Conheça e reze com fé a Novena a São Sebastião.
São Sebastião é um dos mártires mais venerados da Igreja Católica, foi soldado do exército romano, viveu no século III e, mesmo em meio às perseguições, não renunciou à sua fé, oferecendo a própria vida por amor a Jesus.
Por sua firmeza espiritual e intercessão poderosa, São Sebastião é invocado como padroeiro contra as epidemias, a peste e as doenças contagiosas, além de ser padroeiro dos soldados, arqueiros e atletas.
Ao iniciar esta Novena a São Sebastião, coloquemo-nos em atitude de confiança e oração, pedindo que, por sua intercessão, sejamos fortalecidos na fé, protegidos dos males do corpo e da alma e perseverantes no seguimento de Cristo.
Esta Novena a São Sebastião é tradicionalmente rezada de 11 a 19 de Janeiro, mas pode ser rezada a qualquer data do ano.
Como rezar
-Inicie rezando: Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.
-Faça a leitura bíblica indicada para cada dia da Novena.
-Meditação para cada dia da Novena
-Oração para cada dia da Novena
-Oração final para todos os dias da Novena: Ó glorioso mártir, são Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido) . Por Cristo nosso Senhor. Amém. Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
🙏 Clique aqui e receba orações, reflexões e novidades do SITE CATÓLICO no seu whatsapp!
📖 Quer ter uma experiência profunda do Amor de Deus através da Palavra? Clique aqui e receba o Evangelho do dia e uma breve reflexão feita por padres.
PRIMEIRO DIA DA NOVENA A SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião: verdadeiro adorador vivo de Deus
Leitura bíblica: “Eu sou o primeiro e sou também o ultimo, fora de mim não existe Deus” (ls44,6b).
“Vou seguir o caminho da inocência: quando virás a mim? Caminharei com coração integro, na minha família e na minha casa” (Sl 101,2)
O exemplo de São Sebastião: No tempo em que viveu Sebastião, declarar-se cristão era assinar a sua condenação à morte.
Ele fora criado por uma mãe temente a Deus, na religião cristã; soube permanecer firme na fé e dar sua vida por ela. Um mártir é sempre uma testemunha, e seu exemplo é a afirmação da fé perante as pessoas.
Contrariando as expectativas dos algozes, o mártir começa a ser admirado, venerado, e a sua memoria se perpetuará para sempre, como aconteceu com Sebastião e outros santos.
Oração do dia: Ó glorioso mártir, são Sebastião, que, para vos conservar fiel à fé de vosso batismo, enfrentastes a mais cruel perseguição e derramastes vosso sangue, alcançai-nos a graça de permanecermos fiéis às promessas do nosso batismo e que nunca nos acovardemos em professar a nossa fé. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
São Sebastião, confessor da fé, rogai por nós.
-
Leia mais:
SEGUNDO DIA DA NOVENA A SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião: pregador do Reino de Deus
Leitura bíblica: “Proclamo com isenção de ânimo as virtudes que Deus, desde o principio, colocou em suas obras com verdade anuncio o seu conhecimento” (Eclo 16,25b).
“Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas”. O fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que promovem a paz” (Tg2,1 e3,18)
O exemplo de são Sebastião: São Sebastião foi um anunciador da Boa-Nova, um trabalhador da fé e um apaixonado pela Palavra viva de Deus . Aproveita-se de suas frequentes visitas às prisões para pregar o Evangelho e fazer novos seguidores de Cristo.
Em uma dessas visitas, enquanto falava do Reino de Deus, a mulher do carcereiro, que era muda, começou a louvar a deus. Diante desse milagre, o carcereiro, sua mulher Zoé e muitos dos presentes se converteram ao cristianismo.
Oração do dia: Ó glorioso mártir, são Sebastião, que fostes um apaixonado pelo Evangelho de Cristo Jesus e um batalhador da fé, suscitai, na nossa comunidade, zelosos missionários do Reino de Deus, para que Cristo seja mais bem conhecido e amado. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
São Sebastião, anunciador do Reino de Deus, rogai por nós.
TERCEIRO DIA DA NOVENA A SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião: fortaleza de Deus
Leitura bíblica: “Eu te amo, Senhor, mina força, senhor, meu rochedo, minha fortaleza, meu libertador; meu Deus, minha rocha, na qual meu refugio; meu escudo e baluarte, minha poderosa salvação” (Sl 18,2-3).
O exemplo de são Sebastião: São Sebastião, durante o seu peregrinar sobre esta terra, foi exemplo de firmeza em seus propósitos. Nunca vacilou, mesmo diante de ameaças e, a exemplo do seu divino Mestre, não abriu a boca para se queixar enquanto era açoitado e flagelado.
Firme em sua fé como fortaleza, confirmava os cristãos fracos e vacilantes, como fez com os nobres irmãos romanos, Marcos e Marcelino.
