O que é a Efusão do Espírito Santo?
A Efusão do Espírito Santo é o derramamento abundante do Espírito Santo sobre nós. É a manifestação do próprio Deus agindo no meio do Seu povo, transformando corações e renovando vidas.
Efusão = derramamento, manifestação.
Precisamos pedir a Deus, em nome de Jesus, que cumpra Sua promessa e nos envie o Espírito Santo. E, uma vez recebendo-O, devemos louvá-Lo e bendizê-Lo.
Quem é o Espírito Santo?
O Espírito Santo é Deus. Ele é uma Pessoa da Santíssima Trindade, que:
-
Se relaciona conosco
-
Fala e nos inspira
-
Manifesta o Amor de Deus
-
Age ativamente no mundo hoje
Por que precisamos da Efusão do Espírito Santo?
A Palavra de Deus nos mostra que, sem o Espírito Santo, não conseguimos viver plenamente como cristãos. Veja o que a Bíblia ensina:
Força para testemunhar
Atos 1,8 – “Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem as minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os extremos da terra.”
Não é fácil testemunhar Cristo. Precisamos da força do Espírito Santo.
Ele é a Verdade
Jesus prometeu o Advogado, o Espírito da Verdade, para permanecer conosco:
João 14,15-17 – “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. 16 Então, eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Advogado, para que permaneça com vocês para sempre. 17 Ele é o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele mora com vocês, e estará com vocês.”
Não é fácil reconhecer e seguir a Verdade. Precisamos da assistência do Espírito Santo.
Ele nos recordará
O Espírito Santo nos ensina e recorda tudo o que Jesus disse:
João 14,26 – “Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse.”
Presença ao ouvir a Palavra
Atos 10,44 – “Pedro ainda estava falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a Palavra.“
A Palavra de Deus é viva e eficaz, nos leva à experiência do Espírito Santo.
Batismo no Espírito
Até os que não conheciam a fé receberam o Espírito ao ouvir a Palavra.
Atos 11,15-16 – “Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16 Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vocês serão batizados no Espírito Santo”.
Desejo e sede de Deus
Apocalipse 22,17 – “Quem estiver com sede, venha e receba de graça a água da vida.”
É preciso desejar e pedir a Deus Seu Espírito, como quem tem sede ao buscar água que é vital para nós. O Espírito Santo é Deus agindo no meio de nós hoje. Não está parado, inativo. Mas vivo e vivificante a quem o busca..
Somos templo de Deus
1 Coríntios 6,19 – “Ou vocês não sabem que o seu corpo é templo do Espírito Santo, que está em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês já não pertencem a si mesmos.”
Somos templo do Espírito Santo. Portanto o nosso corpo deve glorificar a Deus e não viver na imoralidade do pecado.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e receba orações, reflexões e novidades diretamente no seu whatsapp!
Quer ter uma experiência profunda do Amor de Deus através da Palavra? Clique aqui, receba o Evangelho do dia e uma breve reflexão feita por padres.
Amor derramado
Romanos 5,5 – “E a esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”
Filhos de Deus
Romanos 8,14 – “Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”
E quando não somos guiados pelo Espírito, somos filhos de quem? O que fazer para ser filho de Deus?
Herança divina
O Espírito Santo é herança de Deus Pai amoroso para cada um de nós, seus filhos:
Gálatas 4,6-7 – “A prova de que vocês são filhos é o fato de que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que clama: Abba, Pai! 7 Portanto, você já não é escravo, mas filho; e se é filho, é também herdeiro por vontade de Deus.O Espírito é prova de que somos filhos e herdeiros de Deus.”
Cheios do Espírito Santo e Seus Frutos
A vida nova no Espírito Santo se manifesta por seus frutos:
-
Amor
-
Alegria
-
Paz
-
Paciência
-
Bondade
-
Benevolência
-
Fé
-
Mansidão
-
Domínio de si
Gálatas 5,13-25 – Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade, 14.porque toda a Lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). 15.Mas, se vos mordeis e vos devorais, vede que não acabeis por vos destruirdes uns aos outros. 16.Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. 17.Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. 18.Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a Lei. 19.Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, 20.idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, 21.invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! 22.Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, 23.brandura, temperança. Contra estas coisas não há Lei. 24.Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. 25.Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito.
Liberdade é não estar preso, obrigado a algo. O mau exercício da liberdade é a libertinagem que é a deturpação da liberdade, que leva a vícios.
Devemos buscar viver segundo o Espírito Santo, querer, buscar intimidade com Ele, ouvi-Lo, deixá-Lo agir. Viver esta Vida Nova, livres do Mal.
Como viver segundo o Espírito Santo
-
Efésios 4,30-32 – 30 Não entristeçam o Espírito Santo, com que Deus marcou vocês para o dia da libertação. 31 Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto, e todo tipo de maldade. 32 Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou a vocês em Cristo.
É preciso uma vida de conversão para manter o Espírito vivo e atuante através de nós.
-
Efésios 5,18 – “Não se embriaguem com vinho, que leva para a libertinagem, mas busquem a plenitude do Espírito.”
Viver no Espírito é ter intimidade com Deus, ouvir Sua voz e permitir que Ele nos conduza. É uma vida de conversão contínua.
Reflexão Final
Pergunte-se hoje:
-
Minhas atitudes são de um filho de Deus?
-
Sou guiado pelo Espírito Santo?
-
Meus frutos são bons frutos?
Peça a Deus a Efusão do Espírito Santo e permita que Ele transforme sua vida!
Comentários