Catequese

Leitura Orante da Bíblia para Crianças – Lectio Divina

0
leitura orante da biblia para crianças catequese
Compartilhe nossos posts em suas redes

 

A Palavra de Deus é luz, alimento e fundamento para a caminhada. Desde os salmos até o ensinamento dos apóstolos, a Sagrada Escritura revela um Deus que fala, guia e transforma o coração humano.

Em meio às incertezas da vida, a Bíblia permanece firme como um farol que orienta nossos passos e renova nossa esperança.

Neste texto, vamos refletir sobre a importância da Palavra de Deus e conhecer a prática da Lectio Divina, um caminho simples e profundo para escutar a voz do Senhor na oração diária.

A Importância da Palavra de Deus

Salmo 119,105: “A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.”

Isaías 40,8: “Seca-se a erva, e cai a sua flor; mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente.”

Mateus 4,4: “Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”

João 8,31-32: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

2 Timóteo 3,16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir na justiça…”

Hebreus 4,12: “Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

Leia mais: Kit para ser Santo, como era a catequese dada por Carlo Acutis
Atividades para a catequese
Por que chamamos Deus de Deus?

Lectio Divina, o que é?

É uma Leitura Divina, uma forma de ler a Bíblia rezando; falando com Deus e ouvindo-O. Surgiu por volta do ano 220, praticada por monges católicos. São Jerônimo nos ensina: “Quando rezamos falamos com Deus, quando lemos a Sagrada Escritura é Deus que nos fala.”

Como iniciar?

Busque um lugar silencioso, use um bloco para anotações e caneta. Inicie invocando o Espírito Santo:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação, por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Primeiro Passo: Ler (Lectio)

O que o texto diz? Imagine que você está vendo aquela cena, preste atenção em todos os detalhes: o lugar, o que aconteceu, as pessoas, as conversas, o que cada um sentiu.  Observe o trecho que mais lhe chamou atenção. Leia o texto mais de uma vez, saboreando-o.

Segundo Passo: Meditação (Meditatio)

O que o texto diz pra mim? A partir do trecho que mais te chamou a atenção, compare com a sua vida à Luz do Espírito Santo. Quais sentimentos Deus faz surgir em você? Alegria, gratidão, confiança, força, arrependimento?

Terceiro Passo: Rezar, ou Orar (Oratio)

O que o texto me leva a expressar para Deus? A oração vem como fruto da meditação. É hora de dar uma resposta a Deus. Naturalmente brota um louvor, agradecimento, pedido de perdão, oferecimento da vida, adoração.

Quarto Passo: Contemplação (Contemplatio)

É o silêncio amoroso na presença de Deus, saboreando Sua Palavra sem a necessidade de palavras ou pensamentos elaborados. Observar e sentir a ação de Deus em si mesmo, na sua vida, na sua história.

Deixar-se envolver profundamente pelo Seu amor e ver o mundo a partir dos critérios divinos, culminando em uma transformação pessoal e comunitária. Este momento pode perdurar, não somente alguns minutos, mas por toda a nossa vida.

Passos 1 e 2 – Lectio e Meditatio: Deus fala conosco

Passos 3 e 4 – Oratio e Contemplatio: Nós falamos com Deus

Experimente este exercício de fé e encontro com o Senhor através da Palavra! Medite com o Evangelho da Parábola do Semeador:

Parábola “O Semeador” (Mc 4, 1-9.14-20)

1 Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galiléia. Uma multidão se reuniu em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se. A barca estava no mar, enquanto a multidão estava junto ao mar, na praia. 2 Jesus ensinava-lhes muitas coisas com parábolas. No seu ensinamento dizia para eles:

3 «Escutem. Um homem saiu para semear. 

4 Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; os passarinhos foram e comeram tudo. 

5 Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda. 6 Porém, quando saiu o sol, os brotos se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.

7 Outra parte caiu no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 

8 Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, brotando e crescendo: rendeu trinta, sessenta e até cem por um.» 

9 E Jesus dizia: «Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!»

13 Jesus lhes perguntou: «Vocês não compreendem essa parábola? Como então vão compreender todas as outras parábolas?

14 O semeador semeia a Palavra. 

15 Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a ouvem, chega Satanás e tira a Palavra que foi semeada neles. 

16 Do mesmo modo, os que recebem a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e a recebem com alegria; 17 mas eles não têm raiz em si mesmos: são inconstantes, e, quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, eles logo desistem. 

18 Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19 mas surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, que sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto. 

20 Por fim, aqueles que receberam a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.»

Frases dos Santos sobre a Morte, a Vida Eterna e Lindo Poema de Santo Agostinho

Previous article

São Martinho de Tours: Vida, Virtudes e Milagres – 11 de Novembro

Next article

Você também pode gostar de

More in Catequese

Comentários

Comentários estão desativados