O Natal é uma das maiores festas cristãs, porque, ao celebrarmos o Nascimento de Jesus, comemoramos a sua encarnação, o fato de Deus ter assumido a nossa natureza humana, e com isso nos eleva à dignidade de filhos, resgata a nossa imagem e semelhança, salva-nos. Portanto, para além dos presentes, ceias, enfeites, existe algo bem mais profundo a ser vivido na festa do Natal. Sendo assim, a preparação para adentrarmos neste mistério precisa ser bem feita. Além da liturgia própria e de toda a simbologia natalina que nos convida a uma meditação, somos chamados a fazer a novena de Natal. Esta é uma prática importante neste tempo preparatório, e não deve ser feita somente nas paróquias ou por iniciativa dos grupos, mas precisa ser uma ação também nas famílias.
Escolha um local apropriado. Prepare uma imagem do menino Jesus, velas do Advento. Alguns fazem a novena à medida em que vão montando o presépio, a árvore de Natal, outros já se reúnem ao redor do Presépio montado. Tudo isso é muito bom e já nos coloca no clima natalino.
Faça uma boa confissão. Faça um propósito para sua vida espiritual e também um propósito material para socorrer os mais necessitados. Dia 1 – Viver o Natal como São Padre Pio de Pietrelcina
Intenção: Pelos sacerdotes do mundo inteiro
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Santa Teresa de Jesus: “Nada me perturbe, nada me espante, tudo passa, Deus não muda, a paciência tudo alcança; quem a Deus tem, nada lhe falta: só Deus basta.”
Leitura do profeta Isaías (Is 9,1-2.5-6): “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria. Porque um Menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre.” Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Disse São Padre Pio de Pietrelcina: “Todas as festas da Igreja são belas… A Páscoa, sim, é a glorificação… Mas o Natal tem uma ternura, uma doçura infantil que toma todo o meu coração… Que o Menino Jesus te encha com seus divinos carismas, te faça experimentar as alegrias dos pastores e dos anjos e te invada totalmente com o fogo daquela caridade que o levou a tornar-se o menor entre nós, e te faça tornar-te uma criança pequena, cheia de amabilidade, simplicidade, amor.”
Oremos ao Menino Jesus com São Pe. Pio: Fica Menino Jesus comigo, nasce no meu coração pois preciso da Tua presença para não Te esquecer. Sabes quão facilmente posso Te abandonar. Fica Menino Jesus comigo, nasce no meu coração, porque sou fraco e preciso da Tua força para não cair. Fica Menino Jesus comigo, nasce no meu coração, pois é só a Ti que procuro, Teu amor, Tua graça, Tua vontade, Teu coração, Teu Espírito, porque Te amo, e a única recompensa que Te peço é poder amar-Te sempre mais. Amém!
Rezemos agora um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Glória pelos sacerdotes que conhecemos, pelos sacerdotes do mundo inteiro, para que tenham um Natal abençoado.
Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!
“Tudo por Jesus, nada sem Maria!”
Dia 2 – Viver o Natal como Santos Luiz e Zélia Martin
Intenção: Pelas famílias do mundo inteiro.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Santa Teresa de Jesus: “Nada me perturbe, nada me espante, Tudo passa, Deus não muda, A paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, nada lhe falta: Só Deus basta.”
Leitura da Carta de São Paulo a Tito (Tt 2,11-14): “Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. Veio para nos ensinar a renunciar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade, na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que se se entregou por nós, a fim de nos
resgatar de toda a iniquidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem.” Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Oremos ao Menino Jesus com Santos Luiz e Zélia Martin: Ó Menino Jesus, ajudai-me a ter uma confiança inabalável em Vós e a me render à vossa Vontade. Ofereço-vos minhas alegrias, mas também as provações que passo. Intercedei diante do Pai por mim, pela minha família, para que possamos obter as graças de que precisamos hoje e a graça da vida eterna Convosco. Amém.
