Igreja

Por que rezar pelas almas do Purgatório, especialmente às segundas-feiras?

0
Ícone Descida ao inferno e a Ressurreição de Cristo
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

A Igreja Católica dedica a segunda-feira à oração pelas almas do purgatório por uma tradição e uma prática espiritual de intercessão pelos mortos. O purgatório, é um estado temporário onde as almas que morreram em estado de graça, mas que ainda não estão completamente purificadas dos pecados veniais ou das consequências do pecado, passam por uma purificação antes de entrarem no céu.

Rezando pelas almas do purgatório, os fiéis buscam acelerar sua purificação e entrada na presença de Deus. A escolha da segunda-feira para essa intenção está relacionada ao simbolismo desse dia como início da semana, sendo um momento adequado para recordar e interceder pelos falecidos.

Essas orações, como missas e sufrágios, fazem parte da comunhão dos santos, onde os vivos podem ajudar espiritualmente os falecidos que ainda não alcançaram a plena união com Deus. A segunda-feira se tornou um dia tradicionalmente marcado para essa devoção.

Importante nos recordarmos que, quando morremos, não existem três opções, apenas duas. Ou seremos condenados eternamente ou salvos eternamente. Ou está salvo ou não está.

Leia mais:

O que acontece é que, infelizmente, a maioria das pessoas que morrem não estão prontas para o céu, elas precisam ser completamente purificadas, pois só os puros entram no Reino de Deus. A esta purificação damos o nome de purgatório.

Por isso, quando sofremos aqui na terra, dizemos que estamos passando por um purgatório, um tempo de purificação, de conversão.

Quando morremos sem estar em pecado mortal, vamos para a antesala do Céu, para sermos totalmente purificados, vamos para o purgatório. E quem está no purgatório já está salvo, pois de lá só há uma saída: o Céu! Porém, estando no purgatório, essas almas benditas já não podem fazer nada por si mesmas.

As orações, mortificações, penitências e atos de caridade devem ser feitos enquanto estamos vivos. Daí a necessária intervenção dos vivos para ajudar as almas benditas que estão no purgatório. Nós podemos e devemos oferecer nossas orações, penitências, atos de caridade e sofrimentos pelas almas do purgatório.

Isso a Igreja realiza em todas as Santas Missas celebradas, em todas as adorações, na oração do Santo Terço, enfim, em inúmeras preces a Igreja nos convida a rezarmos pelas almas do purgatório. Façamos o firme propósito de fazer algo, de lembrarmos, rezarmos e nos penitenciarmos pelas almas do Purgatório não somente às segundas-feiras, mas todos os dias se for possível.

A Santíssima Virgem Maria em Fátima nos pediu e nos ensinou a rezar pelas benditas almas: “Oh, meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei  principalmente as que mais precisarem”. Sigamos o conselho da nossa Mãe.

Fontes: Santuário das Almas – SP e Site Canção Nova

Novena a São Pio de Pietrelcina – início 14 de setembro

Previous article

Você também pode gostar de

More in Igreja

Comentários

Comentários estão desativados