No calendário litúrgico da Igreja Católica, as missas de preceito (também chamadas dias de preceito ou dias de guarda) são celebrações em que todo fiel católico deve participar da Santa Missa e evitar atividades que impeçam o culto devido a Deus. Saiba quais são as missas de preceito em 2026.
O que é uma Missa de Preceito?
Uma missa de preceito é uma festa litúrgica em que, além dos domingos, os fiéis têm a obrigação de assistir à Santa Missa.
Segundo o Código de Direito Canônico (cân. 1247), os católicos devem participar da Eucaristia “aos domingos e nos outros dias de festa de preceito”.
🙏 Como se cumpre o preceito
Para cumprir o preceito, o fiel deve:
-
Participar da Santa Missa no dia do preceito ou na vigília no dia anterior.
📌De acordo com o Código de Direito Canônico, no cânon 1248: Cumpre o preceito de participar na Missa quem a ela assiste onde quer que se celebre em rito católico, quer no próprio dia festivo quer na tarde do dia antecedente.
- Abster-se de atividades que dificultem a participação no culto, favorecendo a oração e o descanso.
📌O Código de Direito Canônico, em seu cânon 1247, esclarece: No domingo e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa; além disso, devem abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo.
Frequentar Missa em outro rito católico também cumpre a obrigação, desde que seja no mesmo dia litúrgico.
📅 Datas das Missas de Preceito em 2026
Além de todos os domingos do ano (que já são dias de preceito), as principais missas de preceito em 2026 são:
✔️ Datas em 2026
1º de janeiro (quinta-feira) — Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.
6 de janeiro (terça-feira) — Solenidade da Epifania do Senhor — transferida para dia 04/01/26, no Brasil.
19 de março (quinta-feira) — Dia de São José — não é mais dia de preceito no Brasil, no entanto permanece a sua celebração litúrgica e se incentiva que os fiéis participem nas celebrações deste dia.
14 de maio (quinta-feira) — Solenidade da Ascensão do Senhor — celebrada na quinta-feira da 6ª semana da Páscoa ou no domingo seguinte, transferida para o domingo 17/05/26, no Brasil.
04 de junho – Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Corpus Christi é celebrado sempre numa quinta, 60 dias após o domingo de Páscoa.
29 de junho (segunda-feira) – Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo – transferida para o domingo 28/06/26, no Brasil.
15 de agosto (sábado) — Assunção de Maria — transferida para o domingo dia 16/08/26, no Brasil.
1º de novembro (domingo) — Todos os Santos — geralmente transferida para o próximo, mas neste ano de 2026 cairá em um domingo.
8 de dezembro (terça-feira) — Imaculada Conceição de Maria — preceito.
25 de dezembro (sexta-feira) — Natal do Senhor — preceito máximo do ano litúrgico.
🙏 Clique aqui e receba orações, reflexões e novidades do SITE CATÓLICO no seu whatsapp!
📖 Quer ter uma experiência profunda do Amor de Deus através da Palavra? Clique aqui e receba o Evangelho do dia e uma breve reflexão feita por padres.
✔️ Dias de preceito que são transferidos para o domingo no Brasil
De acordo com o Código de Direito Canônico, no Cânon 1246: A Conferência episcopal contudo pode, com aprovação prévia da Sé Apostólica, abolir alguns dias festivos de preceito ou transferi-los para o domingo.
Sendo assim, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a autorização da Santa Sé, transferiu algumas solenidades para o domingo seguinte, com o objetivo de que essas datas não coincidiam com nenhum feriado, podendo impedir que os fiéis cumprissem o preceito, pois a Igreja deseja ardentemente que os fiéis participem da Eucaristia e vivam a sua fé.
🚫 Quem está desobrigado?
Algumas situações podem dispensar o fiel da obrigação, como:
-
Doença ou enfermidade grave;
-
Cuidado de pessoas que dependem do fiel;
-
Outros motivos graves justificados;
-
Dispensa concedida pelo pároco ou pela autoridade eclesiástica competentes.
Essas exceções seguem a prática pastoral da Igreja e o sentido de caridade e responsabilidade pelos outros.
📜 Base normativa na Igreja
O fundamento canônico encontra-se principalmente no Código de Direito Canônico:
-
Cânon 1246 §1 — estabelece os dias obrigatórios de participação na Missa.
-
Cânon 1247 — sublinha a obrigação de participar da Missa e de abster-se de obras que impeçam o culto devido a Deus.
Além disso, muitos países têm normas complementares aprovadas pela respectiva conferência episcopal com a aprovação da Santa Sé que adaptam quais festas são consideradas dias de preceito no seu território.
📌 Conclusão
As missas de preceito em 2026 são momentos litúrgicos em que somos convidados a aprofundar a fé na participação ativa da Santa Missa, obedecendo ao que está estabelecido pelo Código de Direito Canônico e pelas normas litúrgicas da Igreja.
Cumprir esses preceitos nos aproxima mais de Cristo e nos insere mais profundamente no mistério da salvação.





























Comentários