Rezemos agora um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Glória pelos sacerdotes que conhecemos, pelas famílias do mundo inteiro, para que tenham um Natal abençoado.
Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!
“Tudo por Jesus, nada sem Maria!
Dia 3 – Viver o Natal como Santa Margarida Maria de Alacoque
Intenção: Em reparação por todos aqueles que não vivem o Natal com Cristo.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Santa Teresa de Jesus: “Nada me perturbe, nada me espante, Tudo passa, Deus não muda, A paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, nada lhe falta: Só Deus basta.”
Leitura da Carta aos Hebreus (Hb 1,1-5): “Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos
nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. Esplendor da glória de Deus e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou. Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei? Ou, então: Eu serei para ele um pai e ele será para mim um Filho?”. Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Disse Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque: Eis aqui este Coração que tanto tem amado aos homens, que a nada se tem poupado até se esgotar e consumir para lhes testemunhar o seu amor; e em
reconhecimento não recebo da maior parte deles senão ingratidões por meio das irreverências e sacrilégios, tibiezas e desdéns que usam para comigo neste Sacramento de amor”.
Oremos ao Menino Jesus com Santa Margarida Maria de Alacoque: Ó Coração de amor, Ó Coração do Menino Jesus, eu ponho toda a minha confiança em Vós, pois eu temo tudo da minha fraqueza, mas espero tudo da Vossa bondade. Amém!
Rezemos agora um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Glória em reparação ao Coração Sagrado do Menino Jesus por todos aqueles que não acreditam nEle, que não viverão Natal com Cristo.
Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!
Propósito de hoje: Rezar um momento diante do Santíssimo Sacramento pela remissão dos pecados do mundo e de meus pecados. Fazer uma boa confissão para o Natal.
“Tudo por Jesus, nada sem Maria!
Dia 4 – Viver o Natal como Santa Teresinha do Menino Jesus
Intenção: Pelas crianças, adolescentes e jovens.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Santa Teresa de Jesus: “Nada me perturbe, nada me espante, Tudo passa, Deus não muda, A paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, nada lhe falta: Só Deus basta.”
Leitura do profeta Isaías (Is 62, 11-12): “Dizei a Sião: eis, aí vem teu salvador; eis com ele o preço de sua vitória, ele faz-se preceder dos frutos de sua conquista; os resgatados do Senhor serão chamados ‘Povo Santo’, e tu, cidade não mais desamparada.” Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Santa Teresinha do Menino Jesus: “Ó Verbo de Deus, glória do Pai, Contemplava-te no Céu! Agora vejo-te na terra feito mortal o Altíssimo. Criança cuja luz inunda os anjos da brilhante morada. Jesus, tu vens salvar o mundo. Quem teu amor compreenderá?”
Oremos com Santa Teresinha do Menino Jesus: Ó Menino Jesus, eu Te ofereço todas as ações que realizarei hoje com as intenções e para a glória do Sagrado Coração de Jesus. Quero santificar as batidas do meu coração, os meus pensamentos e as minhas obras, inclusive as mais simples, unindo-as aos Seus méritos infinitos, e reparar as minhas faltas lançando-as à fornalha do Seu Amor misericordioso. Amém.
Rezemos agora um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Glória pela nossa família, pelas crianças, adolescentes e jovens da minha família, do mundo inteiro, para que tenham fé, conheçam a Cristo e se entreguem a Ele.
Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!
Tudo por Jesus, nada sem Maria!
Dia 5 – Viver o Natal como Santa Faustina Kowalska
Intenção: Pedindo a Deus a graça da humildade.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Santa Teresa de Jesus: “Nada me perturbe, nada me espante, Tudo passa, Deus não muda, A paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, nada lhe falta: Só Deus basta.”
