Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ato de Contrição: Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos Ter ofendido; pesa-me também de Ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amém.
Oração inicial: Deus todo-poderoso e eterno, bendito e louvado sejais por toda a eternidade, e que todos os Anjos e homens, por Vós criados, Vos adorem, Vos amem e Vos sirvam, ó Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal!
E vós, Maria, Rainha de todos os Anjos, aceitai benignamente as nossas súplicas dirigidas aos vossos servos e apresentai-as junto do trono do Altíssimo, vós que sois a onipotência suplicante e medianeira das graças, a fim de obtermos graça, salvação e auxílio. Amém.
São Miguel Arcanjo, vós sois o Príncipe das milícias celestiais, o vencedor do dragão infernal; vós recebestes de Deus a força e o poder para aniquilar por meio da humildade o orgulho dos poderes das trevas. Nós vos imploramos: suscitai em nós a autêntica humildade do coração, a fidelidade inquebrantável para cumprirmos sempre a vontade de Deus, a força no sofrimento e nas necessidades. Ajudai-nos a subsistir diante do tribunal de Deus.
São Gabriel Arcanjo, vós sois o anjo da Encarnação, o mensageiro fiel de Deus. Abri os nossos ouvidos para captarmos até os mínimos sinais e chamados do Coração amantíssimo de nosso Senhor. Permanecei sempre diante de nossos olhos, imploramo-vos, para compreendermos corretamente a Palavra de Deus, para a seguirmos e a ela obedecermos, de modo a cumprir aquilo que Deus quer de nós. Fazei-nos vigilantes na espera do Senhor, para que não nos encontre adormecidos quando chegar.
São Rafael Arcanjo, vós sois o mensageiro do amor de Deus. Nós vos imploramos: feri nosso coração com amor ardente por Deus e não deixeis que essa ferida se feche jamais, para que permaneçamos no caminho do amor em nossa vida diária e vençamos todos os obstáculos pela força deste amor.
Ajudai-nos, grandes irmãos e santos, servidores como nós diante de Deus. Protegei-nos de nós mesmos, da nossa covardia e tibieza, do nosso egoísmo e avareza, da nossa inveja e desconfiança, da nossa autossuficiência e comodidade, do nosso desejo de ser apreciados. Desatai-nos dos laços do pecado e de toda amarra ao mundo. Soltai a venda que nós mesmos atamos sobre os nossos olhos para dispensar-nos de ver a miséria que nos rodeia e podermos olhar o nosso próprio eu sem nos incomodarmos. Cravai em nosso coração o aguilhão da santa inquietação de Deus, para que não cessemos jamais de buscá-Lo com paixão, contrição e amor. Buscai em nós o Sangue de Nosso Senhor que se derramou por nós. Buscai em nós as lágrimas de nossa Rainha vertidas por nossa causa. Buscai em nós a imagem de Deus destroçada, borrada, deteriorada; a imagem de Deus a que Ele próprio quis nos criar por amor. Ajudai-nos a reconhecer a Deus, a adorá-Lo, amá-Lo e servi-Lo. Ajudai-nos na luta contra os poderes das trevas que nos rodeiam e nos oprimem traiçoeiramente. Ajudai-nos para que nenhum de nós se perca e para que, um dia, em júbilo, possamos nos reunir na felicidade eterna. Amém.
(Dizem-se agora as intenções da novena.)
São Miguel, lutai ao nosso lado com vossos anjos; ajudai-nos e rogai por nós. Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.
São Rafael, lutai ao nosso lado com vossos anjos; ajudai-nos e rogai por nós. Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.
São Gabriel, lutai ao nosso lado com vossos anjos; ajudai-nos e rogai por nós. Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.
Amém.
Comentários