Liturgia

Indulgência plenária para os fiéis defuntos – 1 a 8 de Novembro

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

“Todos os batizados da terra, as almas do Purgatório e todos os beatos que já se encontram no Paraíso formam uma única grande Família. Esta comunhão entre a terra e o Céu realiza-se especialmente na prece de intercessão”, Papa Francisco, 30 de outubro de 2013.

Você sabia que cada ano, de 1 a 8 de novembro, você pode receber uma indulgência plenária cada dia e oferecê-la para uma pessoa que faleceu e se encontra no purgatório? Isto é, cada dia, você pode ajudar uma pessoa a entrar no céu.

No Manual de Indulgências lemos:

“Ao fiel que visitar devotamente um cemitério e rezar, mesmo em espírito, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do purgatório. Esta indulgência será plenária, cada dia, de 1 a 8 de novembro; nos outros dias do ano será parcial.”

É muito importante saber que a indulgência plenária, da semana de finados, só pode ser aplicada a alguém que tenha falecido.

Leia mais:

 

O que é indulgência plenária?

Na definição do Catecismo da Igreja Católica, a palavra indulgência significa «a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja…» (CIC 1471)

As indulgências possuem duas categorias: parcial ou plenária, ou seja, pode libertar «parcialmente ou na totalidade da pena temporal devida ao pecado» (CIC 1471).

Em outras palavras, a indulgência plenária significa o PERDÃO TOTAL dos pecados, liberando o pecador da obrigação de cumprir as penas de purificação, no purgatório, após sua morte.

O que é preciso fazer para receber essa indulgência?

De acordo com o documento do Vaticano sobre a Doutrina e o Uso das Indulgências:

A indulgência plenária só pode ser adquirida uma vez por dia, ressalvada aos que se acham “in articulo mortis”.

– Para adquirir a indulgência plenária é preciso fazer uma obra enriquecida de indulgência e preencher as seguintes três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice. Requer-se além disso rejeitar todo o apego ao pecado, qualquer que seja, mesmo venial. Se falta essa plena disposição ou não se cumprem as supramencionadas condições, ficando intacta a prescrição da norma 11 para os que se acham “impedidos”, a indulgência será apenas parcial.

As três condições podem ser preenchidas em dias diversos, antes ou após a realização da obra prescrita; mas convém que a comunhão e a oração nas intenções do Soberano Pontífice se façam no mesmo dia em que se faz a obra.

Com uma só confissão sacramental, podem adquirir-se várias indulgências plenárias, mas para cada indulgência plenária é necessária uma comunhão e as orações nas intenções do Sumo Pontífice.

A condição da oração nas intenções do Sumo Pontífice pode ser plenamente cumprida recitando em suas intenções um Pai-nosso e Ave-Maria; mas é facultado a todos os fiéis recitarem qualquer outra oração conforme sua piedade e devoção para com o Pontífice Romano.

Grupo do Evangelho diário. Alimente-se da Palavra de Deus e tenha uma experiência profunda do amor de Deus. Breves meditações feitas por padres para iluminar sua vida. CLIQUE AQUI.

Participe do nosso grupo do whatsapp para receber conteúdo em primeira mão. CLIQUE AQUI.

Ou seja, as condições para que possamos obter as indulgências plenárias desse período:

1) É preciso confessar-se, sendo que uma só confissão basta para esses oito dias, a não ser que se cometa, nesse período, algum pecado mortal;

2) Deve-se visitar um cemitério (ato que é opcional no dia 02/11, podendo rezar o Credo e um Pai-Nosso na igreja).

3) É necessário receber a Sagrada Comunhão;

4) Deve-se rezar pelas intenções do Santo Padre, bastando para isso recitar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

Então, não percamos a oportunidade de, nesses oito dias, lucrar indulgências pelas almas do Purgatório.

Fonte: comshalom.org e schoenstatt.org.br

No Coração de Jesus, a lição da máxima perfeição cristã

Previous article

A Arca da Salvação em Meio ao Dilúvio do Pecado – Solenidade de Todos os Santos

Next article

Você também pode gostar de

More in Liturgia

Comentários

Comentários estão desativados