Leitura do Profeta Isaías (Is 52,7.9-12b-13): “Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a felicidade, que traz as boas-novas e anuncia a libertação, que diz a Sião: ‘Teu Deus reina!’. Prorrompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor se compadece de seu povo, e resgata Jerusalém! Porquanto diante de vós irá o Senhor, e o Deus de Israel seguirá à vossa retaguarda. Eis que meu Servo prosperará, crescerá, ele se elevará, será exaltado.” Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Disse Santa Faustina (DM 1442): “Quando vim para a Missa do Galo, já no começo da santa Missa, mergulhei toda em profundo recolhimento e vi a gruta de Belém repleta de muita luz. A Virgem Santíssima envolvia Jesus em faixas, inteiramente absorta em grande amor, mas São José ainda dormia. Foi somente quando a Mãe de Deus acomodou Jesus na manjedoura que a claridade de Deus acordou São José que também se pôs a rezar. Porém, em seguida, quei a sós com o Menino Jesus que estendia para mim os Seus bracinhos, e compreendi que era para eu tomá-Lo em meus braços. Jesus recostou a Sua cabecinha em meu coração e com o Seu profundo olhar me deu a conhecer que estava sentindo-se bem junto ao meu coração.”
Oremos ao Menino Jesus com Santa Faustina Kowalska: Ó Menino Jesus, dai-me a graça de estar bem junto do Vosso Coração. Quero aprender a via da infância espiritual. Quero ser como uma criança porque quando sou pequeno diante de Vós, Vós me carregais junto ao Vosso Coração. Amém!
Rezemos agora um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Glória pedindo a Deus a graça da humildade.
Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!
Tudo por Jesus, nada sem Maria!
Dia 6 – Viver o Natal como São João Paulo II
Intenção: Pedindo pelas crianças abortadas, pelos que abortaram, para que não aceitemos o aborto.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Santa Teresa de Jesus: “Nada me perturbe, nada me espante, Tudo passa, Deus não muda, A paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, nada lhe falta: Só Deus basta.”
Leitura do Salmo 97 (Sl 97,1-3): “Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele operou maravilhas. Sua mão e seu santo braço lhe deram a vitória. O Senhor fez conhecer a sua salvação. Manifestou sua justiça à face dos povos. Lembrou-se de sua bondade e de sua fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra puderam ver a salvação de nosso Deus.” Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Emilia Wojtyła, mãe de São João Paulo II, disse não ao aborto sugerido pelo médico que a tratou. Os pais de Karol Wojtyła decidiram então procurar outro médico, Samuel Taub, judeu, que não só confirmou o risco de complicações, como também incluiu a possibilidade da morte de Emilia. No entanto, não propôs um aborto e aceitou monitorar a gravidez. Graças a ela, o mundo e a Igreja Católica agora têm um grande papa santo.
São João Paulo II dizia no natal de 2000: “Natal é a festa da vida, porque Vós, Jesus, vindo à luz como cada um de nós, abençoastes a hora do nascimento: uma hora que simbolicamente representa o mistério da existência humana, unindo a aflição à esperança, a dor à alegria”.
Oremos ao Menino Jesus com São João Paulo II: Ó Menino Jesus, o resplendor do vosso nascimento ilumine a noite do mundo. O poder da vossa mensagem de amor, destrua as orgulhosas insídias do maligno. O dom da vossa vida nos faça compreender sempre mais quanto vale a vida de cada ser humano. Amém!
Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!
Propósito de hoje: Rezar pelas crianças abortadas e compromenter-me a não aceitar o aborto ou instituições ou partidos políticos que aprovem ou favoreçam o aborto.
Tudo por Jesus, nada sem Maria!
Rezemos agora um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Glória pela nossa família, pelas famílias do mundo inteiro, para que tenham um Natal abençoado.
Dia 7 – Viver o Natal com os Santos Miguel, Gabriel e Rafael Arcanjos
Intenção: Que a alegria do Senhor invada nossa vida, nossa família, nesse Natal.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Santa Teresa de Jesus: “Nada me perturbe, nada me espante, Tudo passa, Deus não muda, A paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, nada lhe falta: Só Deus basta.”
