De 17 a 23 de dezembro, como forma de se preparar com ainda mais cuidado para a vinda de seu Senhor, a Igreja entoa em sua liturgia as célebres e antiquíssimas Antífonas Maiores, também chamadas “do Ó”, por começarem todas com essa interjeição invocativa, dirigidas a Nosso Senhor.
Mesmo sem mencionar explicitamente a Encarnação, constituem uma verdadeira catequese sobre a história da salvação. É como se estivéssemos adentrando a “Semana Santa” do Natal.
As antífonas se dirigem a Cristo e “terminam com um pedido específico ao Senhor”. São uma das fontes das chamadas “alegrias” ou estrofes que se cantam ou rezam na Novena de Natal, de 16 a 24 de dezembro.
A primeira antífona, que é rezada no dia 17 de dezembro, é “Ó Sabedoria” e diz assim: “Ó Sabedoria que saístes da boca do Altíssimo, / e atingis até os confins de todo o universo / e com força e suavidade governais o mundo inteiro: / oh vinde ensinar-nos o caminho da prudência!””.
Leia mais:
A segunda, para 18 de dezembro, é “Ó Adonai” e diz: “Ó Adonai, guia da casa de Israel, / que aparecestes a Moisés na sarça ardente / e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: / vinde salvar-nos com o braço poderoso!”.
A terceira, de 19 de dezembro, é “Ó Raiz de Jessé” e diz: “Ó Raiz de Jessé, ó estandarte, / levantado em sinal para as nações! / Ante vós se calarão os reis da terra, / e as nações implorarão misericórdia: / Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora!”.
A quinta, em 21 de dezembro, é “Ó Sol Nascente” e diz: “Ó Sol nascente justiceiro, resplendor da Luz eterna: / Oh, vinde e iluminai os que jazem entre as trevas / e na sombra do pecado e da morte, estão sentados!”.
A sexta, de 22 de dezembro, é “Ó Rei das Nações” e diz: “Ó Rei das nações. Desejado dos povos; / ó Pedra angular, que os opostos unis: / Ó, vinde e salvai esse homem tão frágil, / que um dia criastes do barro da terra!”.
A sétima e última, do dia 23 de dezembro, é “Ó Emanuel” e diz: “Ó Emanuel: Deus conosco, nosso Rei Legislador, / Esperança das nações e dos povos Salvador; / Vinde, enfim, para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!”.
Participe do nosso grupo do whatsapp. CLIQUE AQUI.
Por causa dessas antífonas a Virgem da Expectação, devoção a Nossa Senhora nos últimos dias de sua gestação, é conhecida como Nossa Senhora do Ó.
Algumas igrejas medievais tinham mais antífonas maiores, “acrescentando às anteriores ‘O Rex Pacifice’, ‘O Mundi Domina’ e ‘O Hierusalem’, dirigidas a Nosso Senhor, Nossa Senhora e Jerusalém, respectivamente”.
Comentários