Santos

São João Bosco: Mestre e Santo da Juventude – 31 de Janeiro

0
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

Dia 31 de Janeiro a Igreja celebra a Memória de São João Bosco. Ele nasceu em Turim, no dia 16 de agosto de 1815. Com apenas dois anos de idade o sofrimento já visitou a sua vida, com a morte do seu pai. Foi educado pelo seu irmão mais velho que era violento e não o compreendia.

Desde pequeno tinha o desejo de ser sacerdote.  A sua mãe Margarida que era uma mulher de oração e discernimento, falava: “se você quer ser padre para ser rico eu não vou visitá-lo porque nasci na pobreza e quero morrer na pobreza”. O testemunho da sua mãe o ajudou muito durante a sua vida e principalmente na sua busca em fazer a vontade de Deus.

Ele teve que sair muito cedo de casa e foi ordenado sacerdote com 26 anos de idade. Desde criança tinha sonhos proféticos que foram se realizando durante a sua vida.

Leia Mais:

Ele era sensível às necessidades dos outros e caridoso com aqueles que necessitavam. Era um homem de oração, de penitência, desejoso de cumprir aquilo que Deus queria dele.

Foi um sacerdote corajoso e também incompreendido. Muitos diziam que São João Bosco era um homem louco e que aquilo que ele desejava e falava, não condizia com a verdade.

São Bosco criou os Oratórios, que eram lugares de catequeses e orientações profissionais para muitos jovens. Era um homem voltado para o Céu e por isso enraizado no sofrimento humano, especialmente no sofrimento dos mais jovens, que longe de Deus, estavam destinados a perderem suas almas e não encontrarem a Salvação.

Ele foi um grande devoto da Virgem Maria, Nossa Senhora Auxiliadora e foi um homem de trabalho e de oração, um verdadeiro pai, mestre, exemplo para a juventude.

Fundou a Congregação dos Salesianos, dedicada à proteção de São Francisco de Sales, um homem de mansidão e bondade, a quem Dom Bosco tinha grande devoção e procurava imitar em sua vida.

Inclusive São João Bosco foi um grande testemunho de mansidão e de bondade para muitas pessoas e também para aqueles que o perseguiam e não o compreendiam.

São João Bosco costumava dizer que a bondade é estimada também pelos homens maus ainda que não as pratiquem. E que a caridade suporta tudo, por isso não haverá verdadeira caridade quem não se dispuser a suportar os defeitos dos outros. E a defesa mais segura contra a ira é a demora em desafogá-la.

São João Bosco entregou a sua alma a Deus no dia 31 de janeiro de 1888, deixando um belo testemunho de um homem incansável que se fez tudo para todos e buscou salvar as almas.

Um grande educador, pai, mestre, alguém que de fato mostrou o caminho para a juventude; que é possível fazer a vontade de Deus.

Peçamos a sua intercessão para todos os educadores. Todos aqueles que tem a função de educar, que possam educar para o Céu. Educar homens e mulheres que possam corresponder à vontade de Deus em suas vidas, e assim encontrarem a verdadeira felicidade. Essa felicidade que o próprio São João Bosco testemunhou com a sua vida alegre e bem disposta.

São João Bosco, rogai por nós!

 

Frases de São João Bosco – 31 de Janeiro

Previous article

Segredos de São João Bosco Para Vencer o Combate Espiritual

Next article

Você também pode gostar de

More in Santos

Comentários

Comentários estão desativados