Oração do dia: Ó glorioso mártir, são Sebastião, que fostes exemplo de firmeza e de coragem, incansável em trazer novos irmãos à fé em Jesus, em animar e encorajar os cristãos vacilantes, sustentai a nossa fé nos momentos de dúvida e de tentação .
Alcançai-nos de Deus a graça de nunca renegarmos a fé e de servirmos somente a ele, nosso Deus e senhor. Amém.
São Sebastião, testemunho de fortaleza, rogai por nós.
QUARTO DIA DA NOVENA A SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião: defensor dos perseguidos e injustiçados
Leitura bíblica: “Não tenhas medo que fui eu quem te resgatou, chamei-te pelo próprio nome, tu és meu” (ls 43,1b)”Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação.
Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que , com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição” (2Cor 1,3-4).
O exemplo de são Sebastião: São Sebastião, por sua lealdade e fidelidade, foi nomeado capitão da guarda pessoal do imperador. Serviu-se de sua posição para ajudar os pobres, os perseguidos e os injustiçados.
Em consequência da feroz perseguição desencadeada pelo imperador Diocleciano, milhares de cristãos foram lançados nas prisões e tiveram seus bens confiscados. Um grande numero deles foi martirizado e tantos outros ficaram pobres.
São Sebastião, além de confortar e encorajar os presos , dedicava-se a amparar viúvas, órfãos e os pobres de sua comunidade; reprovava aberta e publicamente a injusta perseguição contra os cristãos.
Oração do dia: Ó glorioso mártir, são Sebastião, que vos fizeste defensor dos perseguidos e injustiçados, olhai completamente a quantos são marginalizados, perseguidos e abandonados.
Obtende-nos de Deus a graça de não fecharmos o coração e a mão a quantos solicitarem a nossa ajuda. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
São Sebastião, defensor dos perseguidos e injustiçados, rogai por nós.
QUINTO DIA DA NOVENA A SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião : perfeito soldado e patrono dos militares
Leitura bíblica: “Alguns soldados também lhe perguntaram: ‘E nós, que devemos fazer?’ João respondeu: ‘Não maltrateis a ninguém, nem tomeis dinheiro à força; não façais denuncias falsas e contentai-vos com vosso salário’” (Lc 3,14).
O exemplo de são Sebastião: Sebastião era um jovem de bela aparência e de educação primorosa, dedicado e cumpridor de seus deveres. Em pouco tempo, granjeou a estima e a confiança de sus chefes e do próprio imperador, sendo logo nomeado capitão da guarda pretoriana.
Mas a vida militar não o desviou dos deveres cristãos. Comprometido com a pátria e com o imperador, não se esquecia de que seu compromisso maior era com cristo, seu Rei e Senhor.
Por isso, não pensou das vezes em renunciar às perspectivas de uma gloriosa carreira militar, para sacrificar sua vida pela fé que professava. Por sua bravura e coragem, são Sebastião é considerado o patrono dos militares.
Oração do dia: Ó glorioso mártir, são Sebastião, que soubeste conciliar vossos compromissos de soldado com as normas evangélicas, protegei nossos soldados, empenhados na defesa do território nacional, na segurança e na salvaguarda dos direitos dos cidadãos.
Amparai-os e ajudai-os na luta contra o poder paralelo, contra o crime organizado e as forças do mal, até a vitória final. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
São Sebastião, patrono dos militares, rogai por nós.
SEXTO DIA DA NOVENA A SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião: protetor de nossas cidades e paróquias
Leitura bíblica: “A multidão dos fieis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum”. “Entre eles ninguém passava necessidade…”(At 4,32.34).
O exemplo de são Sebastião: São Sebastião, a partir de seu martírio, foi venerado e amado primeiramente pela comunidade romana e aos poucos foi se tornando popular no mundo todo.
Em sua honra foram erguidas igrejas e muitas cidades receberam o seu nome, só no Brasil , mais de 350 paróquias o escolheram como protetor.
Oração do dia: Ó glorioso mártir, são Sebastião , alcançai-nos de Deus a graça de imitar vossas virtudes, especialmente a coragem que vos levou a enfrentar o martírio.
Encorajai, são Sebastião, as pessoas que perderam o sentido da existência, dando-lhes uma nova razão para viver. Tudo isso vos pedimos em nome da Trindade Santa. Amém.
São Sebastião, protetor de nossas cidades e paróquias, rogai por nós.
