DevoçõesSão JoséVirgem Maria

Festa Litúrgica do Matrimônio da Virgem Maria e São José – 23 de Janeiro

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Na celebração da Festa dos Santos Esposos, a Igreja tem a oportunidade de honrar a união de São José e da Virgem Maria.

Embora tenhamos poucos detalhes sobre a vida conjugal de São José e da Virgem Maria, os episódios mencionados nos Evangelhos, destacam-se como referências significativas.

A Igreja reconhece essa união como um exemplar primordial de casamento, designando José e Maria como patronos celestiais para todos os casais.

A Festa dos Santos Esposos tem suas raízes em uma celebração específica que existia no calendário da Igreja por muitos séculos, conhecida como os “Esponsais da Bem-Aventurada Virgem Maria e São José”.

O livro The Life and Glories of St. Joseph (“Vida e Glórias de São José”), apresenta uma breve história dessa festa.

“O próximo acréscimo importante para a honra pública de nosso santo é o ofício  para as festas dos esponsais da Santíssima Virgem e de São José, concedido primeiro a várias ordens religiosas, dioceses e províncias e, finalmente, estendido a toda a Igreja. Gerson, que tinha muita urgência para o estabelecimento desta festa, compôs um ofício para ela, que parece ter sido apenas parcialmente utilizado. Paulo III concedeu permissão aos franciscanos e também posteriormente a outras ordens religiosas para celebrar a festa usando o Ofício da Natividade… Bento XIII concedeu este ofício aos Estados da Igreja e aos reinos que o solicitaram, fixando sua celebração universalmente para o dia 23 de janeiro.”

Os Oblatos de São José fizeram um pedido para continuar celebrando a festa.

“Em 1989, a festa dos Santos Esposos, Maria e José, foi reintroduzida no calendário próprio dos Oblatos de São José, com seus textos próprios para a Missa e para a Liturgia das Horas.”

O matrimônio de Maria com José foi destinado por Deus para acolher e educar Jesus, e por isso exigia a máxima expressão da união conjugal, ou seja, o dom total e completo de um para com o outro.

Entre ambos existiu, como afirmou Bernardino de Bustis: “Um amor indivisível e santíssimo; de fato, depois de Cristo seu Filho, a Virgem puríssima não amou nenhuma outra criatura assim tanto como José e da mesma forma José amou Maria acima de qualquer outra criatura”.

O propósito da festa é reconhecer o santo matrimônio de José e Maria e defender a vida conjugal como um caminho para a santidade.

Grupo do Evangelho diário. Alimente-se da Palavra de Deus e tenha uma experiência profunda do amor de Deus. Breves meditações feitas por padres para iluminar sua vida. CLIQUE AQUI.

Participe do nosso grupo do whatsapp para receber conteúdo em primeira mão. CLIQUE AQUI.

Novena a São João Bosco, padroeiro dos jovens e dos estudantes

Previous article

A Sagrada Família volta do Egito

Next article

Você também pode gostar de

More in Devoções

Comentários

Comentários estão desativados