irmã, Pauline, que logo depois ingressou no Carmelo. A saúde de Teresa foi debilitando-se. A família tradicionalmente católica roga a Imaculada Conceição para que interceda a favor da cura de Teresa. Sua recuperação foi milagrosa. Mesmo com a pouca idade, Teresa decide entrar no Carmelo como a irmã. Ela vai ao encontro do papa Leão XIII, buscando uma dispensa especial para ingressar na comunidade religiosa. Aberta a exceção, Teresa ingressou no Carmelo em 9 de abril de 1888, assumindo o nome de Teresa do Menino Jesus.

2º DIA

SANTA TERESINHA PADROEIRA DAS MISSÕES, NESTE DIA REZEMOS PELOS MISSIONÁRIOS ESPALHADOS NO MUNDO INTEIRO E SUAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E MATERIAIS

Fez sua profissão religiosa em 8 de setembro de 1890, tomando definitivamente o nome de Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face (Thérèse de l’Enfant Jesus et de la Sainte Face). Em muitas partes do mundo ficou conhecida como Teresa de Liseux ou Santa Teresinha do Menino Jesus, como é o caso do Brasil. Sua vida espiritual consistiu em cumprir a vontade de Jesus mediante o exercício da humildade e da ascese, renúncia do prazer. Ela se entregou por completo ao que ela denominou de “Pequena Via”, deixando-se abandonar nos braços de Jesus para que Ele a conduzisse na mais fina simplicidade e confiança. No seu conhecido livro, “História de uma alma”, publicado em 1898, afirmou que “o amor de Nosso Senhor se manifesta tanto na alma mais simples, que não coloca nenhuma resistência a sua graça, quanto na alma mais sublime”. Com apenas 24 anos de idade, morreu na cidade de Lisieux em 30 de setembro de 1897. Em 17 de maio de 1925, foi canonizada pelo papa Pio XI, o mesmo que dois anos mais tarde a declarou Patrona Universal das Missões Católicas. Foi declarada Doutora da Igreja em 19 de outubro de 1997 pelo papa João Paulo II.

3º DIA

SANTA TERESINHA QUE TEVE UMA VIDA DE SACRIFÍCIOS PELAS ALMAS, NESTE DIA REZEMOS PELOS CRISTÃOS QUE SÃO PERSEGUIDOS E MARTIRIZADOS POR SUA FIDELIDADE E AMOR A CRISTO

4 LIÇÕES DA JOVEM CARMELITA

Toda caminhada começa com o se reconhecer, ou seja, conhecer novamente a si próprio, e essa é a primeira lição de Santa Teresinha, reconhecer a própria fraqueza, limitações e pequenez, que indica por qual caminho seguir e insere na verdade, no lugar certo que se deve estar.

O segundo passo é entender que a santidade é possível, afinal Deus não poderia nos inspirar desejos irrealizáveis. E por isso, desejar a felicidade que não passa e a eternidade; portanto, não parar nas imperfeições, mas aceitar-se como é e lançar-se nos braços misericordiosos do Pai.

Teresinha, ainda ensina que as feridas não são determinantes para o futuro. Esta é a terceira lição: entender quão amados somos por Deus, e Ele, como médico dos médicos, não só trata como ainda dá sentido às feridas.

A quarta e última lição, não menos importante, nos faz aprender o valor do tempo presente, como assim o chamamos, é um presente. É a única oportunidade para acertar, mas também parar corrigir e pedir perdão a
Deus e aos irmãos, pelos erros cometidos até aqui.

Que Santa Teresa, com sua simplicidade, contemplação, vida de oração e exemplo, continue a nos ensinar lições com estas, as quais nos motivem e acreditar na certeza do céu, nessa aventura de viver de amar.

4º DIA

SANTA TERESINHA QUE VIVEU EM UMA FAMÍLIA SANTA, NESTE DIA REZEMOS PELA UNIÃO E SANTIFICAÇÃO DAS FAMÍLIAS

Ela nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, França, com o nome de Marie-Françoise-Thérèse Martin. Terezinha teve uma vida relativamente curta, morrendo aos 24 anos de idade, em 30 de setembro de 1897, de tuberculose. No entanto, sua curta vida foi marcada por sua profunda espiritualidade, amor a Deus e desejo de servir a Ele.

Ela entrou no Carmelo de Lisieux aos 15 anos, onde viveu uma vida de contemplação e oração, dedicando-se à vida monástica. O “pequeno caminho” de Santa Terezinha, como ela o chamava, era um caminho de simplicidade e humildade. Ela acreditava que mesmo as tarefas mais mundanas e aparentemente insignificantes poderiam ser oferecidas a Deus com amor e devoção. Sua espiritualidade era centrada na confiança absoluta em Deus e no amor misericordioso de Cristo.

5º DIA

SANTA TERESINHA PADROEIRA DOS JOVENS NA VOCAÇÃO, REZEMOS PELOS JOVENS DO MUNDO INTEIRO

Ela foi canonizada pelo Papa Pio XI em 1925 e é considerada a padroeira dos missionários, das missões e das pessoas que buscam confiar na Providência Divina. Além disso, suas escrituras espirituais, conhecidas como “História de uma Alma”, têm sido uma fonte de inspiração para muitos fiéis e líderes religiosos ao longo dos anos. Santa Terezinha do Menino Jesus é lembrada por sua devoção sincera, simplicidade e amor a Deus, e seu legado continua a influenciar e inspirar pessoas em todo o mundo que buscam uma relação mais profunda com a espiritualidade e a fé cristã.