SÉTIMO DIA DA NOVENA A SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião: modelo de leigo engajado
Leitura bíblica: “O justo crescerá como palmeira, como o cedro do Líbano se elevará; plantados na casa do senhor, crescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão frutos, serão cheios de seiva e verdejantes, para anunciar quão reto é o senhor: meu rochedo, nele não há injustiça” (Sl 92,13-16)
“Pela obediência à verdade, vos purificastes, para praticar um amor fraterno sem fingimento. Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor. Nascestes de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a palavra de Deus, viva e permanente”(1Pd 1,22-23)
O exemplo de são Sebastião: São Sebastião viveu em tempos de perseguição. Muitos cristãos renegaram sua fé e muitos outros se refugiaram em lugares afastados; mas ele permaneceu com a sua comunidade, auxiliando o bispo de Roma, o papa Fabiano.
Para que São Sebastião pudesse ensinar e propagar o Reino de Deus com mais autoridade, o papa lhe conferiu o subdiaconato, tornando-se um dos ministros da igreja.
Oração do dia: Ó glorioso mártir, são Sebastiao, sustentai a fé e a coragem dos que se dedicam a propagar o Reino de Deus. Fazei que nós nos engajemos na participação ativa da comunidade eclesial.
Não queremos ficar desatentos aos apelos do divino Mestre, mas nos dedicar ao serviço dos irmãos e à propagação da fé. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
São Sebastião, modelo de leigo engajado, rogai por nós.
OITAVO DIA DA NOVENA A SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião: padroeiro da agropecuária e também invocado contra pestes e epidemias
Leitura bíblica: “Aleluia! Louvai o Senhor, pois ele é bom: pois eterno é seu amor”. “Dá o alimento a todo ser vivo: pois eterno é seu amor” (Sl 136,1.25).
O exemplo de são Sebastião: As epidemias, hoje controladas graças ao avanço da medicina e à pratica de normas de higiene, foram sempre flagelos da humanidade.
Basta lembrar a peste negra na Idade Média e a gripe espanhola nas primeiras décadas do século XX, que dizimaram a população da Europa e do mundo todo. O Brasil também sofreu com a peste bubônica e a febre amarela. Diante de tantas aflições, as pessoas recorriam a Deus e a seus santos, pedindo proteção.
Conta-se que no ano 630, uma peste assolava certa cidade da Itália; o povo invocou a proteção de são Sebastião , prometendo-lhe, se cessasse o flagelo, erguer uma igreja em sua honra.
Assim aconteceu e o povo cumpriu a sua promessa. A partir daquele dia, na Itália e no mundo todo, ele passou a ser invocado contra a peste e outras epidemias. Os nossos agricultores e pecuaristas e escolheram como padroeiro e sempre o invocam para que tenham fartas colheitas e sejam afastadas quaisquer pragas do gado.
Oração do dia: São Sebastião das causas difíceis e urgentes, ajudai-nos a chegar junto de Jesus, para que ele afaste de nós os flagelos da peste, da fome ou qualquer enfermidade.
Fazei que não falte chuva nos campos e que a semente lançada na terra produza cem por cento, para que se afaste a terrível ameaça da fome, que ceifa tantas vidas em todo o mundo.
Que nossos lavradores e pecuaristas tenham saúde e alegria, para serem recompensados com o fruto de seu trabalho. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
São Sebastião, padroeiro da agropecuária e também invocado contra a peste e epidemias, rogai por nós.
NONO DIA DA NOVENA A SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião: esperança por um mundo melhor
Leitura bíblica: “Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não tem proporção coma glória que há de ser revelada em nós” (Rm 8,18).
“Não tenhas medo dos sofrimentos que vais passar […] Sê fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida” (Ap 2,10)
O exemplo de são Sebastião: Nesses nove dias da novena, caminhamos com são Sebastião, nosso padroeiro, o grande modelo para todos os cristãos.
Desde seu batismo até seu martírio, foi um exemplo a seguir, um amigo para guardar perto do coração, um irmão em que confiar, um protetor para invocar a todo o momento, especialmente nas horas de amargura e de provação.
São Sebastião santificou-se exercendo uma profissão, em que muitos deixam seduzir pela glória, pela corrupção e pela violência. Nós podemos, sem abandonar o nosso posto, desenvolver com paciência e amor as tarefas do nosso dever cotidiano, alcançar a perfeição e chegar a glória eterna.
A exemplo de São Sebastião, nós também podemos melhorar o mundo, tornando-o menos egoísta, menos violento e mais fraterno.
Oração do dia: Senhor Deus, nosso Pai misericordioso, neste ultimo dia da novena em honra de vosso glorioso mártir são Sebastião, pedimos, por sua intercessão que nos torneis mais generosos e disponíveis para servir a nossos irmãos.
Com a vossa graça e ajuda, queremos trabalhar para que vosso Reino de paz e de fraternidade se espalhe por todo o mundo. Por Cristo Nosso senhor. Amém.
São Sebastião, anunciador de um mundo melhor, rogai por nós.
Fonte: paroquiasaosebastiao.org.br





























Comentários