O que é a Bíblia?
Bíblia é uma palavra grega que quer dizer LIVROS. Ela contém 73 livros sendo que 46 são do Antigo Testamento e 27 livros do Novo Testamento.
Como a Bíblia foi formada?
A Bíblia não foi escrita de um dia para outro. Alguns fatos foram escritos 100 anos depois que ocorreram, outros 200, e outros até mais de 500 anos. A Bíblia levou 11 séculos (1.100 anos) para ser escrita.
É bom lembrar que a Palavra de Deus foi, em primeiro lugar, vivida pelo Povo de Deus. Durante muitos anos foi falada e recordada muitas vezes no meio do Povo, em rodas de conversa, no meio das famílias, e só depois foi escrita. Os livros da Bíblia não foram escritos na ordem em que estão. Por exemplo: Gênesis que conta a criação, é o primeiro livro na Bíblia, mas o primeiro livro a ser escrito foi o livro dos Juízes que apareceu pelo ano 1.000 a.C. (antes de Cristo) quando Salomão era rei. Depois do Exílio, surgiu o Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia).
Os livros do Novo Testamento foram escritos depois da morte de Jesus. O Apocalipse foi o último, pelo ano 100 d.C. (depois de Cristo).
A Bíblia nasceu da preocupação de não esquecer o passado. Começou a ser escrita em de 1.250 antes de Cristo e o ponto final foi colocado 100 anos depois do nascimento de Jesus. Quando os livros foram escritos, não eram divididos em capítulos e versículos como estão divididos hoje. A divisão em capítulos aconteceu pelo ano 1.214, feita pelo inglês Estêvão Langton, arcebispo de Cantuária. A divisão em versículos foi feita em 1.527, pelo dominicano Pagnini. A Bíblia foi impressa pela primeira vez, em latim, no ano de 1.450 depois de Cristo.
Onde foi escrita a Bíblia?
A Bíblia foi escrita em lugares diferentes. A maior parte dela foi escrita na Palestina, onde o Povo vivia, por onde Jesus andou e onde nasceu a Igreja. Algumas partes do Antigo Testamento foram escritas na Babilônia, onde o Povo viveu no cativeiro, 600 anos antes de Cristo. Outras partes foram escritas no Egito para onde o povo emigrou depois do cativeiro. O Novo Testamento foi escrito na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália, onde havia muitas comunidades fundadas por São Paulo.
Quem escreveu a Bíblia?
Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Foram diversos autores. Eles escreveram por inspiração de Deus. Isto não quer dizer que Deus foi ditando, lá do Céu e eles foram escrevendo.
“Para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e servi-se de homens, na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e através deles escrevessem, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele quisesse”. (Catecismo da Igreja Católica 106)
Eles escreveram os acontecimentos do Povo de Deus. Mas nem todos os acontecimentos foram escritos; apenas foram escritos os fatos mais importantes da grande História do Povo de Deus. A Bíblia foi escrita por homens que sentiram a inspiração de Deus e colocaram a Seu serviço a inteligência e o conhecimento que tinham da vida e da história do povo. “Toda escritura é divinamente inspirada” (2 Timóteo 3, 16-17). Por essa razão, pode-se dizer que a Bíblia é obra de Deus, Livro da Fé e da Vida de um Povo. Para os cristãos é o livro mais importante dentre os milhões de livros já escritos.
Em que língua a Bíblia foi escrita?
Foi escrita em 3 línguas diferentes: hebraico, aramaico e grego. O hebraico sempre foi a língua sagrada. Todo israelita devia estudá-la. A língua familiar dos hebreus era o aramaico. Esta língua foi falada por eles até a entrada na Terra de Canaã. Quando a Palestina foi invadida pelos gregos, pelo ano 333 a. C., o povo foi obrigado a falar a língua grega.
Traduções
Como o hebraico era muito difícil e não era falada pelo povo, surgiram traduções gregas. A mais famosa tradução foi a dos “Setenta” feita por setenta sábios, pelo ano 250 a. C., em Alexandria.
Quando foi feita, foram acrescentados 7 livros que não constavam na Bíblia hebraica. Há uma diferença entre a Bíblia dos católicos e a dos protestantes. Os protestantes ficaram com a Bíblia hebraica, com 7 livros a menos: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, parte do livro de Daniel e Ester.
Os católicos seguiram o exemplo dos apóstolos, ficando com a tradução grega dos Setenta. São Jerônimo traduziu a Bíblia para o latim no século 3 d.C. Hoje a Bíblia está traduzida nas principais línguas de todos os povos.
Como ler as citações bíblicas?
Ex.: Mt 4,1-5. Isto quer dizer: Evangelho de São Mateus, capítulo 4, versículos de 1 a 5. Portanto:
- A vírgula (,) separa o capítulo dos versículos.
- O traço (-) liga os versículos intermediários, não necessitando escrever todos os versículos.
Outro exemplo: Mc 6, 7-10;13,3-8. Neste exemplo usamos:
- Ponto e vírgula (;) separa capítulos do mesmo livro e de outros livros.
Outro exemplo: Jo 2,3.8. Neste exemplo foi usado um ponto (.) , ele separa versículos de versículos não seguidos. Neste caso devemos ler: Evangelho de São João, capítulo 2, versículos 3 e 8.
Outro exemplo: At 2, 4s. Um ‘s’ após um número indica a continuação imediata de outros versículos.
Outro exemplo: 2Cor 7,8a. As letras ‘a-b-c’ junto ao número de um versículo significam o seguinte: a letra a, deve-se ler a primeira parte do versículo, a letra b, a segunda parte, a letra c, a terceira parte.
Trechos Bíblicos sobre a Palavra de Deus
Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam. João 21, 25
Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1, 20-21
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração. Hebreus 4, 12
Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3, 15-17
Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Mateus 24, 35
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que foi anunciada a vocês. 1 Pedro 1, 25
“Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso. Provérbios 30, 5-6
Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Salmos 119, 9
Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”. Mateus 4, 4
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17, 17
Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro. Apocalipse 22, 18-19
Frases Sobre a Palavra de Deus
“Com efeito, ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo!”. São Jerônimo
“Quando rezamos falamos com Deus, quando lemos a Sagrada Escritura é Deus que nos fala”. São Jerônimo
“Maria conserva e medita a Palavra em seu coração. Em sua vida a Palavra ainda semente encontra terreno propício para germinar, crescer e dar frutos”. Imitação de Maria
“O primeiro passo para imitarmos Maria é termos intimidade com a Palavra”. Imitação de Maria
“A Escritura acolhida com a alma, no coração, se torna um luzeiro a guiar os que se deixam moldar por ela”. Imitação de Maria
_____________________
- RESPONDA
1 – Quem escreveu a Bíblia?
2 – Por que devo ler a Bíblia?
3 – Quais são os 7 livros que os protestantes excluíram da Bíblia?
4 – Escreva a frase de um Santo sobre a Bíblia.
______________________
Comentários