Leitura do Salmo 97 (Sl 97,4-9): “Aclamai o Senhor, povos todos da terra; regozijai-vos, alegrai-vos e cantai. Salmodiai o Senhor com a cítara, ao som do saltério e com a lira. Com a tuba e a trombeta elevai
aclamações na presença do Senhor rei. Retumba o mar e tudo o que contém, o globo inteiro e os que
nele habitam. Que os rios aplaudam, que as montanhas exultem em brados de alegria diante do Senhor que chega, porque ele vem para governar a terra. Ele governará a terra com justiça, e os povos com equidade.” Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Oremos com Santos Miguel, Gabriel e Rafael Arcanjos: Arcanjo Miguel, Príncipe Guardião, defendei-me no combate para que meu Natal seja na Paz e na alegria do Menino Jesus. Não permitais que o mal me atinja, atinja a minha família. Vós que sois guerreiro, ajudai em minhas batalhas contra toda tristeza. Levantai vosso escudo e vossa espada em minha defesa, da minha família nesse natal. Quero ser feliz em Deus!
Arcanjo Gabriel, portador de boas novas, falai em meu coração como falastes com Maria.
Arcanjo Rafael, guardião da saúde e da cura, peço-Vos que vossos raios curativos caiam sobre as enfermidades que trago agora, os enfermos da minha família. Amém.
Rezemos agora um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Glória para que esse natal seja abençoado por Deus com profundas alegrias do Senhor.
Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!
Propósito de hoje: Renunciar em nome de Jesus e de Maria a todo vitimismo, tristeza, depressão. Sorrir mais nesse Natal.
“Tudo por Jesus, nada sem Maria!
Dia 8 – Viver o Natal como Nossa Senhora
Intenção: Pelos pobres, aflitos, desempregados, doentes.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Santa Teresa de Jesus: “Nada me perturbe, nada me espante, Tudo passa, Deus não muda, A paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, nada lhe falta: Só Deus basta.”
Leitura da Primeira Carta de São João (1 Jo 1,4-8.20-21): “Deus é amor. Se alguém disser: ‘Amo a Deus’, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão.” Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Oremos ao Menino Jesus com Nossa Senhora: Ó Menino Jesus, que nascestes do ventre de Maria, dai-nos a graça de amar todos os seres humanos com o amor que vós nos amais. Quero ser vosso, ó Menino Jesus, quero caminhar convosco e com Vossa Mãe Santíssima. Mãezinha do Céu, Mãe do verdadeiro Amor, dai-me a graça de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo. Amém!
Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!
Rezemos um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Glória pela nossa família, pelos pobres, aflitos, desempregados, doentes, para que esse natal possam vivê-lo sendo consolados material e espiritualmente pela generosidade e amor do povo de Deus.
Propósito de hoje: Preparar-me para viver a Santa Missa de Natal.
Tudo por Jesus, nada sem Maria!
Dia 9 – Viver o Natal como Jesus, Maria e José
Intenção: Pedir a graça da vida eterna com Deus.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Santa Teresa de Jesus: “Nada me perturbe, nada me espante, Tudo passa, Deus não muda, A paciência tudo alcança; Quem a Deus tem, nada lhe falta: Só Deus basta.”
Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo João (Jo 1,1-5.11-14): “No princípio era o Verbo (Jesus Cristo), e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Oremos com Jesus, Maria e José: Nossa Senhora e São José, eu vos peço a graça neste natal de abrir-me totalmente ao Coração do Menino Jesus. Não quero viver esse natal sem converter-me mais a Ele. Intercedei para que minha família seja sagrada como a Vossa. Amém.
Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é!
Rezemos um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Glória pela nossa família, para que alcancemos a vida eterna com Deus!
Propósito de hoje: Viver com fervor, em família, a missa de Natal.
Tudo por Jesus, nada sem Maria!
Comentários