Catequese

Os 10 Mandamentos: Caminho para Felicidade Plena

0
10 mandamentos
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Os 10 Mandamentos: Caminho de Vida para Todo Cristão

Os 10 Mandamentos são a base moral da fé cristã e revelam a vontade amorosa de Deus para Seus filhos.

Entregues a Moisés no Sinai, eles permanecem atuais, pois orientam nossos relacionamentos com Deus e com o próximo.

Vivê-los é escolher a verdadeira liberdade, buscando uma vida de santidade, justiça e amor.

No cotidiano, os Mandamentos nos lembram que seguir Cristo é transformar ações, decisões e atitudes em expressão concreta da fé.

O que é necessário para viver os 10 Mandamentos?

Moisés (Êxodo), por volta do ano 1250 a.C., conduz o povo para a libertação do Egito e o leva para o deserto do Sinai. Ali Deus educa o povo em suas leis. Faz uma Aliança com Moisés e lhe dá as tábuas da Lei: Os Dez Mandamentos. 

Para viver os 10 mandamentos são necessárias a humildade e a obediência a Deus.

Quais são os 10 Mandamentos?

Fórmula da Catequética: 

Primeiro: Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.

Segundo: Não invocar o santo nome de Deus em vão.

Terceiro: Santificar os Domingos e festas de guarda.

Quarto: Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).

Quinto: Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).

Sexto: Guardar castidade nas palavras e nas obras.

Sétimo: Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).

Oitavo: Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)

Nono: Guardar castidade nos pensamentos e desejos.

Décimo: Não cobiçar as coisas alheias.

Os 10 Mandamentos na Bíblia

Deuteronômio 4,40:

[40]Observa suas leis e suas prescrições que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e prolongues teus dias para sempre na terra que te dá o Senhor, teu Deus.

Deuteronômio 5,6-21

[6]eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão.

[7]Não terás outro deus diante de mim.

[8]Não farás para ti imagem de escultura representando o que quer que seja do que está em cima no céu, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.

[9]Não te prostrarás diante delas para render-lhes culto, porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e a quarta geração daqueles que me odeiam, [10]mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

[11]Não pronunciarás em vão o nome do Senhor, teu Deus; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tiver pronunciado em vão o seu nome.

[12]Guardarás o dia do sábado e o santificarás, como te ordenou o Senhor, teu Deus. [13]Trabalharás seis dias e neles farás todas as tuas obras; [14]mas no sétimo dia, que é o repouso do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu boi, nem teu jumento, nem teus animais, nem o estrangeiro que vive dentro de teus muros, para que o teu escravo e a tua serva descansem como tu.

[15]Lembra-te de que foste escravo no Egito, de onde a mão forte e o braço poderoso do teu Senhor te tirou. É por isso que o Senhor, teu Deus, te ordenou observasses o dia do sábado.

[16]Honra teu pai e tua mãe, como te mandou o Senhor, para que se prolonguem teus dias e prosperes na terra que te deu o Senhor teu Deus.

[17]Não matarás.

[18]Não cometerás adultério.

[19]Não furtarás.

[20]Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.

[21]Não cobiçarás a mulher de teu próximo. Não cobiçarás sua casa, nem seu campo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.

Levítico 18, 1-3.20-23

1.O Senhor disse a Moisés: 2.“Dize aos israelitas o seguinte: Eu sou o Senhor, vosso Deus. 3.Não procedereis conforme os costumes do Egito onde habitastes, ou de Canaã aonde vos conduzi: não seguireis seus costumes.”

“20.Não dormirás com a mulher de teu próximo, contaminando-te com ela. 21.Não darás nenhum de teus filhos para ser sacrificado a Moloc; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor.*

22.Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação.

23.Não te deitarás com animal algum, para não te contaminares com ele. Uma mu­lher não se prostituirá com um animal: isso é uma abominação.”

Mateus 22,35-40

35.e um deles, doutor da Lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova:

36.“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”.

37.Respondeu Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu o coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito (Dt 6,5).

38.Esse é o maior e o primeiro mandamento.

39.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).

40.Nesses dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas”.

Mateus 5,19-48

[19]Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.

[20]Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus.

[21]Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. [22]Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. [23]Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, [24]deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. [25]Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. [26]Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo.

[27]Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. [28]Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração.[29]Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena. [30]E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena.

[31]Foi também dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.[32]Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério.

[33]Ouvistes ainda o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. [34]Eu, porém, vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus; [35]nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. [36]Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo tornar-se branco ou negro. [37]Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno.

[38]Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. [39]Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. [40]Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. [41]Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. [42]Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado.

[43]Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. [44]Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. [45]Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. [46]Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? [47]Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?

[48]Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito. 

João 13,14-17.34

[14]Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. [15]Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós.

[16]Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou.

[17]Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes.

[34]Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.

Os 10 Mandamentos no Catecismo da Igreja Católica

Confira os 10 Mandamentos explicados no CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA: clique aqui 
Confira os 10 Mandamentos explicados, em perguntas e respostas, no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica: clique aqui

A Missa como oração – Catequeses do Papa Francisco sobre a Missa (parte 2)

Previous article

São José ressuscitou Santa Teresinha

Next article

Você também pode gostar de

More in Catequese

Comentários

Comentários estão desativados