Santos

Como Viver Bem o Advento? Os Santos nos Ensinam

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

Para a Igreja Católica, o início do Tempo do Advento marca o começo de um novo ano litúrgico. E esse período é especial para os cristãos no mundo inteiro, pois é quando eles podem renovar a esperança no Senhor que vem. Ao longo da história, muitos homens e mulheres foram impactados pela graça própria desse período.

São Cirilo de Jerusalém – Anunciar o Reino

São Cirilo de Jerusalém fala que o Advento é um tempo que exala a vinda de Jesus, do pequeno menino e também do rei revestido de glória. “Ele virá, portanto, do alto dos Céus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Virá no fim deste mundo, em sua glória, no último dia. Será então o fim deste mundo criado e o início de um mundo novo”. Por isso, somos chamados a anunciar Cristo com ainda mais intrepidez nesse período.

“Anunciamos o advento de Cristo. Não, porém, um só, mas também o segundo, muito mais glorioso que o primeiro. Aquele revestiu um aspecto de sofrimento; este trará consigo o diadema do reino divino”, diz São Cirilo.

Ele ainda continua: “não nos detemos, portanto, a meditar só no primeiro advento, mas vivemos na esperança do segundo. Assim como aclamamos no primeiro: Bendito o que vem em nome do Senhor, exclamaremos também no segundo”.

São João Paulo II – A Esperança Cristã

São João Paulo II nos fala sobre a beleza e o mistério do Natal. “O mistério do Natal, que daqui a poucos dias reviveremos, garante-nos que Deus é o Emanuel Deus conosco. Por isso nunca nos devemos sentir sozinhos”.

Ele ainda acrescenta que Jesus partilhou a nossa peregrinação na terra, garantindo-nos a consecução daquela alegria e daquela paz, que desejamos do fundo do nosso ser.

“O sentido da esperança cristã, reproposta pelo Advento, é o da expectativa confiante, da disponibilidade laboriosa e da abertura jubilosa ao encontro com o Senhor. Em Belém Ele veio para permanecer conosco para sempre”, ressalta São João Paulo II.

“O Advento mantém viva a expectativa de Cristo, que nos virá visitar com a sua salvação, realizando plenamente o seu Reino de justiça e de paz”.

Por isso, a recordação anual do nascimento do Messias em Belém renova no coração dos crentes a certeza de que Deus é fiel às suas promessas.

Santo Agostinho – Vigiar

Santo Agostinho deixa um aviso importante: “o dia final surpreenderá a quem o último dia de sua vida tiver encontrado despreparado”. Portanto, Agostinho adverte: “todo cristão há de manter-se vigilante, para que a vinda do Senhor não o surpreenda mal preparado”.

Santo Afonso Maria de Ligório – Contemplar a Salvação que Virá

“Almas devotas, contemplai naquela manjedoura, sobre aquela pobre palha o tenro Menino que está a chorar. Vede como é formoso; mirai a luz que irradia, e o amor que respira; esses olhos atiram setas aos corações que desejam, esses gemidos são chamas abrasadoras para os que o amam. No dizer de São Bernado, a própria gruta e as próprias palhas chamam e vos dizem que amais aquele que vos ama, que amais um Deus que é digno de amor infinito, baixou do céu, se fez menino e menino pobre para manifestar o amor que vos tem para cativar por seus sofrimentos e vosso amor.”

Grupo do Evangelho diário. Alimente-se da Palavra de Deus e tenha uma experiência profunda do amor de Deus. Breves meditações feitas por padres para iluminar sua vida. CLIQUE AQUI.

Participe do nosso grupo do whatsapp para receber conteúdo em primeira mão. CLIQUE AQUI.

Coroa do Advento: Para Fazer em Casa e na Catequese

Previous article

O que é o Advento?

Next article

You may also like

More in Santos

Comments

Comments are closed.