6º DIA

SANTA TERESINHA QUE FOI CURADA PELO SORRISO DE MARIA,  NESTE DIA REZEMOS PELOS QUE SOFREM DE DEPRESSÃO, PELOS QUE VIVEM OPRIMIDOS E SEM SENTIDO DE VIDA

Santa Terezinha do Menino Jesus é uma das santas mais populares e amplamente reverenciadas em todo o mundo. Suas relíquias são visitadas por milhões de peregrinos todos os anos na Basílica de Santa Terezinha, localizada em Lisieux, França.

Em 1997, o Papa João Paulo II a proclamou Doutora da Igreja, tornando-a uma das poucas mulheres a receber essa honra na história da Igreja Católica. Isso reconheceu a profundidade de sua espiritualidade e sua influência duradoura na teologia católica.

Santa Terezinha é frequentemente chamada de “Pequena Flor” ou “Florzinha” devido ao simbolismo das rosas em sua vida. Ela prometeu “fazer cair uma chuva de rosas do céu” após sua morte, e muitos relataram graças e bênçãos especiais associadas a rosas após pedirem sua intercessão.

Teresinha sentiu sua vocação religiosa desde muito jovem. Aos 14 anos, ela pediu ao Papa Leão XIII permissão para entrar no convento carmelita, apesar de sua idade, e sua determinação levou à sua entrada precoce no convento.

7º DIA

SANTA TERESINHA APAIXONADA POR JESUS, NESTE DIA REZEMOS PARA QUE TODOS TENHAM UM CORAÇÃO INFLAMADO DE AMOR A CRISTO

Santa Terezinha é autora do famoso livro “História de uma Alma”, que é uma
autobiografia espiritual que descreve sua jornada espiritual e sua devoção ao “pequeno caminho” de confiança e amor a Deus. Este livro tornou-se uma obra clássica da literatura espiritual.

O Papa Francisco é conhecido por sua devoção a Santa Terezinha e frequentemente a menciona em seus discursos e homilias. Ele visitou Lisieux em 2015 e destacou a importância do “pequeno caminho” de Terezinha para os tempos atuais.

Santa Terezinha é frequentemente considerada a padroeira das missões e dos missionários devido à sua aspiração de ser missionária mesmo sem sair do convento e sua intercessão em nome daqueles que realizam trabalho missionário.

Sua devoção se espalhou por todo o mundo, e muitas igrejas, escolas e organizações católicas têm sido nomeadas em sua honra.

O dia de festa de Santa Terezinha é celebrado em 1º de outubro, e muitos fiéis ao redor do mundo participam de celebrações e missas em sua homenagem.

8º DIA

SANTA TERESINHA PRÓXIMA DOS PRISIONEIROS, REZEMOS POR  TODOS OS ENCARCERADOS E PELOS QUE SE ENCONTRAM PRESOS EM SI MESMO, PELO PECADO

Durante sua vida Santa Teresinha escreveu a pedido de sua irmã três manuscritos, que são sua autobiografia. Eles foram publicados em 1898 com o nome “História de uma Alma”, sendo que o livro tornou-se um campeão de leituras e se encontra entre os maiores best sellers da literatura mundial.

Em seus textos, Santa Teresinha nos ensina sobre teologia com profunda simplicidade e nos mostra sua pequena via, que seria um caminho de santidade que tem as pequenas coisas e nos atos singelos do cotidiano a produção de frutos de santidade, desde que sejam feitos com amor. Ela afirmava que não tinha forças para realizar as grandes obras dos santos mais conhecidos da Igreja Católica, por isso fazia com humildade as pequenas coisas. Pois são nessas pequenas obras que consistia a sua santidade: “Pegar um alfinete caído no chão, com amor, produz fruto de santidade”.

9º DIA

SANTA TERESINHA SOLIDÁRIA AOS INCRÉDULOS, REZEMOS PELOS QUE NÃO CRÊEM, NÃO ESPERAM E NÃO CONFIAM EM DEUS

ORAÇÃO A SANTA TERESA DO MENINO JESUS

“Ó Santa Teresinha, branca e mimosa flor de Jesus e Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com vosso suave perfume, chamai-nos e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho da renúncia, do abandono e do amor. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para nosso Pai do céu.

Não permitais que o ofendamos com o pecado. Socorrei-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, especialmente a graça que estamos precisando agora, (fazer o pedido). Lembrai-vos ó Santa Teresinha, que prometestes passar vosso céu fazendo o bem a terra, sem descanso, até ver completo o numero de eleitos.

Cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu, ao vosso lado, contando as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus. Amém”

Frases e Ensinamentos de São Pio de Pietrelcina – 23 de Setembro

Previous article

Jesus Crucificado: o Grande Livro de São Tomás, Santo Agostinho, São Boaventura, Santo Afonso

Next article

Você também pode gostar de

More in Santos

Comentários

Comentários estão desativados